Pular para o conteúdo principal

A Medusa e o Amor

Na semana passada, Santa Cruz do Sul teve uma bela surpresa ao descobrir que é natural daqui a patrona da 63ª Feira do Livro de Porto Alegre que acontecerá entre os dias 1º e 19 de novembro. E Valesca de Assis é o nome dela. Como eu não conhecia nenhuma das publicações da autora, que estreou em 1989, achei muito justo buscar uma leitura e compartilhá-la com os leitores do Riovale Jornal e do blog. Afinal, a literatura feita por pessoas daqui vem ganhando um destaque cada vez maior, e é dever nosso valorizá-la. 

Então comecei pelo começo. Uma breve busca pela internet me apontou que o primeiro livro de Valesca foi o volume “A Valsa da Medusa”, lançado, como já disse, em 1989, pela editora Movimento – com reedição em 2009 pela Edunisc. E acho que foi uma boa escolha, porque me intrigou desde o início o fato de um livro de estreia ser tão interessante. “Se esse volume - o primeiro dela - é tão bacana, como serão os demais?”, pensei.


Com 116 páginas, o romance é curto e bastante simples, mas tem vários pontos interessantes que podem ser ressaltados. O primeiro deles é a forma como Valesca escolheu contar a história de amor de Tristan e Pauline, os personagens principais. A mim pareceu muito mais realista do que outras histórias de amor. Com todas as dificuldades inerentes de um amor proibido e vários elementos que remetem à trágica história de Tristão (Tristan!!) e Isolda.

A narrativa, que se passa na segunda metade do século 19, também traz duas perspectivas diferentes. A de Tristan e a da jovem Ingrid, por meio de seu diário. Ambas se intercalam e não apenas são pontos de vista de um homem e de uma mulher, como também são diferentes no quesito inocência. Um mostra a história como ela realmente é, o outro mostra os fatos de fora, pelo olhar de alguém que não conhece o amor de Tristan e Pauline. 

Outro aspecto muito interessante é a questão da colonização germânica. A história se passa na Colônia de Santa Cruz logo após a chegada dos primeiros imigrantes, entre os quais estão os personagens principais. Em função disso, a autora explorou muito bem a utilização de personagens reais, como o historiador Robert Avé-Lallemant que assim como em “A Valsa da Medusa”, esteve visitando a Colônia de Santa Cruz em meados de 1858. Ela também soube mostrar dentro da narrativa, os problemas que os colonizadores enfrentaram ao chegar por aqui. Dessa forma ela trabalhou como poucos na literatura a história da colonização e de como essa terra foi construída. 

Por fim, é necessário destacar o aspecto filosófico da obra. Valesca fez um jogo muito inteligente utilizando de histórias mitológicas e da língua alemã para dar título ao livro. Para quem lê superficialmente a história, o título “A Valsa da Medusa” pode não fazer sentido nenhum. Medusa não é um ser mitológico que transforma em pedra aqueles que olham diretamente em seus olhos? Correto. Mas Medusa é também uma mulher fatal. E nessa história, o amor de Pauline é fatal. É um amor que se desenrola em uma realidade tão dura quanto pedra. Une-se a isso o fato que o sobrenome de Tristan é Waldvogel, que em alemão significa pássaro do mato. Então é como se o pássaro do mato tivesse sido atraído para a Valsa da Medusa. Para a valsa desse amor. 

Título: A Valsa da Medusa
Autor: Valesca de Assis
Editora: Edunisc – 3ª edição - 2009
Páginas: 116

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

In memorian

Santa Cruz do Sul perdeu, no último fim de semana o maior incentivador da leitura que eu tive o prazer de conhecer e também um escritor. Aliás, pra mim, o melhor de todos, porque era ele o meu avô. Pensando em homenageá-lo, e também em manter viva a memória dele, eu escrevi algumas coisas. É uma espécie de carta, eu diria. Uma mensagem para ele. Uma mensagem de aniversário, aliás, porque nessa quarta-feira, dia 11 de setembro de 2019, ele estaria completando 83 anos. Segue abaixo. Oi Vô,  Não faz muito tempo que tu desencarnaste e nós todos ainda estamos digerindo a tua partida desse plano material para o plano espiritual. Desde cedo, porém, eu senti dentro de mim uma necessidade muito grande de falar sobre a pessoa que tu foi, de te homenagear. Porque fostes grande, gigante na verdade, de espírito, de coração e de pensamentos. Para muitas pessoas tu eras o professor. O foste profissionalmente durante muitos anos, quando eu ainda nem sonhava em existir. Mas foste também

Coleção "A vida no mundo espiritual" do André Luiz: ordem de leitura

Hello! Recentemente fiz um post falando sobre as tantas leituras que eu tenho vontade de fazer ao longo de 2022. E falei lá que é difícil eu conseguir fazer todas elas, que tenho consciência disso. Mas tem um item da lista em especial que eu considero um pouquinho mais prioritário . Estou falando das leituras espíritas . Eu estou concluindo a leitura da série de romances históricos ditados por Emmanuel para Chico Xavier (em breve faço um post sobre eles) e ainda não tinha decidido exatamente como dar sequências às minhas leituras, mas já naquele post comentei sobre a possibilidade de dar início a uma nova série de leituras, talvez num tom de um novo desafio para mim mesma .  E estava pensando na coleção "A vida no mundo espiritual" do André Luiz .  Recentemente decidi que, sim, será por ela que vou seguir.  Então, resolvi fazer esse post. Não apenas por uma questão de organização minha, mas também pra deixar a sugestão de leitura a quem, eventualmente, também tenha interesse

Lendo 'As Crônicas de Nárnia' #4 - O Príncipe Caspian

Oie, oie! Tudo bom? Vamos dar continuidade à leitura conjunta da série "As Crônicas de Nárnia"? No post de hoje vamos falar um pouco sobre a quarta crônica da história, "O Príncipe Caspian". Na edição que eu estou lendo, ela tem 108 páginas e 15 capítulos e foi uma leitura bastante rápida de fazer, porque assim como as demais, tem um enredo bastante envolvente. Nela, os quatro grandes reis e rainhas - Pedro, Susana, Edmundo e Lúcia - são levados novamente à Nárnia quando esse reino mais precisa de ajuda para voltar à sua ordem normal depois de centenas de anos de dominação por parte dos telmarianos - povo de Telmar que conquistou Nárnia durante a ausência dos quatro reis e de Aslan. Capa do livro - Foto: Divulgação A história inicia, mais um vez, na Inglaterra. Os quatro jovens estão em uma estação de trem esperando para embarcarem para suas respectivas escolas. Passou cerca de um ano desde que eles retornaram de Nárnia através do Ermo do Lampião que d