Pular para o conteúdo principal

Um tempo para as séries

Eu adoro séries literárias. Nem sei ao certo o motivo e talvez nem tenha que haver algum, afinal o importante é gostar e ler mesmo. Mas a verdade é que séries literárias exigem tempo da gente. Exigem dedicação, porque são sequenciais. É muito comum - pelo menos comigo -  começar uma série, ler outras coisas entre um volume e outro depois esquecer do que foi lido até ali. Dependendo da história não há muito problema em começar novamente, do zero, a leitura. Mas esse não é o caso de séries como Crônicas de Gelo e Fogo do George R. R. Martin, porque são livros mega densos e longos onde cada detalhe é muito importante para o desenvolvimento da história como um todo. 

Então decidi que além de uma lista de 12 livros para 2018, no próximo ano também vou fazer mais projetos de leitura de séries e vou incluir nisso alguns volumes mais longos. A ideia é começar a série e ir até o fim, definindo prazos e metas de leitura - tipo, 100 páginas por semana, ou um capítulo por semana -  e ir fazendo postagens dessas evoluções da leitura a cada meta alcançada e/ou a cada livro concluído.

Crônicas de Gelo e Fogo de George R. R. Martin

Isso é bastante comum nos canais literários no Youtube e acho muito bacana, porque quem tiver interesse, ou a possibilidade, pode ler junto e entrar na discussão. É possível trocar percepções sobre a leitura, tirar juntos dúvidas que surgirem, etc. É uma forma de se sentir motivado a ler também. Eu, porque vou querer falar sobre o livro aqui. E vocês porque vão querer acompanhar as postagens. 

Algumas dessas séries - e livros grandões -, que tenha à mão nesse momento e que tenho a intenção de ler muito em breve: 

  • Crônicas de Gelo e Fogo - George R. R. Martin
  • Crônicas de Nárnia - C. S. Lewis
  • O Silmarillion, O Hobbit e o Senhor do Anéis - J. R. R. Tolkien 
  • Trilogia Millennium - Stieg Larsson
  • Os Miseráveis (livrão) - Victor Hugo
  • Outlander - Diana Gabaldon
  • Sherlock Holmes - Sir Arthur Conan Doyle
  • Série Tudor - Philippa Gregory
  • Série Guerra entre Primos - Philippa Gregory
  • Cemitério dos livros esquecidos - Carlos Ruiz Zafón
  • Trilogia da Névoa - Carlos Ruiz Zafón
  • Guerra e Paz - Liev Tolstói
  • Em busca do tempo perdido - Marcel Proust
  • Crônicas Saxônicas - Bernard Cornwell
  • As Crônicas de Artur - Bernard Cornwell
  • A Busca do Graal - Bernard Cornwell
  • Crônica do Matador de Rei - Patrick Rothfuss
  • O Ciclo de Avalon - Marion Zimmer Bradley e Diana L. Paxson
  • Fronteiras do Universo - Philip Pullman
  • O Tempo e o Vento - Érico Verissimo
  • David Copperfield - Charles Dickens
  • Che Guevara, uma biografia - John Lee Anderson

Alguns eu já comecei e parei mais de uma vez. Esse é o caso das Crônicas de Gelo e Fogo, como já mensionei lá no começo do post. Eu comecei a ler mais ou menos no mesmo período em que a série Game of Thrones foi lançada pela HBO, e assistia aos episódios também. Nas primeiras temporadas, a série de TV e os livros seguiam a mesma sequência, mas a partir da 3ª ou 4ª, isso muda e então eu comecei a me confundir. Lá pelas tantas não sabia mais o que tinha lido e o que tinha assistido, então deixei os livros para depois. Agora, eu acho, já é tempo de retomá-los. Até porque a série de TV já passou os livros - os últimos episódios assistidos, nem foram lançados em texto por Martin ainda. 

Situação semelhante acontece com O Silmarillion de Tolkien. Eu já li O Senhor dos Aneis e O Hobbit umas duas vezes cada uma, mas nunca consegui continuar O Silmarillion porque ele não é um livro que você senta e lê como um romance. Você precisa ter papel e caneta em mãos e fazer anotações do início ao fim para não se perder no tanto de informações que o volume traz. É incrível. Tolkien é inexplicável e merece o meu esforço e tantas tentativas quantas forem necessárias.

Trilogia O Senhor dos Anéis de J. R. R. Tolkien

No caso das Crônicas de Nárnia, do Lewis. Eu já conheço algumas de filmes, e há alguns anos - talvez uns 10 - algum colega de aula chegou a me emprestar o volume. Porém, na época eu tive que devolvê-lo antes de poder ler todas as crônicas. Então, há uns dois ou três anos eu comprei o meu próprio volume, mas não tive tempo de retomar essa leitura ainda. 

Outro livro que comprei faz um tempão é Os Miseráveis. Achei uma promoção e era uma edição de bolso bonitinha da extinta editora Cosac Naify. Aí comprei, mas tá lá. Volta e meia eu lembro que falam muitas coisas maravilhosas desse livro e penso que devo começá-lo. Mas o tempo passa e eu priorizo outras coisas. 

Enfim, todas as séries listadas acima - essa lista até pode crescer ainda - são séries que tenho muita, mais muita vontade de ler. É claro que não será possível lê-las todas em 2018. Mas ter a lista já é um passo para me organizar e ir começando. Todas elas serão lidas do zero, mesmo aquelas que já conheço em parte, porque como eu disse, a ideia é fazer projetos de leituras e postagens e ir conversando.

Então, é isso. Vida longa às séries! 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

In memorian

Santa Cruz do Sul perdeu, no último fim de semana o maior incentivador da leitura que eu tive o prazer de conhecer e também um escritor. Aliás, pra mim, o melhor de todos, porque era ele o meu avô. Pensando em homenageá-lo, e também em manter viva a memória dele, eu escrevi algumas coisas. É uma espécie de carta, eu diria. Uma mensagem para ele. Uma mensagem de aniversário, aliás, porque nessa quarta-feira, dia 11 de setembro de 2019, ele estaria completando 83 anos. Segue abaixo. Oi Vô,  Não faz muito tempo que tu desencarnaste e nós todos ainda estamos digerindo a tua partida desse plano material para o plano espiritual. Desde cedo, porém, eu senti dentro de mim uma necessidade muito grande de falar sobre a pessoa que tu foi, de te homenagear. Porque fostes grande, gigante na verdade, de espírito, de coração e de pensamentos. Para muitas pessoas tu eras o professor. O foste profissionalmente durante muitos anos, quando eu ainda nem sonhava em existir. Mas foste também

Coleção "A vida no mundo espiritual" do André Luiz: ordem de leitura

Hello! Recentemente fiz um post falando sobre as tantas leituras que eu tenho vontade de fazer ao longo de 2022. E falei lá que é difícil eu conseguir fazer todas elas, que tenho consciência disso. Mas tem um item da lista em especial que eu considero um pouquinho mais prioritário . Estou falando das leituras espíritas . Eu estou concluindo a leitura da série de romances históricos ditados por Emmanuel para Chico Xavier (em breve faço um post sobre eles) e ainda não tinha decidido exatamente como dar sequências às minhas leituras, mas já naquele post comentei sobre a possibilidade de dar início a uma nova série de leituras, talvez num tom de um novo desafio para mim mesma .  E estava pensando na coleção "A vida no mundo espiritual" do André Luiz .  Recentemente decidi que, sim, será por ela que vou seguir.  Então, resolvi fazer esse post. Não apenas por uma questão de organização minha, mas também pra deixar a sugestão de leitura a quem, eventualmente, também tenha interesse

Lendo 'As Crônicas de Nárnia' #4 - O Príncipe Caspian

Oie, oie! Tudo bom? Vamos dar continuidade à leitura conjunta da série "As Crônicas de Nárnia"? No post de hoje vamos falar um pouco sobre a quarta crônica da história, "O Príncipe Caspian". Na edição que eu estou lendo, ela tem 108 páginas e 15 capítulos e foi uma leitura bastante rápida de fazer, porque assim como as demais, tem um enredo bastante envolvente. Nela, os quatro grandes reis e rainhas - Pedro, Susana, Edmundo e Lúcia - são levados novamente à Nárnia quando esse reino mais precisa de ajuda para voltar à sua ordem normal depois de centenas de anos de dominação por parte dos telmarianos - povo de Telmar que conquistou Nárnia durante a ausência dos quatro reis e de Aslan. Capa do livro - Foto: Divulgação A história inicia, mais um vez, na Inglaterra. Os quatro jovens estão em uma estação de trem esperando para embarcarem para suas respectivas escolas. Passou cerca de um ano desde que eles retornaram de Nárnia através do Ermo do Lampião que d