Pular para o conteúdo principal

Sobre as milhares de coisas que eu gostaria de ler em 2022

Hello, tudo?

Nos últimos anos eu não tenho feito metas anuais de leitura ou elaborado aquelas listas no estilo 12 livros para o ano ou coisa assim. Entretanto, senti vontade de fazer esse post com o objetivo de deixar registrado aqui e, (why not?) me organizar um pouco, porque tenho vontade de ler muitas coisas num futuro não muito distante, mas como sempre, tenho tempo insuficiente para isso e tenho sinceras esperanças de quem esse post, futuramente me ajude a lembrar dessas leituras.


Falo isso porque muitas delas pertencem a séries que comecei a ler recentemente (ou nem tão recentemente assim) e que eu gostaria de seguir lendo ou ainda à obras que tenho em casa e quero começar a ler, seja porque são obras importantes, porque gosto dos autores ou qualquer outro motivo.

Talvez ao longo de 2022 eu volte aqui e atualize esse post acrescentando e tirando coisas da lista, mas por hora, aqui vão algumas delas - as que me lembro agora.

  • Obras da Rosamunde Pilcher - estou com alguns livros dela lá em casa, comprados recentemente em sebos virtuais e tenho muitas vontade de lê-los porque eu amo essa escritora e as narrativas delas;
  • A série Cemitério dos Livros Esquecidos do Carlos Ruiz Zafón - eu já li os três primeiros volumes e em 2018 ou 2019 saiu o quarto, que ainda não foi lido por mim. Eu o tenho em casa há mais de 2 anos, mas sempre quero reler os outros primeiros antes de pegá-lo, porque já não me recordo de muitos detalhes, entretanto, ainda não tive a oportunidade. Depois de ler todos eles, também há o livro póstumo de contos do autor que foi publicado em 2021.
  • Série Anne de Green Gables - eu li o primeiro em 2021 e gostaria de ler pelo menos mais 1 ou 2 em 2022. Eu gostei muito dessa leitura também, à propósito.
  • Trilogia Merlin de Mary Stewart - li o primeiro, A Caverna de Cristal, em 2021 e fiquei muito envolvida com a história. Queria ter lido logo em seguia o segundo e foi ficando para trás. Agora em 2022 quero terminar essa série. 

  • Os Miseráveis do Victor Hugo é outra obra que eu quero muito ler há muito tempo. Eu comprei, há uns 5 anos (se não mais), aquela edição vermelha, bonitinha, da Cosac Naify, antes ainda que ela encerrasse suas atividades, e desde então o livro tá lá parado na minha estante. É quase impossível ler tanta coisa assim, mas esse eu também queria tentar ainda em 2022.

  • Em 2022 outra das minhas prioridades é ler mais livros espíritas. Eu venho querendo fazer isso nos últimos anos e prometendo pra mim mesma a cada início de ano que vou priorizar esses livros, mas tá difícil, né? Só que em 2022 vai. Sem falta, ok?! Não sei exatamente por onde vou começar porque há muita coisa não lida por mim, mas tenho muita vontade de pegar a coleção "A vida no mundo espiritual", que é do André Luiz, na ordem. O primeiro livro é o famoso "Nosso Lar" que virou filme há alguns anos. E eu já li alguns outros também, aqui e ali, mas bem poucos e eles são 13 no total. Talvez, terminada a coleção de Romances Históricos do Emmanuel talvez essa seja uma boa pedida.

  • O próximo item da lista é a séries Outlander. Eu iniciei 2022 lendo o 4º volume, Os tambores de outono e como acabei de terminá-lo estou só pelo 5º, que é a Cruz de Fogo. Sei que vai levar um tempo até eu pegá-lo porque sempre é assim. Eu termino louca pra começar o próximo e às vezes se passa um ano até que isso aconteça. Mas quero tentar espaçar menos. Sei que nos próximos meses a 6ª temporada da série de TV está por sair e estou acompanhando-a também. Não me importo, aliás, de misturar as histórias, porque nessa eu estou quase também mergulhada quanto em Harry Potter e em minha vida adulta eu diria que é a que mais gosto.

  • E por falar em séries preferidas, anda esse ano também preciso dar sequência à minha leitura do Harry Potter ilustrado. Eu comprei o terceiro e o quarto em 2021 e li o primeiro. Agora estou com o segundo aqui do meu lado enquanto escrevo isso. Louca pra lê-lo, porque tem ainda os outros dois e, segundo informações que li por aí, o quinto volume está pronto e deve ser lançado até o fim do ano. Então...

  • No início de 2021 eu tinha um projeto e em janeiro e fevereiro estava muito firme nele, mas então voltei a trabalhar e ele acabou ficando de lado, mas se fosse possível, queria retomar a Leitura da Bíblia. Eu estava gostando muito de conhecer por mim mesma as histórias (tantas e tantas) que há nesse livro e encantada com a literatura presente nele. É um projeto meio que pra vida, mas há vários canais no YouTube com projetos assim e eu talvez me inspire em um deles pra seguir a leitura. 

  • Depois, tem também o Origem do Dan Brown. Eu gosto dos livros dele. Amei O Código da Vinci e companhia (até tinha vontade de reler todos eles). E o Origem já foi lançado há alguns aos e sempre tive curiosidade. Recentemente comprei esse livro de uma amiga que resolveu vender alguns da coleção dela para abrir espaço para coisas novas e então acho que em breve vou lê-lo. Sei que, se esse livro foi como os outros do mesmo autor, será uma leitura fluída, então deverá ser rápida. 

  • Eu também tinha muita vontade de começar a leitura da série Em busca do tempo perdido do Marcel Proust. Desde a época em que eu assisti Gilmore Girls pela primeira vez eu sinto vontade de ler essa série. Mas eu confesso que tenho um pouquinho de receio porque imagino que não seja uma leitura muito fácil e então acabo sempre adiando. Mas seria interessante fazer, pelo menos, uma experiência em 2022. Quem sabe, né? Também tenho toda a coleção na estante há alguns bons anos.

  • E recentemente eu baixei no meu Kindle toda a coleção A Comédia Humana do Balzac. Isso é quase uma loucura. Oito volumes. Mas já ouvi falar muito bem dessas histórias e faz pelo menos uns 2 anos que venho pensando em começar essa leitura. Elas estão na mão agora e é só começar.

  • Eu queria muito ler mais os russos e fazer as pazes com eles. Explico: há alguns anos (uns 3 talvez), eu tive uma fase de grande curiosidade pelos russos e na época eu senti um pouco de dificuldade de me conectar com as obras. Comecei alguns dos clássicos, como Crime e Castigo e Ana Karenina, mas nunca os terminei. E na minha imaturidade, eu cheguei a dizer por aí que os russos eram chatos e excessivamente dramáticos (me desculpem!). Hoje, depois de muitas resenhas de russos e de ouvir pessoas bem mais entendidas do assunto sobre as obras russas eu já tenho uma outra ideia sobre essa literatura. Estou mais madura, já tenho uma noção do que esperar em função daquela minha infeliz primeira experiência e acho que seria bem importante pra mim entrar nela novamente. Acho que além de Crime e Castigo e Ana Karenina eu também tenho muita vontade de ler Guerra e Paz, mas não apenas. Esses são só aqueles que me ocorrem aqui e agora sem pesquisa, mas na verdade sei que a literatura russa vai muito além disso.

  • Outra categoria que sempre me interessou, mas que de 2021 pra cá tem estado mais presente ainda nos meus pensamentos, são os livros sobre história do Brasil. Li o 1808 e estou lendo o 1822 agora e também já tenho em mãos o 1889, mas tem muitos outros livros, alguns quantos da Lilia Schwarcz, como por exemplo o Brasil: uma biografia, que me despertam muita vontade de ler. Seria bom se 2022 durasse uns 20 anos...

  • A tenda vermelha da Anita Diamant é um livro que desde 2020 aparece pra mim de tempos em tempos, seja como sugestão de alguém, seja como resenha, seja como promoção. E eu tenho ele no Kindle. Inclusive, na época em que eu estava fazendo o curso de Doula eu tenho a impressão de que cheguei a começá-lo (tipo assim, lendo a introdução, sabe?), mas acabei não continuando e segue a vontade de fazer a leitura, então.

  • Também tenho muita curiosidade de ler mais coisas além de contos do Charles Dickens e tanto o Grandes Esperanças quando o David Copperfield estão entre os que eu mais tenho vontade de ler há algum tempo. Eu sei que são dois livros grandes e que em meio a outras tantas séries e calhamaços que tenho em casa, esses possivelmente vão ser deixados pra depois, mas vou deixá-los aqui porque... sei lá... porque deu vontade.

  • Elena Ferrante é outra que eu preciso seguir lendo, gente. Eu li o Amiga Genial em 2020 (eu acho) e queria ter seguido lendo os outros logo, mas olha aí... cá estamos em 2022 e nada. Em fevereiro vamos ler o A filha perdida no Leia Mulheres SCS, então já vou matar um pouco da minha vontade, mas quero voltar pra série Napolitana (e é impressionante como ela ainda está fresquinha na minha memória, aparentemente).

  • Os Pilares da Terra do Ken Follet é um dos livros que eu quero muito ler há uns 10 anos, eu acho. Ainda não li. E é isso. Então ele tá aqui nessa lista. 

  • A Montanha Mágica do Thomas Mann é outro desse grupo. Eu cheguei a retirá-lo na biblioteca da universidade onde estudei umas duas vezes (pelo menos), mas nunca conseguia me dedicar a ele e acabava devolvendo. Mas tá aqui e quem sabe em breve vai, né?}

  • E por fim, mas não menos importante, eu queria terminar O Silmarillion, do Tolkien, esse ano ainda também. Já fiz algumas tentativas de leitura e sempre acabava me perdendo um pouco nas árvores genealógicas, então, confusa, desistia, mas lamentando muito. Agora, no fim de 2021, encontrei audiobooks muito bons da série toda e estou empolgada. Já comecei a ouvir o livro e estou ainda bem no começo, mas estou achando mais fácil de acompanhar, ou, pelo menos, tenha ficado menos preocupada em acompanhar quem é quem e conseguindo me envolver mais na história de forma que as personagens e eu nos relacionamos de forma mais natural. Vamos ver como será.

Leituras acrescentadas posteriormente:

  • Num dia desses me lembrei que ainda tenho um livro da Jane Austen, o Razão e Sensibilidade que eu comprei há algum tempo e ainda não li, portanto. Mais um pra lista. Gosto de Jane Austen.

  • Há algum tempo também eu comecei a ler Demian do Herman Hesse e me lembro de ter gostado muito, muito. Porém, tive que interromper a leitura por causa de alguns compromissos com o mestrado e como o livro, na época, era da biblioteca, acabei devolvendo sem tê-lo terminado. Agora queria poder recomeçar esse e também O Lobo da Estepe.

  • Eu também ando pensando seriamente em avançar nas minhas leituras em inglês. Fazer algumas tentativas ao menos, e tenho aqui em casa dois livros que são em inglês. Ainda não sei exatamente por onde começar, mas penso em procurar algum ebook. Quando eu definir isso certinho, conto pra vocês.

Então... bom, acho que são só esses que eu gostaria de poder ler em 2022. Como eu disse lá no início, eu sei que é impossível (até porque a maioria deles são série e calhamaços) mas a lista vai ficar aqui porque se não for em 2022, será em 2023, 2024, 2025... 2050... sei lá. E acho que tendo a lista aqui, visualizando essas obras, eu talvez consiga me organizar e agilizar mais a minha rotina de leitura para poder ler mais coisas - sem perder a qualidade também, porque essas loucuras de ler um monte sem ler nada também não quero, né?! 

Então, bom... vamos lá, né?! Vou parar agora de escrever pra ver se começo a ler porque se não vai ficar mais difícil ainda. 

Beijos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

In memorian

Santa Cruz do Sul perdeu, no último fim de semana o maior incentivador da leitura que eu tive o prazer de conhecer e também um escritor. Aliás, pra mim, o melhor de todos, porque era ele o meu avô. Pensando em homenageá-lo, e também em manter viva a memória dele, eu escrevi algumas coisas. É uma espécie de carta, eu diria. Uma mensagem para ele. Uma mensagem de aniversário, aliás, porque nessa quarta-feira, dia 11 de setembro de 2019, ele estaria completando 83 anos. Segue abaixo. Oi Vô,  Não faz muito tempo que tu desencarnaste e nós todos ainda estamos digerindo a tua partida desse plano material para o plano espiritual. Desde cedo, porém, eu senti dentro de mim uma necessidade muito grande de falar sobre a pessoa que tu foi, de te homenagear. Porque fostes grande, gigante na verdade, de espírito, de coração e de pensamentos. Para muitas pessoas tu eras o professor. O foste profissionalmente durante muitos anos, quando eu ainda nem sonhava em existir. Mas foste também

Coleção "A vida no mundo espiritual" do André Luiz: ordem de leitura

Hello! Recentemente fiz um post falando sobre as tantas leituras que eu tenho vontade de fazer ao longo de 2022. E falei lá que é difícil eu conseguir fazer todas elas, que tenho consciência disso. Mas tem um item da lista em especial que eu considero um pouquinho mais prioritário . Estou falando das leituras espíritas . Eu estou concluindo a leitura da série de romances históricos ditados por Emmanuel para Chico Xavier (em breve faço um post sobre eles) e ainda não tinha decidido exatamente como dar sequências às minhas leituras, mas já naquele post comentei sobre a possibilidade de dar início a uma nova série de leituras, talvez num tom de um novo desafio para mim mesma .  E estava pensando na coleção "A vida no mundo espiritual" do André Luiz .  Recentemente decidi que, sim, será por ela que vou seguir.  Então, resolvi fazer esse post. Não apenas por uma questão de organização minha, mas também pra deixar a sugestão de leitura a quem, eventualmente, também tenha interesse

Lendo 'As Crônicas de Nárnia' #4 - O Príncipe Caspian

Oie, oie! Tudo bom? Vamos dar continuidade à leitura conjunta da série "As Crônicas de Nárnia"? No post de hoje vamos falar um pouco sobre a quarta crônica da história, "O Príncipe Caspian". Na edição que eu estou lendo, ela tem 108 páginas e 15 capítulos e foi uma leitura bastante rápida de fazer, porque assim como as demais, tem um enredo bastante envolvente. Nela, os quatro grandes reis e rainhas - Pedro, Susana, Edmundo e Lúcia - são levados novamente à Nárnia quando esse reino mais precisa de ajuda para voltar à sua ordem normal depois de centenas de anos de dominação por parte dos telmarianos - povo de Telmar que conquistou Nárnia durante a ausência dos quatro reis e de Aslan. Capa do livro - Foto: Divulgação A história inicia, mais um vez, na Inglaterra. Os quatro jovens estão em uma estação de trem esperando para embarcarem para suas respectivas escolas. Passou cerca de um ano desde que eles retornaram de Nárnia através do Ermo do Lampião que d