Pular para o conteúdo principal

Coleção "A vida no mundo espiritual" do André Luiz: ordem de leitura

Hello!

Recentemente fiz um post falando sobre as tantas leituras que eu tenho vontade de fazer ao longo de 2022. E falei lá que é difícil eu conseguir fazer todas elas, que tenho consciência disso. Mas tem um item da lista em especial que eu considero um pouquinho mais prioritário. Estou falando das leituras espíritas.

Eu estou concluindo a leitura da série de romances históricos ditados por Emmanuel para Chico Xavier (em breve faço um post sobre eles) e ainda não tinha decidido exatamente como dar sequências às minhas leituras, mas já naquele post comentei sobre a possibilidade de dar início a uma nova série de leituras, talvez num tom de um novo desafio para mim mesma

E estava pensando na coleção "A vida no mundo espiritual" do André Luiz



Recentemente decidi que, sim, será por ela que vou seguir. 

Então, resolvi fazer esse post. Não apenas por uma questão de organização minha, mas também pra deixar a sugestão de leitura a quem, eventualmente, também tenha interesse nesse tipo de obra. Existem muitos bons livros espíritas e eu bem sei que, apesar disso, a gente nem sempre sabe como escolhê-los.

E aí, as coleções são muito boas porque elas nos dão um norte. Muitas vezes elas possuem uma ordem de leitura, ou, pelo menos, de publicação e dessa forma a gente consegue ir percorrendo o caminho. E felizmente, em língua portuguesa, temos várias dessas coleções, graças ao trabalho de grandes médiuns brasileiros, como o Chico Xavier e de espíritos como o Emmanuel e André Luiz. Somos muito privilegiados nesse aspecto.

Então, abaixo vou falar um pouquinho mais sobre "A vida no mundo espiritual".

Nova coleção, novo desafio

A coleção "A vida no mundo espiritual" conta com os 13 livros. Eles foram psicografados por Francisco Candido Xavier também (assim como a série que estou terminando). Nesse caso, porém, foi André Luiz o espírito que ditou os textos.

André Luiz, para quem nunca ouviu falar, é o autor da obra Nosso Lar, que ficou muito famosa há alguns anos quando virou filme (vou deixar o trailer mais abaixo pra vocês relembrarem). E Nosso Lar, inclusive, é o primeiro livro dessa série que vou começar. 

Os livros dessa coleção foram publicados originalmente entre os anos de 1944 e 1968 e a leitura deles não precisa ser necessariamente na ordem de publicação pois, apesar de eles terem uma ligação no sentido do que eles pretendem mostrar aos leitores, eles são independentes uns dos outros. Ainda assim, acho que será muito interessante fazer essas leituras na ordem. 


Quem foi André Luiz

É bacana a gente saber um pouquinho também sobre quem foi André Luiz. Ele é um dos espíritos que mais ditou obras para Francisco Cândido Xavier ao longo de seus anos de trabalho, sendo o primeiro deles Nosso Lar

Porém, esse pode não ter sido seu nome real em sua última encarnação. A informação que se tem é a de que ele teria pedido pra não informar seu nome verdadeiro, e assim, Chico Xavier teria passado a identificar suas obras com esse nome: André Luiz.

Por que ele não queria dar seu nome? Possivelmente porque ele teria sido alguém conhecido. 

Sabe-se que ele foi um médico. Já em Nosso Lar temos essa informação revelada e nessa e em outras obras ele traz um pouco de suas experiências encarnado e sobretudo desencarnado, o que dá também aos livros um toque autobiográfico, ainda que esse não seja o objetivo deles, e sim, transmitir ao leitor um pouco dos conhecimentos que ele mesmo (André Luiz) teve a oportunidade de adquirir em suas atividades. 

Mas é interessantes também, o que comprova sua ligação com a medicina, que muitas das obras psicografadas atribuídas a ele possuem diversas informações biológicas complexas. Num artigo publicado na revista científica Neuroendocrinology Letters em 2013, cientistas brasileiros compararam o conhecimento médico recente com doze obras psicografadas por Chico Xavier atribuídas a André Luiz, identificando nelas várias informações corretas e altamente complexas sobre a fisiologia da glândula pineal e que só puderam ser confirmadas cientificamente cerca de 60 anos após a publicação das obras.

Interessante, né? 

Obrigada, então, André Luiz! 

Confira a lista de obras

E aqui vamos nós, então. Confira abaixo quais são os 13 títulos que compõem a coleção que vamos começar a ler em breve.

  1. Nosso Lar
  2. Os mensageiros
  3. Missionários da Luz
  4. Obreiros da vida eterna 
  5. No Mundo maior 
  6. Libertação 
  7. Entre a Terra e o Céu 
  8. Nos Domínios da mediunidade 
  9. Ação e Reação 
  10. Evolução em dois mundos 
  11. Mecanismos da Mediunidade 
  12. Sexo e Destino 
  13. E a vida continua... 

Minha experiência prévia com eles

Eu já li, há alguns anos, o Nosso Lar, mas com certeza vou querer relê-lo porque será bom relembrar e porque sei que é um livro muito bom. Além dele, em 2021 eu tive a oportunidade de ler o Nos Domínios da Mediunidade junto com o grupo de estudos da casa espírita que frequento e também há muitos anos li o Ação e Reação. Quando chegar a hora, com certeza vou querer relê-los também.

E acho que é interessante ressaltar que, ainda que eu queira ler essas obras numa sequência, tentando não espaçar muito os livros uns dos outros, também não tenha pressa exagerada e entre um e outro até penso em me permitir contato com outras obras espíritas que surgirem pra mim, especialmente romances, mais leves. Acho que será bom assim. 

Então é isso! 

Em breve volto aqui pra começar a falar de cada um deles!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

In memorian

Santa Cruz do Sul perdeu, no último fim de semana o maior incentivador da leitura que eu tive o prazer de conhecer e também um escritor. Aliás, pra mim, o melhor de todos, porque era ele o meu avô. Pensando em homenageá-lo, e também em manter viva a memória dele, eu escrevi algumas coisas. É uma espécie de carta, eu diria. Uma mensagem para ele. Uma mensagem de aniversário, aliás, porque nessa quarta-feira, dia 11 de setembro de 2019, ele estaria completando 83 anos. Segue abaixo. Oi Vô,  Não faz muito tempo que tu desencarnaste e nós todos ainda estamos digerindo a tua partida desse plano material para o plano espiritual. Desde cedo, porém, eu senti dentro de mim uma necessidade muito grande de falar sobre a pessoa que tu foi, de te homenagear. Porque fostes grande, gigante na verdade, de espírito, de coração e de pensamentos. Para muitas pessoas tu eras o professor. O foste profissionalmente durante muitos anos, quando eu ainda nem sonhava em existir. Mas foste também

Lendo 'As Crônicas de Nárnia' #4 - O Príncipe Caspian

Oie, oie! Tudo bom? Vamos dar continuidade à leitura conjunta da série "As Crônicas de Nárnia"? No post de hoje vamos falar um pouco sobre a quarta crônica da história, "O Príncipe Caspian". Na edição que eu estou lendo, ela tem 108 páginas e 15 capítulos e foi uma leitura bastante rápida de fazer, porque assim como as demais, tem um enredo bastante envolvente. Nela, os quatro grandes reis e rainhas - Pedro, Susana, Edmundo e Lúcia - são levados novamente à Nárnia quando esse reino mais precisa de ajuda para voltar à sua ordem normal depois de centenas de anos de dominação por parte dos telmarianos - povo de Telmar que conquistou Nárnia durante a ausência dos quatro reis e de Aslan. Capa do livro - Foto: Divulgação A história inicia, mais um vez, na Inglaterra. Os quatro jovens estão em uma estação de trem esperando para embarcarem para suas respectivas escolas. Passou cerca de um ano desde que eles retornaram de Nárnia através do Ermo do Lampião que d