Pular para o conteúdo principal

12 livros para 2018

Não adianta. O mês de dezembro sempre é tempo de planejamento, de colocar na balança as coisas que aconteceram e as que faltam acontecer, de traçar metas e refletir sobre os objetivos que se pretende alcançar ainda, sobre as conquistas que se pretende fazer. E para aqueles que gostam de ler, ou pensam em ler mais num futuro próximo, essa é também uma boa época para fazer planos.

O que se vê muito em canais literários do Youtube ou em blogs sobre o assunto, são as boas e velhas listas de livros para ler. Um livro para cada mês de 2018. Para quem não têm o hábito de ler, essa é uma ótima forma de começar. Ao fim do próximo ano terão sido 12 livros lidos.

Os três primeiros volumes já estão esperando para serem lidos - Foto Luana Ciecelski

Para quem ama ler, como é meu caso, as listas também servem como diversão, ou mesmo como garantia. Se tudo o mais der errado em 2018, pelo menos, os 12 livros terão sido lidos. Ou se um mês for um pouco mais corrido, e não der pra ler muita coisa, aquele livro do mês, pelo menos, está garantido, porque metas são metas, minha gente, e é preciso ir até o fim! - mas ninguém vai morrer caso não dê pra cumprir com a leitura em um dos meses também.

Uma das formas de escolher esses livros é por temáticas. Pense nas coisas que acontecem em cada um dos meses e escolha algum livro que pode te atrair/interessar naquele período. É muito bacana ler, por exemplo, um livro como 'A Casa das Sete Mulheres' em setembro, porque você estará vivendo um período de comemorações e festas que são retratados no livro também (Revolução Farroupilha). Além disso, as temáticas vão variando e você não corre o risco de cansar da sua lista de leitura ao longo do ano. Eu nunca sugiro, por exemplo, que você coloque em sequência dois ou três livros sobre o mesmo assunto. Agora pode ser que você queira muito lê-los, mas é bastante provável que vocês se canse no meio do caminho. 

Se você já é um leitor, outra forma de montar a lista é escolher entre aqueles volumes que você comprou, mas ainda não teve tempo de ler. Veja os volumes que estão parados em sua estante/prateleira/armário e aproveita para tirar o pó dessas leituras.  Essa é a forma que eu vou utilizar para fazer a minha lista. Tenho muitos livros comprados e não lidos, ou que ganhei e não consegui pegar ainda. E 2018, será o ano deles! 

Além disso, também vale fazer releituras, viu?! Se é um livro que você gostou ou que leu há muito tempo e já não lembra mais direito do enredo, toca ficha!

Vamos lá então. Em 2018 lerei os seguintes livros nos seguintes meses:

Janeiro - Sapiens - Yuval Noah Harari
Fevereiro - A insustentável leveza do ser - Milan Kundera
Março - Os Varões Assinalados - Tabajara Ruas
Abril - Os Videntes - Libba Bray
Maio - Baudolino - Umberto Eco
Junho - Cristal Polonês - Letícia Wierzchowski
Julho - Papisa Joana - Donna Worfolk Cross
Agosto - Notícia de um Sequestro - Gabriel Garcia Márquez
Setembro - Vocação para o mal - Robert Galbraith
Outubro - Che Guevera, uma biografia - Jon Lee Anderson
Novembro - O regresso - Rosamunde Pilcher
Dezembro - On The Road - Jack Kerouac

Em breve fazer uma nova postagem explicando como e porquê cada um deles veio parar nessa lista. Conforme cada um deles for lido, também farei postagens falando sobre eles, resenhando ou apresentando minhas considerações sobre as histórias de cada um. Se algum desses volumes for do seu interesse também, fique à vontade para lê-lo comigo, comentar, trocar ideias, enviar e-mails (luana@riovalejornal.com.br ou luanaciecelski@yahoo.com.br), tirar dúvidas, o que for. 

Se você tem muitas dúvidas sobre quais livros escolher, sugiro uma passadinha em alguma biblioteca ou livraria próxima. Sempre há títulos que chamam a atenção e que podem ser incluídos nas listas. Outra ideia, talvez ainda melhor, seja buscar por vídeo-resenhas em canais literários no Youtube. Há alguns maravilhosos. Eu sempre indico, por exemplo, o canal da Tatiana Feltrin. Ela é incrível, tem o canal há um tempão e muita propriedade pra falar sobre livros. Outra menina incrível é a Ju do Nuvem Literária.

Feito?

Um beijão.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

In memorian

Santa Cruz do Sul perdeu, no último fim de semana o maior incentivador da leitura que eu tive o prazer de conhecer e também um escritor. Aliás, pra mim, o melhor de todos, porque era ele o meu avô. Pensando em homenageá-lo, e também em manter viva a memória dele, eu escrevi algumas coisas. É uma espécie de carta, eu diria. Uma mensagem para ele. Uma mensagem de aniversário, aliás, porque nessa quarta-feira, dia 11 de setembro de 2019, ele estaria completando 83 anos. Segue abaixo. Oi Vô,  Não faz muito tempo que tu desencarnaste e nós todos ainda estamos digerindo a tua partida desse plano material para o plano espiritual. Desde cedo, porém, eu senti dentro de mim uma necessidade muito grande de falar sobre a pessoa que tu foi, de te homenagear. Porque fostes grande, gigante na verdade, de espírito, de coração e de pensamentos. Para muitas pessoas tu eras o professor. O foste profissionalmente durante muitos anos, quando eu ainda nem sonhava em existir. Mas foste também

Coleção "A vida no mundo espiritual" do André Luiz: ordem de leitura

Hello! Recentemente fiz um post falando sobre as tantas leituras que eu tenho vontade de fazer ao longo de 2022. E falei lá que é difícil eu conseguir fazer todas elas, que tenho consciência disso. Mas tem um item da lista em especial que eu considero um pouquinho mais prioritário . Estou falando das leituras espíritas . Eu estou concluindo a leitura da série de romances históricos ditados por Emmanuel para Chico Xavier (em breve faço um post sobre eles) e ainda não tinha decidido exatamente como dar sequências às minhas leituras, mas já naquele post comentei sobre a possibilidade de dar início a uma nova série de leituras, talvez num tom de um novo desafio para mim mesma .  E estava pensando na coleção "A vida no mundo espiritual" do André Luiz .  Recentemente decidi que, sim, será por ela que vou seguir.  Então, resolvi fazer esse post. Não apenas por uma questão de organização minha, mas também pra deixar a sugestão de leitura a quem, eventualmente, também tenha interesse

Lendo 'As Crônicas de Nárnia' #4 - O Príncipe Caspian

Oie, oie! Tudo bom? Vamos dar continuidade à leitura conjunta da série "As Crônicas de Nárnia"? No post de hoje vamos falar um pouco sobre a quarta crônica da história, "O Príncipe Caspian". Na edição que eu estou lendo, ela tem 108 páginas e 15 capítulos e foi uma leitura bastante rápida de fazer, porque assim como as demais, tem um enredo bastante envolvente. Nela, os quatro grandes reis e rainhas - Pedro, Susana, Edmundo e Lúcia - são levados novamente à Nárnia quando esse reino mais precisa de ajuda para voltar à sua ordem normal depois de centenas de anos de dominação por parte dos telmarianos - povo de Telmar que conquistou Nárnia durante a ausência dos quatro reis e de Aslan. Capa do livro - Foto: Divulgação A história inicia, mais um vez, na Inglaterra. Os quatro jovens estão em uma estação de trem esperando para embarcarem para suas respectivas escolas. Passou cerca de um ano desde que eles retornaram de Nárnia através do Ermo do Lampião que d