Pular para o conteúdo principal

Para pensar sobre a vida

Eu sempre acho o espaço que tenho nessa coluna pequeno para falar dos livros que tenho lido, especialmente daqueles que são muito bons, mas poucas vezes lamentei tanto o limite de espaço quanto dessa vez. Por isso, sem mais delongas, vou explicar. Recebi e li na última semana o volume “De encontro à minha vida” da escritora Karla de Oliveira, uma pediatra que hoje mora em Florianópolis, mas que cresceu em Santa Cruz, e me apaixonei pela história. O livro dela entrou facilmente para lista dos meus preferidos, e por isso, eu ficaria páginas inteiras falando sobre ele. 



O enredo é muito bacana. Ele traz a personagem Rebeca, uma jovem que acaba de ficar viúva de forma trágica e precoce. Durante seu processo de luto, apesar de toda a ajuda e compreensão que ela recebe da família e amigos, ela percebe que não conseguirá mais conviver com a ausência do esposo e decide se matar. Ela planeja tudo e começa a colocar seu plano em ação. Mas como é típico da vida, planos nem sempre dão tão certo e ela se vê com uma série de contratempos pra finalizá-lo. 

Isso a chateia, claro, mas no fim das contas talvez esses contratempos sejam a única forma de fazer com que ela veja a vida de uma forma diferente. Por isso, esse é um livro que fala e faz pensar sobre escolhas, sobre superar dificuldades, sobre as capacidades do amor, sobre dar o braço à torcer para a vida e encontra-la te esperando com novas alegrias. 

É uma história linear. Muito simples. Mas muito, muito bonita. E talvez esse seja o grande diferencial dela, porque não é apenas o enredo que marca, mas também as sensações e sentimentos que ela consegue despertar em quem está lendo. E é justamente essa capacidade que eu acho incrível nos livros. Boas histórias mexem com você,  te mudam de alguma forma. E acho que essa história é assim. Pelo menos pra mim foi. 

Então, não podia ser diferente: eu indico muito a leitura desse volume. Ele está à venda na Livraria e Cafeteria Iluminura e também na loja virtual da Editora Giostri (lojavirtual.giostrieditora.com.br). Vale a pena. Eu garanto.

Título: De encontro a minha vida
Autor: Karla de Oliveira
Editora: Giostri
Ano de lançamento: 2017

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

In memorian

Santa Cruz do Sul perdeu, no último fim de semana o maior incentivador da leitura que eu tive o prazer de conhecer e também um escritor. Aliás, pra mim, o melhor de todos, porque era ele o meu avô. Pensando em homenageá-lo, e também em manter viva a memória dele, eu escrevi algumas coisas. É uma espécie de carta, eu diria. Uma mensagem para ele. Uma mensagem de aniversário, aliás, porque nessa quarta-feira, dia 11 de setembro de 2019, ele estaria completando 83 anos. Segue abaixo. Oi Vô,  Não faz muito tempo que tu desencarnaste e nós todos ainda estamos digerindo a tua partida desse plano material para o plano espiritual. Desde cedo, porém, eu senti dentro de mim uma necessidade muito grande de falar sobre a pessoa que tu foi, de te homenagear. Porque fostes grande, gigante na verdade, de espírito, de coração e de pensamentos. Para muitas pessoas tu eras o professor. O foste profissionalmente durante muitos anos, quando eu ainda nem sonhava em existir. Mas foste ta...

Coleção "A vida no mundo espiritual" do André Luiz: ordem de leitura

Hello! Recentemente fiz um post falando sobre as tantas leituras que eu tenho vontade de fazer ao longo de 2022. E falei lá que é difícil eu conseguir fazer todas elas, que tenho consciência disso. Mas tem um item da lista em especial que eu considero um pouquinho mais prioritário . Estou falando das leituras espíritas . Eu estou concluindo a leitura da série de romances históricos ditados por Emmanuel para Chico Xavier (em breve faço um post sobre eles) e ainda não tinha decidido exatamente como dar sequências às minhas leituras, mas já naquele post comentei sobre a possibilidade de dar início a uma nova série de leituras, talvez num tom de um novo desafio para mim mesma .  E estava pensando na coleção "A vida no mundo espiritual" do André Luiz .  Recentemente decidi que, sim, será por ela que vou seguir.  Então, resolvi fazer esse post. Não apenas por uma questão de organização minha, mas também pra deixar a sugestão de leitura a quem, eventualmente, também tenha intere...

Lendo 'As Crônicas de Nárnia' #3 - O cavalo e seu menino

Olá pessoal, como vão? No post de hoje, vou dar continuidade ao projeto de leitura sobre "As Crônicas de Nárnia". A terceira crônica lida foi "O cavalo e seu menino", que possui 15 capítulos totalizando 89 páginas. Confesso que essa era uma história totalmente desconhecida pra mim. Por algum motivo, diferentemente de outras crônicas, ela não foi adaptada para o cinema. Na minha humilde opinião, porém, ela poderia  ser tão bem explorada quanto as demais. Capa da edição individual das crônicas - Foto: Divulgação A história começa numa pobre vila de pescadores na distante Calormânia, um lugar ao sul do grande deserto que, por sua vez, fica ao sul da Arquelândia. Nesse vilarejo vive, entre outras pessoas, um menino chamado Shasta e seu violento pai, que lhe aplica surras mais ou menos fortes, de acordo com a sorte da pescaria. Certo dia aparece nesse local um tarcaã - espécie de guerreiro nobre - montado em "um grande cavalo malhado, de crina esvoaçant...