Pular para o conteúdo principal

Um tempo para as séries

Eu adoro séries literárias. Nem sei ao certo o motivo e talvez nem tenha que haver algum, afinal o importante é gostar e ler mesmo. Mas a verdade é que séries literárias exigem tempo da gente. Exigem dedicação, porque são sequenciais. É muito comum - pelo menos comigo -  começar uma série, ler outras coisas entre um volume e outro depois esquecer do que foi lido até ali. Dependendo da história não há muito problema em começar novamente, do zero, a leitura. Mas esse não é o caso de séries como Crônicas de Gelo e Fogo do George R. R. Martin, porque são livros mega densos e longos onde cada detalhe é muito importante para o desenvolvimento da história como um todo. 

Então decidi que além de uma lista de 12 livros para 2018, no próximo ano também vou fazer mais projetos de leitura de séries e vou incluir nisso alguns volumes mais longos. A ideia é começar a série e ir até o fim, definindo prazos e metas de leitura - tipo, 100 páginas por semana, ou um capítulo por semana -  e ir fazendo postagens dessas evoluções da leitura a cada meta alcançada e/ou a cada livro concluído.

Crônicas de Gelo e Fogo de George R. R. Martin

Isso é bastante comum nos canais literários no Youtube e acho muito bacana, porque quem tiver interesse, ou a possibilidade, pode ler junto e entrar na discussão. É possível trocar percepções sobre a leitura, tirar juntos dúvidas que surgirem, etc. É uma forma de se sentir motivado a ler também. Eu, porque vou querer falar sobre o livro aqui. E vocês porque vão querer acompanhar as postagens. 

Algumas dessas séries - e livros grandões -, que tenha à mão nesse momento e que tenho a intenção de ler muito em breve: 

  • Crônicas de Gelo e Fogo - George R. R. Martin
  • Crônicas de Nárnia - C. S. Lewis
  • O Silmarillion, O Hobbit e o Senhor do Anéis - J. R. R. Tolkien 
  • Trilogia Millennium - Stieg Larsson
  • Os Miseráveis (livrão) - Victor Hugo
  • Outlander - Diana Gabaldon
  • Sherlock Holmes - Sir Arthur Conan Doyle
  • Série Tudor - Philippa Gregory
  • Série Guerra entre Primos - Philippa Gregory
  • Cemitério dos livros esquecidos - Carlos Ruiz Zafón
  • Trilogia da Névoa - Carlos Ruiz Zafón
  • Guerra e Paz - Liev Tolstói
  • Em busca do tempo perdido - Marcel Proust
  • Crônicas Saxônicas - Bernard Cornwell
  • As Crônicas de Artur - Bernard Cornwell
  • A Busca do Graal - Bernard Cornwell
  • Crônica do Matador de Rei - Patrick Rothfuss
  • O Ciclo de Avalon - Marion Zimmer Bradley e Diana L. Paxson
  • Fronteiras do Universo - Philip Pullman
  • O Tempo e o Vento - Érico Verissimo
  • David Copperfield - Charles Dickens
  • Che Guevara, uma biografia - John Lee Anderson

Alguns eu já comecei e parei mais de uma vez. Esse é o caso das Crônicas de Gelo e Fogo, como já mensionei lá no começo do post. Eu comecei a ler mais ou menos no mesmo período em que a série Game of Thrones foi lançada pela HBO, e assistia aos episódios também. Nas primeiras temporadas, a série de TV e os livros seguiam a mesma sequência, mas a partir da 3ª ou 4ª, isso muda e então eu comecei a me confundir. Lá pelas tantas não sabia mais o que tinha lido e o que tinha assistido, então deixei os livros para depois. Agora, eu acho, já é tempo de retomá-los. Até porque a série de TV já passou os livros - os últimos episódios assistidos, nem foram lançados em texto por Martin ainda. 

Situação semelhante acontece com O Silmarillion de Tolkien. Eu já li O Senhor dos Aneis e O Hobbit umas duas vezes cada uma, mas nunca consegui continuar O Silmarillion porque ele não é um livro que você senta e lê como um romance. Você precisa ter papel e caneta em mãos e fazer anotações do início ao fim para não se perder no tanto de informações que o volume traz. É incrível. Tolkien é inexplicável e merece o meu esforço e tantas tentativas quantas forem necessárias.

Trilogia O Senhor dos Anéis de J. R. R. Tolkien

No caso das Crônicas de Nárnia, do Lewis. Eu já conheço algumas de filmes, e há alguns anos - talvez uns 10 - algum colega de aula chegou a me emprestar o volume. Porém, na época eu tive que devolvê-lo antes de poder ler todas as crônicas. Então, há uns dois ou três anos eu comprei o meu próprio volume, mas não tive tempo de retomar essa leitura ainda. 

Outro livro que comprei faz um tempão é Os Miseráveis. Achei uma promoção e era uma edição de bolso bonitinha da extinta editora Cosac Naify. Aí comprei, mas tá lá. Volta e meia eu lembro que falam muitas coisas maravilhosas desse livro e penso que devo começá-lo. Mas o tempo passa e eu priorizo outras coisas. 

Enfim, todas as séries listadas acima - essa lista até pode crescer ainda - são séries que tenho muita, mais muita vontade de ler. É claro que não será possível lê-las todas em 2018. Mas ter a lista já é um passo para me organizar e ir começando. Todas elas serão lidas do zero, mesmo aquelas que já conheço em parte, porque como eu disse, a ideia é fazer projetos de leituras e postagens e ir conversando.

Então, é isso. Vida longa às séries! 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

In memorian

Santa Cruz do Sul perdeu, no último fim de semana o maior incentivador da leitura que eu tive o prazer de conhecer e também um escritor. Aliás, pra mim, o melhor de todos, porque era ele o meu avô. Pensando em homenageá-lo, e também em manter viva a memória dele, eu escrevi algumas coisas. É uma espécie de carta, eu diria. Uma mensagem para ele. Uma mensagem de aniversário, aliás, porque nessa quarta-feira, dia 11 de setembro de 2019, ele estaria completando 83 anos. Segue abaixo. Oi Vô,  Não faz muito tempo que tu desencarnaste e nós todos ainda estamos digerindo a tua partida desse plano material para o plano espiritual. Desde cedo, porém, eu senti dentro de mim uma necessidade muito grande de falar sobre a pessoa que tu foi, de te homenagear. Porque fostes grande, gigante na verdade, de espírito, de coração e de pensamentos. Para muitas pessoas tu eras o professor. O foste profissionalmente durante muitos anos, quando eu ainda nem sonhava em existir. Mas foste também

Coleção "A vida no mundo espiritual" do André Luiz: ordem de leitura

Hello! Recentemente fiz um post falando sobre as tantas leituras que eu tenho vontade de fazer ao longo de 2022. E falei lá que é difícil eu conseguir fazer todas elas, que tenho consciência disso. Mas tem um item da lista em especial que eu considero um pouquinho mais prioritário . Estou falando das leituras espíritas . Eu estou concluindo a leitura da série de romances históricos ditados por Emmanuel para Chico Xavier (em breve faço um post sobre eles) e ainda não tinha decidido exatamente como dar sequências às minhas leituras, mas já naquele post comentei sobre a possibilidade de dar início a uma nova série de leituras, talvez num tom de um novo desafio para mim mesma .  E estava pensando na coleção "A vida no mundo espiritual" do André Luiz .  Recentemente decidi que, sim, será por ela que vou seguir.  Então, resolvi fazer esse post. Não apenas por uma questão de organização minha, mas também pra deixar a sugestão de leitura a quem, eventualmente, também tenha interesse

Lendo 'As Crônicas de Nárnia' #2 - O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa

Olá pessoal, Continuando o nosso projeto de leitura a segunda Crônica de Nárnia - em ordem cronológica - é a 'O Leão, a Feiticeira, e o Guarda-Roupa'. Ela possui 83 páginas e é dividida em 17 capítulos. Seu enredo é um dos mais conhecidos, porque foi a primeira crônica a ser adaptada para o cinema, e foi também a que mais sucesso fez nas telonas.  Capa do filme da Disney, lançado em 2005 - Créditos: Divulgação/Disney A história se passa em um período de guerra, quando quatro jovens irmãos, com idades que variam entre 6 e 13 anos, eu diria - Lucia, Edmundo, Susana e Pedro - são levadas para passar uma temporada na casa de campo de um professor universitário - ninguém mais, ninguém menos do que o Digory da primeira história, porém, vários anos depois.  Chegando na grande casa, as crianças se veem obrigadas a passar um bom tempo de seus dias dentro da residência em função do clima frio e da constante neblina, então elas começam a explorar os diversos quartos e e