Olá pessoas, tudo bom?
Quando fiz o post sobre os 12 livros para 2018, prometi - pra vocês e pra mim - que faria um segundo post falando um pouco sobre como foram escolhidos cada um daqueles volumes. E é para isso que estamos aqui agora. Por quê? Bom, porque é preciso falar sobre livros, sobre as nossas experiências com eles e sobre como eles chegam até nós. Eu adoro. Espero que vocês também e que o post seja útil, de uma forma ou de outra para alguém.
Então, sem mais delongas, vamos lá:
Janeiro - Sapiens - Yuval Noah Harari:
Esse livro virou uma febre no Brasil em 2017. Estava entre os volumes de maior destaque na Feira do Livro de Santa Cruz do Sul em setembro do ano que passou e está também entre os destaques nas livrarias daqui. Nos site e livrarias virtuais, então, nem se fala. Mas apesar dele estar por todos os lugares, confesso que ele não me atraiu logo de cara, não.
Eu sou um pouquinho avessa à livros cujos títulos digam "resumo", "breve", "para quem tem pressa". Então nem mesmo peguei ele na mão num primeiro momento. Porém, num determinado dia, enquanto tomava um café numa das principais livrarias aqui da cidade, encontrei com um autor local e ele é que fez a sugestão de leitura. O livro - uma pilha dele, na verdade - estava em uma pequena estante bem ao lado da mesa onde estávamos e ele comentou comigo que para ele a leitura havia sido muito proveitosa. Isso foi ali por novembro de 2017.
Desde então ele está na minha pilha de livros por ler. Mas eu ainda não havia conseguido iniciar essa leitura por uma questão de prioridade e de outras leituras mais urgentes. Enfim, na virada do ano eu iniciei a leitura e nas próximas semana haverá um post aqui só sobre ele.
Quando fiz o post sobre os 12 livros para 2018, prometi - pra vocês e pra mim - que faria um segundo post falando um pouco sobre como foram escolhidos cada um daqueles volumes. E é para isso que estamos aqui agora. Por quê? Bom, porque é preciso falar sobre livros, sobre as nossas experiências com eles e sobre como eles chegam até nós. Eu adoro. Espero que vocês também e que o post seja útil, de uma forma ou de outra para alguém.
Então, sem mais delongas, vamos lá:
Janeiro - Sapiens - Yuval Noah Harari:
Esse livro virou uma febre no Brasil em 2017. Estava entre os volumes de maior destaque na Feira do Livro de Santa Cruz do Sul em setembro do ano que passou e está também entre os destaques nas livrarias daqui. Nos site e livrarias virtuais, então, nem se fala. Mas apesar dele estar por todos os lugares, confesso que ele não me atraiu logo de cara, não.
Eu sou um pouquinho avessa à livros cujos títulos digam "resumo", "breve", "para quem tem pressa". Então nem mesmo peguei ele na mão num primeiro momento. Porém, num determinado dia, enquanto tomava um café numa das principais livrarias aqui da cidade, encontrei com um autor local e ele é que fez a sugestão de leitura. O livro - uma pilha dele, na verdade - estava em uma pequena estante bem ao lado da mesa onde estávamos e ele comentou comigo que para ele a leitura havia sido muito proveitosa. Isso foi ali por novembro de 2017.
Desde então ele está na minha pilha de livros por ler. Mas eu ainda não havia conseguido iniciar essa leitura por uma questão de prioridade e de outras leituras mais urgentes. Enfim, na virada do ano eu iniciei a leitura e nas próximas semana haverá um post aqui só sobre ele.
Fevereiro - A insustentável leveza do ser - Milan Kundera:
Acho que posso dizer que esse livro é um clássico, né?! Há muitos anos que escuto pessoas falando sobre ele aqui e ali, e há muitos anos que eu penso em lê-lo. Eu me lembro de ver visto o título desse livro numa lista estregue por um professor no meu segundo dia de aula na Universidade. Ele passou para alunos naquele dia a lista dos 100 volumes preferidos dele. E lembro bem que alguns eu já havia lido e sabia que eram, de fato, muito bons livros. Não foi difícil pensar que aquelas sugestões dele eram de fato muito boas.
Porém a oportunidade ainda não havia surgido. Nos últimos meses de 2017, entretanto, um amigo meu comprou esse livro, leu e me emprestou. Eu, como péssima amiga que sou às vezes, não devolvi ainda, porque fui deixando a leitura de lado, adiando, adiando. Mas em fevereiro vai, prometo, e em março o livro estará nas mãos dele outra vez.
Março - Os Varões Assinalados - Tabajara Ruas:
A vontade de ler esse livro surgiu numa noite chuvosa de setembro de 2017. Era a semana de Feira do Livro aqui da cidade e o autor Tabajara Ruas acompanhado da escritora Letícia Wierzchowski foram as estrelas principais de um evento paralelo que rolou. Como sou extremamente fã da Letícia, e como sabia do talento do Tabajara, eu não podia perder aquele evento. E foi lá que eu descobri que o meu livro preferido dela - A Casa das Sete Mulheres - surgiu a partir de uma leitura de Os Varões Assinalados.
Não preciso dizer mais muita coisa, né?! Descobri que o livro estava à disposição na biblioteca da universidade aqui de Santa Cruz e estou contando os dias para poder começar a lê-lo. Só não passei essa leitura na frente das outras duas, porque o primeiro já estava na minha mão e eu já tinha folheado suas páginas e ficado com muita vontade também, e porque o segundo não é meu e eu preciso devolvê-lo, como já expliquei.
Abril - Os Videntes - Libba Bray
Esse é um livro sobre o qual eu não sei absolutamente nada. Não faço nem ideia do que se trate. Mas eu achei ele em uma livraria itinerante que passou pela minha cidade há pouco mais de um ano. Eu me lembro que era uma biblioteca cheia de livros de culinária, histórias do tipo 'Diário de uma fruta' ou 'Saiba tudo sobre a (insira aqui a sua estrela de TV favorita)". Entre eles, porém, garimpando bem garimpado, achei esse livro e outros três. Um deles foi um achado - O Mago do Fernando Morais - e sobre os outros dois eu sabia tanto quanto sei do "Os Videntes", mas eu já os li e posso dizer que são muito bons também.
Então minhas expectativas em relação a esse são boas também. E como estou curiosa, decidi que em abril vou descobrir do que se trata e se ele é bom. É isso.
Maio - Baudolino - Umberto Eco
Esse é outro livro sobre o qual não sei muita coisa. Foi um achado meu em um desses troca-trocas de praças. Eu levei um volume meu, que eu não queria mais, e troquei por esse que é do Umberto Eco. Como já li "O Nome da Rosa" e como sei quem foi Umberto Eco, não pensei duas vezes e trouxe ele pra casa. Isso aconteceu em agosto ou setembro de 2017. E bom, é isso que posso dizer desse livro. Mas sei que em breve - em maio - vou poder falar mais.
Junho - Cristal Polonês - Letícia Wierzchowski
Sei muito pouco sobre o enredo desse livro, porém, já li outras coisas da Letícia - e como disse antes, ela é uma das minha escritoras favoritas - e imagino que eu possa gostar desse. Há algum tempo - como eu já disse também - ela esteve na minha cidade e durante esse encontro eu me propus a ler mais coisas dela - fora da série das Sete Mulheres - porque esse é apenas uma pequena parcela de tudo o que ela já lançou. Achei legal começar pelo primeiro livro dela. Achei legal começar por algo polonês assim como nós duas.
Acho que posso dizer que esse livro é um clássico, né?! Há muitos anos que escuto pessoas falando sobre ele aqui e ali, e há muitos anos que eu penso em lê-lo. Eu me lembro de ver visto o título desse livro numa lista estregue por um professor no meu segundo dia de aula na Universidade. Ele passou para alunos naquele dia a lista dos 100 volumes preferidos dele. E lembro bem que alguns eu já havia lido e sabia que eram, de fato, muito bons livros. Não foi difícil pensar que aquelas sugestões dele eram de fato muito boas.
Porém a oportunidade ainda não havia surgido. Nos últimos meses de 2017, entretanto, um amigo meu comprou esse livro, leu e me emprestou. Eu, como péssima amiga que sou às vezes, não devolvi ainda, porque fui deixando a leitura de lado, adiando, adiando. Mas em fevereiro vai, prometo, e em março o livro estará nas mãos dele outra vez.
Março - Os Varões Assinalados - Tabajara Ruas:
A vontade de ler esse livro surgiu numa noite chuvosa de setembro de 2017. Era a semana de Feira do Livro aqui da cidade e o autor Tabajara Ruas acompanhado da escritora Letícia Wierzchowski foram as estrelas principais de um evento paralelo que rolou. Como sou extremamente fã da Letícia, e como sabia do talento do Tabajara, eu não podia perder aquele evento. E foi lá que eu descobri que o meu livro preferido dela - A Casa das Sete Mulheres - surgiu a partir de uma leitura de Os Varões Assinalados.
Não preciso dizer mais muita coisa, né?! Descobri que o livro estava à disposição na biblioteca da universidade aqui de Santa Cruz e estou contando os dias para poder começar a lê-lo. Só não passei essa leitura na frente das outras duas, porque o primeiro já estava na minha mão e eu já tinha folheado suas páginas e ficado com muita vontade também, e porque o segundo não é meu e eu preciso devolvê-lo, como já expliquei.
Abril - Os Videntes - Libba Bray
Esse é um livro sobre o qual eu não sei absolutamente nada. Não faço nem ideia do que se trate. Mas eu achei ele em uma livraria itinerante que passou pela minha cidade há pouco mais de um ano. Eu me lembro que era uma biblioteca cheia de livros de culinária, histórias do tipo 'Diário de uma fruta' ou 'Saiba tudo sobre a (insira aqui a sua estrela de TV favorita)". Entre eles, porém, garimpando bem garimpado, achei esse livro e outros três. Um deles foi um achado - O Mago do Fernando Morais - e sobre os outros dois eu sabia tanto quanto sei do "Os Videntes", mas eu já os li e posso dizer que são muito bons também.
Então minhas expectativas em relação a esse são boas também. E como estou curiosa, decidi que em abril vou descobrir do que se trata e se ele é bom. É isso.
Maio - Baudolino - Umberto Eco
Esse é outro livro sobre o qual não sei muita coisa. Foi um achado meu em um desses troca-trocas de praças. Eu levei um volume meu, que eu não queria mais, e troquei por esse que é do Umberto Eco. Como já li "O Nome da Rosa" e como sei quem foi Umberto Eco, não pensei duas vezes e trouxe ele pra casa. Isso aconteceu em agosto ou setembro de 2017. E bom, é isso que posso dizer desse livro. Mas sei que em breve - em maio - vou poder falar mais.
Junho - Cristal Polonês - Letícia Wierzchowski
Sei muito pouco sobre o enredo desse livro, porém, já li outras coisas da Letícia - e como disse antes, ela é uma das minha escritoras favoritas - e imagino que eu possa gostar desse. Há algum tempo - como eu já disse também - ela esteve na minha cidade e durante esse encontro eu me propus a ler mais coisas dela - fora da série das Sete Mulheres - porque esse é apenas uma pequena parcela de tudo o que ela já lançou. Achei legal começar pelo primeiro livro dela. Achei legal começar por algo polonês assim como nós duas.
Julho - Papisa Joana - Donna Worfolk Cross
Essa será uma releitura. Houve uma fase da minha vida em que li muitas coisas sobre história da Igreja Católica, conspirações, segredos e mistérios envolvendo a fé. Isso aconteceu quando meu próprio avô lançou o livro "As sete chaves do código Galileu Galilei". Quase que simultaneamente, naquela época, foi lançado também "O código DaVinci". Todas as circunstâncias contribuíram para que eu me apaixonasse pela temática. E esse foi um dos livros lidos na época - ha cerca de 10 anos. Ele vai contar a história de uma suposta mulher que teria sido papa em determinado período da história. Alguns dizem que é apenas ficção, outros afirmam que isso pode, sim, ter sido verdade. Eu não tenho - ainda - conhecimento suficiente para confirmar ou não, mas gosto dessa história, ou pelo menos, gostei quando li pela primeira vez. E fazia tempo que eu queria ler novamente.
Essa será uma releitura. Houve uma fase da minha vida em que li muitas coisas sobre história da Igreja Católica, conspirações, segredos e mistérios envolvendo a fé. Isso aconteceu quando meu próprio avô lançou o livro "As sete chaves do código Galileu Galilei". Quase que simultaneamente, naquela época, foi lançado também "O código DaVinci". Todas as circunstâncias contribuíram para que eu me apaixonasse pela temática. E esse foi um dos livros lidos na época - ha cerca de 10 anos. Ele vai contar a história de uma suposta mulher que teria sido papa em determinado período da história. Alguns dizem que é apenas ficção, outros afirmam que isso pode, sim, ter sido verdade. Eu não tenho - ainda - conhecimento suficiente para confirmar ou não, mas gosto dessa história, ou pelo menos, gostei quando li pela primeira vez. E fazia tempo que eu queria ler novamente.
Agosto - Notícia de um Sequestro - Gabriel Garcia Márquez
Quando estava fazendo essa lista de livros para 2018 eu me lembrei dos livros reportagem e pensei que seria interessante acrescentar um deles, porque há tantos e tão bem escritos e eu, afinal de contas, sou jornalista e gosto/devo ler coisas de colegas meus. Então fui buscar alguns daqueles títulos que nunca havia lido e, vou dizer, foi difícil escolher. Acabei optando por esse para seguir um padrão e unir o útil ao agradável.
Nos últimos dois anos sempre tive nas minhas listas de lidos algo do Gabo. Primeiro foi "O amor nos tempos do cólera", e depois, em 2017, o "Cem anos de solidão". Pensei, então, que em 2018 eu poderia ler alguma coisa relacionada ao jornalismo que ele tenha escrito. E aí está o "Notícias de um sequestro". Coloquei esse livro no mês de agosto, porque é meu mês de aniversário, e porque acredito que essa leitura será um presente para mim.
Setembro - Vocação para o mal - Robert Galbraith
Gosto do Robert Galbraith não apenas porque ele é o pseudônimo da J. K. Rowling, mas porque acho que suas histórias são muito bem escritas. E acho que histórias de mistério não são fáceis de serem elaboradas. Pense bem, você precisa criar, mais do que nunca um clima e diversas situações, deixando aqui e ali pistas sobre a resolução do caso, mas sem entregá-la antes do final. Além disso, há bons escritores dentro dessa área, o que torna ainda mais difícil para um autor escrever sem fazer mais do mesmo.
Mas Galbraith/Rowling consegue fazer isso, e esse livro dele/dela tenho lá em casa mas ainda não consegui ler. Ganhei ele, se não estou enganada, de aniversário. Como acho que já passou da hora e como acho que logo, logo ela deve estar lançando outro volume, resolvi colocar esse na lista dos 12 para 2018.
Quando estava fazendo essa lista de livros para 2018 eu me lembrei dos livros reportagem e pensei que seria interessante acrescentar um deles, porque há tantos e tão bem escritos e eu, afinal de contas, sou jornalista e gosto/devo ler coisas de colegas meus. Então fui buscar alguns daqueles títulos que nunca havia lido e, vou dizer, foi difícil escolher. Acabei optando por esse para seguir um padrão e unir o útil ao agradável.
Nos últimos dois anos sempre tive nas minhas listas de lidos algo do Gabo. Primeiro foi "O amor nos tempos do cólera", e depois, em 2017, o "Cem anos de solidão". Pensei, então, que em 2018 eu poderia ler alguma coisa relacionada ao jornalismo que ele tenha escrito. E aí está o "Notícias de um sequestro". Coloquei esse livro no mês de agosto, porque é meu mês de aniversário, e porque acredito que essa leitura será um presente para mim.
Setembro - Vocação para o mal - Robert Galbraith
Gosto do Robert Galbraith não apenas porque ele é o pseudônimo da J. K. Rowling, mas porque acho que suas histórias são muito bem escritas. E acho que histórias de mistério não são fáceis de serem elaboradas. Pense bem, você precisa criar, mais do que nunca um clima e diversas situações, deixando aqui e ali pistas sobre a resolução do caso, mas sem entregá-la antes do final. Além disso, há bons escritores dentro dessa área, o que torna ainda mais difícil para um autor escrever sem fazer mais do mesmo.
Mas Galbraith/Rowling consegue fazer isso, e esse livro dele/dela tenho lá em casa mas ainda não consegui ler. Ganhei ele, se não estou enganada, de aniversário. Como acho que já passou da hora e como acho que logo, logo ela deve estar lançando outro volume, resolvi colocar esse na lista dos 12 para 2018.
Outubro - Che Guevera, uma biografia - Jon Lee Anderson
Já peguei esse livro pra ler uma vez. Na metade de 2017, não lembro ao certo em que mês. Li cerca de 100 páginas mas tive que devolvê-lo à biblioteca de onde peguei. Ele é um calhamação e até acho que será um desafio pra mim lê-lo todo em um mês, mas, justamente por já ter tido ele nas mãos uma vez é que sei que a leitura é maravilhosamente fluída e não vejo a hora de poder lê-lo novamente.
Ele fala, é claro, sobre a história de Che Guevara e foi escrito por um grande biógrafo. Foi uma das leituras que me recomendaram quando fiz uma disciplina no Mestrado da Unisc em 2017. Em outubro, então, será a vez dele.
Já peguei esse livro pra ler uma vez. Na metade de 2017, não lembro ao certo em que mês. Li cerca de 100 páginas mas tive que devolvê-lo à biblioteca de onde peguei. Ele é um calhamação e até acho que será um desafio pra mim lê-lo todo em um mês, mas, justamente por já ter tido ele nas mãos uma vez é que sei que a leitura é maravilhosamente fluída e não vejo a hora de poder lê-lo novamente.
Ele fala, é claro, sobre a história de Che Guevara e foi escrito por um grande biógrafo. Foi uma das leituras que me recomendaram quando fiz uma disciplina no Mestrado da Unisc em 2017. Em outubro, então, será a vez dele.
Novembro - O regresso - Rosamunde Pilcher
Outro calhamaço, outra autora genial. Como falei em um post recente, eu adoro a Rosamunde e procuro ler pelo menos um volume dela por ano. Já um esse ano, mas não há problema nenhum em ler dois porque são leituras agradáveis. Além disso, a exemplo do que aconteceu com a biografia do Che, já tive esse livro nas mãos uma vez e também tive que devolvê-lo, mas o início dele nunca me saiu da cabeça e estou louca de intrigada para saber como ele continua. Por isso ele está nessa lista.
Outro calhamaço, outra autora genial. Como falei em um post recente, eu adoro a Rosamunde e procuro ler pelo menos um volume dela por ano. Já um esse ano, mas não há problema nenhum em ler dois porque são leituras agradáveis. Além disso, a exemplo do que aconteceu com a biografia do Che, já tive esse livro nas mãos uma vez e também tive que devolvê-lo, mas o início dele nunca me saiu da cabeça e estou louca de intrigada para saber como ele continua. Por isso ele está nessa lista.
Dezembro - On The Road - Jack Kerouac
Já comecei esse livro pelo menos umas três vezes desde que eu comprei ele, há uns 5 anos. E não consigo dar continuidade. Eu não gosto muito dos personagens principais no começo da história, pra ser bem sincera, e aquela vida deles - desregrada - me faz revirar os olhos, sabe? Mas esse é um livro clássico e tenho quase certeza que se eu conseguir passar das páginas iniciais, vou gostar dele. Acredito nisso principalmente porque pessoas, blogueiros e vlogueiros com gostos muito parecidos com os meus, já apontaram isso. Então, bom, acho que em 2018 preciso dar uma chance e fazer isso com mais gás.
E é isso.
Esses são os livros escolhidos para serem lidos em 2018 e essas são as minhas relações com eles até o presente momento. Agora é esperar a leitura de cada um para que eu possa passar minhas novas impressões deles após a oportunidade de lê-los.
Vamos nos falando.
Beijos.
Já comecei esse livro pelo menos umas três vezes desde que eu comprei ele, há uns 5 anos. E não consigo dar continuidade. Eu não gosto muito dos personagens principais no começo da história, pra ser bem sincera, e aquela vida deles - desregrada - me faz revirar os olhos, sabe? Mas esse é um livro clássico e tenho quase certeza que se eu conseguir passar das páginas iniciais, vou gostar dele. Acredito nisso principalmente porque pessoas, blogueiros e vlogueiros com gostos muito parecidos com os meus, já apontaram isso. Então, bom, acho que em 2018 preciso dar uma chance e fazer isso com mais gás.
E é isso.
Esses são os livros escolhidos para serem lidos em 2018 e essas são as minhas relações com eles até o presente momento. Agora é esperar a leitura de cada um para que eu possa passar minhas novas impressões deles após a oportunidade de lê-los.
Vamos nos falando.
Beijos.
Comentários
Postar um comentário