Pular para o conteúdo principal

Sobre os 12 livros escolhidos

Olá pessoas, tudo bom?

Quando fiz o post sobre os 12 livros para 2018, prometi - pra vocês e pra mim -  que faria um segundo post falando um pouco sobre como foram escolhidos cada um daqueles volumes. E é para isso que estamos aqui agora. Por quê? Bom, porque é preciso falar sobre livros, sobre as nossas experiências com eles e sobre como eles chegam até nós. Eu adoro. Espero que vocês também e que o post seja útil, de uma forma ou de outra para alguém.

Então, sem mais delongas, vamos lá:

Janeiro - Sapiens - Yuval Noah Harari:

Esse livro virou uma febre no Brasil em 2017. Estava entre os volumes de maior destaque na Feira do Livro de Santa Cruz do Sul em setembro do ano que passou e está também entre os destaques nas livrarias daqui. Nos site e livrarias virtuais, então, nem se fala. Mas apesar dele estar por todos os lugares, confesso que ele não me atraiu logo de cara, não.

Eu sou um pouquinho avessa à livros cujos títulos digam "resumo", "breve", "para quem tem pressa". Então nem mesmo peguei ele na mão num primeiro momento. Porém, num determinado dia, enquanto tomava um café numa das principais livrarias aqui da cidade, encontrei com um autor local e ele é que fez a sugestão de leitura. O livro - uma pilha dele, na verdade - estava em uma pequena estante bem ao lado da mesa onde estávamos e ele comentou comigo que para ele a leitura havia sido muito proveitosa. Isso foi ali por novembro de 2017.

Desde então ele está na minha pilha de livros por ler. Mas eu ainda não havia conseguido iniciar essa leitura por uma questão de prioridade e de outras leituras mais urgentes. Enfim, na virada do ano eu iniciei a leitura e nas próximas semana haverá um post aqui só sobre ele.

Fevereiro - A insustentável leveza do ser - Milan Kundera:

Acho que posso dizer que esse livro é um clássico, né?! Há muitos anos que escuto pessoas falando sobre ele aqui e ali, e há muitos anos que eu penso em lê-lo. Eu me lembro de ver visto o título desse livro numa lista estregue por um professor no meu segundo dia de aula na Universidade. Ele passou para alunos naquele dia a lista dos 100 volumes preferidos dele. E lembro bem que alguns eu já havia lido e sabia que eram, de fato, muito bons livros. Não foi difícil pensar que aquelas sugestões dele eram de fato muito boas.

Porém a oportunidade ainda não havia surgido. Nos últimos meses de 2017, entretanto, um amigo meu comprou esse livro, leu e me emprestou. Eu, como péssima amiga que sou às vezes, não devolvi ainda, porque fui deixando a leitura de lado, adiando, adiando. Mas em fevereiro vai, prometo, e em março o livro estará nas mãos dele outra vez.

Março - Os Varões Assinalados - Tabajara Ruas:

A vontade de ler esse livro surgiu numa noite chuvosa de setembro de 2017. Era a semana de Feira do Livro aqui da cidade e o autor Tabajara Ruas acompanhado da escritora Letícia Wierzchowski foram as estrelas principais de um evento paralelo que rolou. Como sou extremamente fã da Letícia, e como sabia do talento do Tabajara, eu não podia perder aquele evento. E foi lá que eu descobri que o meu livro preferido dela - A Casa das Sete Mulheres - surgiu a partir de uma leitura de Os Varões Assinalados.



Não preciso dizer mais muita coisa, né?! Descobri que o livro estava à disposição na biblioteca da universidade aqui de Santa Cruz e estou contando os dias para poder começar a lê-lo. Só não passei essa leitura na frente das outras duas, porque o primeiro já estava na minha mão e eu já tinha folheado suas páginas e ficado com muita vontade também, e porque o segundo não é meu e eu preciso devolvê-lo, como já expliquei.

Abril - Os Videntes - Libba Bray

Esse é um livro sobre o qual eu não sei absolutamente nada. Não faço nem ideia do que se trate. Mas eu achei ele em uma livraria itinerante que passou pela minha cidade há pouco mais de um ano. Eu me lembro que era uma biblioteca cheia de livros de culinária, histórias do tipo 'Diário de uma fruta' ou 'Saiba tudo sobre a (insira aqui a sua estrela de TV favorita)". Entre eles, porém, garimpando bem garimpado, achei esse livro e outros três. Um deles foi um achado - O Mago do Fernando Morais - e sobre os outros dois eu sabia tanto quanto sei do "Os Videntes", mas eu já os li e posso dizer que são muito bons também.

Então minhas expectativas em relação a esse são boas também. E como estou curiosa, decidi que em abril vou descobrir do que se trata e se ele é bom. É isso.

Maio - Baudolino - Umberto Eco

Esse é outro livro sobre o qual não sei muita coisa. Foi um achado meu em um desses troca-trocas de praças. Eu levei um volume meu, que eu não queria mais, e troquei por esse que é do Umberto Eco. Como já li "O Nome da Rosa" e como sei quem foi Umberto Eco, não pensei duas vezes e trouxe ele pra casa. Isso aconteceu em agosto ou setembro de 2017. E bom, é isso que posso dizer desse livro. Mas sei que em breve - em maio - vou poder falar mais.

Junho - Cristal Polonês - Letícia Wierzchowski

Sei muito pouco sobre o enredo desse livro, porém, já li outras coisas da Letícia - e como disse antes, ela é uma das minha escritoras favoritas - e imagino que eu possa gostar desse. Há algum tempo - como eu já disse também - ela esteve na minha cidade e durante esse encontro eu me propus a ler mais coisas dela - fora da série das Sete Mulheres - porque esse é apenas uma pequena parcela de tudo o que ela já lançou. Achei legal começar pelo primeiro livro dela. Achei legal começar por algo polonês assim como nós duas.

Julho - Papisa Joana - Donna Worfolk Cross

Essa será uma releitura. Houve uma fase da minha vida em que li muitas coisas sobre história da Igreja Católica, conspirações, segredos e mistérios envolvendo a fé. Isso aconteceu quando meu próprio avô lançou o livro "As sete chaves do código Galileu Galilei". Quase que simultaneamente, naquela época, foi lançado também "O código DaVinci". Todas as circunstâncias contribuíram para que eu me apaixonasse pela temática. E esse foi um dos livros lidos na época - ha cerca de 10 anos. Ele vai contar a história de uma suposta mulher que teria sido papa em determinado período da história. Alguns dizem que é apenas ficção, outros afirmam que isso pode, sim, ter sido verdade. Eu não tenho - ainda - conhecimento suficiente para confirmar ou não, mas gosto dessa história, ou pelo menos, gostei quando li pela primeira vez. E fazia tempo que eu queria ler novamente.



Agosto - Notícia de um Sequestro - Gabriel Garcia Márquez

Quando estava fazendo essa lista de livros para 2018 eu me lembrei dos livros reportagem e pensei que seria interessante acrescentar um deles, porque há tantos e tão bem escritos e eu, afinal de contas, sou jornalista e gosto/devo ler coisas de colegas meus. Então fui buscar alguns daqueles títulos que nunca havia lido e, vou dizer, foi difícil escolher. Acabei optando por esse para seguir um padrão e unir o útil ao agradável.

Nos últimos dois anos sempre tive nas minhas listas de lidos algo do Gabo. Primeiro foi "O amor nos tempos do cólera", e depois, em 2017, o "Cem anos de solidão". Pensei, então, que em 2018 eu poderia ler alguma coisa relacionada ao jornalismo que ele tenha escrito. E aí está o "Notícias de um sequestro". Coloquei esse livro no mês de agosto, porque é meu mês de aniversário, e porque acredito que essa leitura será um presente para mim.

Setembro - Vocação para o mal - Robert Galbraith


Gosto do Robert Galbraith não apenas porque ele é o pseudônimo da J. K. Rowling, mas porque acho que suas histórias são muito bem escritas. E acho que histórias de mistério não são fáceis de serem elaboradas. Pense bem, você precisa criar, mais do que nunca um clima e diversas situações, deixando aqui e ali pistas sobre a resolução do caso, mas sem entregá-la antes do final. Além disso, há bons escritores dentro dessa área, o que torna ainda mais difícil para um autor escrever sem fazer mais do mesmo.

Mas Galbraith/Rowling consegue fazer isso, e esse livro dele/dela tenho lá em casa mas ainda não consegui ler. Ganhei ele, se não estou enganada, de aniversário. Como acho que já passou da hora e como acho que logo, logo ela deve estar lançando outro volume, resolvi colocar esse na lista dos 12 para 2018.

Outubro - Che Guevera, uma biografia - Jon Lee Anderson

Já peguei esse livro pra ler uma vez. Na metade de 2017, não lembro ao certo em que mês. Li cerca de 100 páginas mas tive que devolvê-lo à biblioteca de onde peguei. Ele é um calhamação e até acho que será um desafio pra mim lê-lo todo em um mês, mas, justamente por já ter tido ele nas mãos uma vez é que sei que a leitura é maravilhosamente fluída e não vejo a hora de poder lê-lo novamente.

Ele fala, é claro, sobre a história de Che Guevara e foi escrito por um grande biógrafo. Foi uma das leituras que me recomendaram quando fiz uma disciplina no Mestrado da Unisc em 2017. Em outubro, então, será a vez dele.

Novembro - O regresso - Rosamunde Pilcher

Outro calhamaço, outra autora genial. Como falei em um post recente, eu adoro a Rosamunde e procuro ler pelo menos um volume dela por ano. Já um esse ano, mas não há problema nenhum em ler dois porque são leituras agradáveis. Além disso, a exemplo do que aconteceu com a biografia do Che, já tive esse livro nas mãos uma vez e também tive que devolvê-lo, mas o início dele nunca me saiu da cabeça e estou louca de intrigada para saber como ele continua. Por isso ele está nessa lista.



Dezembro - On The Road - Jack Kerouac

Já comecei esse livro pelo menos umas três vezes desde que eu comprei ele, há uns 5 anos. E não consigo dar continuidade. Eu não gosto muito dos personagens principais no começo da história, pra ser bem sincera, e aquela vida deles - desregrada - me faz revirar os olhos, sabe? Mas esse é um livro clássico e tenho quase certeza que se eu conseguir passar das páginas iniciais, vou gostar dele. Acredito nisso principalmente porque pessoas, blogueiros e vlogueiros com gostos muito parecidos com os meus, já apontaram isso. Então, bom, acho que em 2018 preciso dar uma chance e fazer isso com mais gás.

E é isso.
Esses são os livros escolhidos para serem lidos em 2018 e essas são as minhas relações com eles até o presente momento. Agora é esperar a leitura de cada um para que eu possa passar minhas novas impressões deles após a oportunidade de lê-los.

Vamos nos falando.
Beijos. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

In memorian

Santa Cruz do Sul perdeu, no último fim de semana o maior incentivador da leitura que eu tive o prazer de conhecer e também um escritor. Aliás, pra mim, o melhor de todos, porque era ele o meu avô. Pensando em homenageá-lo, e também em manter viva a memória dele, eu escrevi algumas coisas. É uma espécie de carta, eu diria. Uma mensagem para ele. Uma mensagem de aniversário, aliás, porque nessa quarta-feira, dia 11 de setembro de 2019, ele estaria completando 83 anos. Segue abaixo. Oi Vô,  Não faz muito tempo que tu desencarnaste e nós todos ainda estamos digerindo a tua partida desse plano material para o plano espiritual. Desde cedo, porém, eu senti dentro de mim uma necessidade muito grande de falar sobre a pessoa que tu foi, de te homenagear. Porque fostes grande, gigante na verdade, de espírito, de coração e de pensamentos. Para muitas pessoas tu eras o professor. O foste profissionalmente durante muitos anos, quando eu ainda nem sonhava em existir. Mas foste também

Coleção "A vida no mundo espiritual" do André Luiz: ordem de leitura

Hello! Recentemente fiz um post falando sobre as tantas leituras que eu tenho vontade de fazer ao longo de 2022. E falei lá que é difícil eu conseguir fazer todas elas, que tenho consciência disso. Mas tem um item da lista em especial que eu considero um pouquinho mais prioritário . Estou falando das leituras espíritas . Eu estou concluindo a leitura da série de romances históricos ditados por Emmanuel para Chico Xavier (em breve faço um post sobre eles) e ainda não tinha decidido exatamente como dar sequências às minhas leituras, mas já naquele post comentei sobre a possibilidade de dar início a uma nova série de leituras, talvez num tom de um novo desafio para mim mesma .  E estava pensando na coleção "A vida no mundo espiritual" do André Luiz .  Recentemente decidi que, sim, será por ela que vou seguir.  Então, resolvi fazer esse post. Não apenas por uma questão de organização minha, mas também pra deixar a sugestão de leitura a quem, eventualmente, também tenha interesse

Lendo 'As Crônicas de Nárnia' #4 - O Príncipe Caspian

Oie, oie! Tudo bom? Vamos dar continuidade à leitura conjunta da série "As Crônicas de Nárnia"? No post de hoje vamos falar um pouco sobre a quarta crônica da história, "O Príncipe Caspian". Na edição que eu estou lendo, ela tem 108 páginas e 15 capítulos e foi uma leitura bastante rápida de fazer, porque assim como as demais, tem um enredo bastante envolvente. Nela, os quatro grandes reis e rainhas - Pedro, Susana, Edmundo e Lúcia - são levados novamente à Nárnia quando esse reino mais precisa de ajuda para voltar à sua ordem normal depois de centenas de anos de dominação por parte dos telmarianos - povo de Telmar que conquistou Nárnia durante a ausência dos quatro reis e de Aslan. Capa do livro - Foto: Divulgação A história inicia, mais um vez, na Inglaterra. Os quatro jovens estão em uma estação de trem esperando para embarcarem para suas respectivas escolas. Passou cerca de um ano desde que eles retornaram de Nárnia através do Ermo do Lampião que d