Que Santa Cruz do Sul tem uma gama de bons escritores, não é novidade pra ninguém. Mas a variedade do que eles escrevem só é percebida quando paramos pra refletir sobre o que já foi publicado por autores daqui. Há poesias, quadrinhos, contos, crônicas e romances, e dentro dessa última categoria, temos histórias de amor, baseadas na realidade ou não, livros que retratam a vida por aqui ou que foram trabalhados em cima disso, e há também histórias inteligentes segredos a serem desvendados. Não precisamos de “O Código da Vinci” quando temos “As Sete Chaves do Código Galileu Galilei”.
![]() |
Livro escrito por Odilon Blank sob o pseudônimo de A. Z. Adonai - Crédito: Luana Ciecelski |
Escrito por A. Z. Adonai - pseudônimo utilizado pelo autor Odilon Blank – o livro relata a busca de um homem por um segredo deixado pelo físico e astrônomo, Galileu Galilei. Em 1633, Galileu foi preso e julgado pela Igreja Católica por declarar que a Terra é que girava em torno do Sol, e não o contrário. Para não ser condenado à morte, ele concordou em negar suas afirmações e foi então condenado à prisão domiciliar. O enredo do livro trabalha com a ideia de que ele teria voltado atrás em suas afirmações, apenas para poder viver e deixar para as gerações futuras a verdade. Sobre a Terra e o Sol, mas também espiritual e religiosa, uma mensagem de paz e de amor.
Mas condenado e observado, Galileu não poderia fazer isso abertamente. Dessa forma, na história do livro ele foi o criador de uma ordem secreta denominada “Esclarecidos”. Essa ordem sobreviveu até os dias de hoje, mas ainda hoje não conseguiu desvendar todos códigos deixados. E é aí que entra nosso personagem principal, que leva o nome do pseudônimo – Adonai.
O texto trabalha fortemente com fatos histórico e religiosos, abordando principalmente o radicalismo, o que isso já causou à humanidade – como a morte de diversos homens da ciência, tal qual Giordano Bruno, por exemplo - e o que ainda pode causar. Mas no meio disso tudo, também traz elementos de ficção que tornam o enredo interessante, como por exemplo, uma aventura na Europa na busca pelas pistas deixadas por Galileu, encontros da Ordem dos Esclarecidos e, claro, textos deixados pelo “mestre” Galilei.
Como a história é narrada pelo próprio pseudônimo e como em algumas ocasiões ele fala diretamente ao leitor, fica a sensação de ainda mais veracidade na história e quem começa a ler dificilmente tem vontade de parar. Por outro lado, porém, preciso avisar: o texto traz detalhes bastante fortes a respeito da história religiosa, especialmente da Igreja Católica, ele desconstrói diversos mitos e crenças, e fala abertamente sobre situações construídas ao longo da história para manter o poder ou aumentar a riqueza.
Por tudo isso, eu indico a leitura. Acho que ela chama as pessoas para a reflexão, abre os olhos para diversos acontecimentos, nos ensina a ser mais questionadores e também a ver como a vida mudou nos últimos séculos. As Sete Chaves do Código Galileu Galilei foi lançado em 2006 pela editora Bodigaya.
O LIVRO
Título: As Sete Chaves do Código Galileu Galilei
Autor: A. Z. Adonai
Editora: Bodigaya
Páginas: 255
Lançamento: 2006
Preço: R$ 49,00 (com o autor ou no site da Bodigaya)
Essa coluna também pode ser lida no site do Riovale Jornal.
-------------------------------------------
Me adicione nas redes sociais:
・
Facebook
・
Instagram
・
Skoob
・
Youtube![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
O LIVRO
Título: As Sete Chaves do Código Galileu Galilei
Autor: A. Z. Adonai
Editora: Bodigaya
Páginas: 255
Lançamento: 2006
Preço: R$ 49,00 (com o autor ou no site da Bodigaya)
Essa coluna também pode ser lida no site do Riovale Jornal.
-------------------------------------------
Me adicione nas redes sociais:
・

・

・

・

Comentários
Postar um comentário