Pular para o conteúdo principal

Lendo 'Tolkien' - Apresentação

Olá, olá!

Encerrado o desafio literário - ou projeto literário - de 'As Crônicas de Nárnia', onde lemos as sete crônicas escritas e publicadas por C. S. Lewis na década de 1950, é chegada a hora de iniciar um novo projeto. 

Durante alguns dias eu fiquei pensando em qual poderia ser a próxima leitura. Gostaria de continuar lendo séries, mas não sabia exatamente qual. Cheguei a cogitar a leitura das 'Crônicas de Gelo e Fogo', de George R. R. Martin - agora que a série Game of Thrones está em pausa entre uma temporada e outra - mas achei melhor esperar mais um pouquinho pra ver se Martin resolve lançar o livro que falta, para ler todos de uma vez só.

Principais livros de Tolkien - Créditos: Divulgação

Então pensei... por que não? Eu adoro Tolkien, ele era amigo de Lewis, e há bastante tempo venho querendo reler 'O Senhor dos Anéis'. Além disso, eu nunca consegui completar a leitura de 'O Silmarillion' porque ela exigia uma dedicação que no tempo da faculdade eu não poderia dar, mas agora... agora é diferente. 

Assim escolhi. Leremos John Ronald Reuel Tolkien, (J. R. R. Tolkien). Mas não todos os livros lançados por ele ou pelo filho dele (postumamente). Num primeiro momento, leremos cinco livros, aqueles que eu acredito serem os principais: 'O Silmarillion', 'O Hobbit'', 'A Sociedade do Anel', 'As Duas Torres' e 'O Retorno do Rei' (esses últimos três que compreendem a série 'O Senhor dos Anéis')

O PROJETO

A leitura será feita nessa mesma ordem. Ela não é a mais comum, eu sei, aliás normalmente as pessoas começam pela trilogia 'Senhor dos Anéis', mas essa é a ordem mais cronológica das histórias. Resumidamente, O Silmarillion (um dos que foi lançado postumamente) compreende a gênese da Terra Média e as histórias das duas primeiras Eras desse lugar. O Hobbit, por sua vez, fala da história do reaparecimento do Um Anel já na Terceira Era. E a trilogia O Senhor dos Anéis nos conta sobre a  volta do Mal e a missão de destruição desse mesmo anel.

Além dessa ser a ordem mais cronológica, eu acredito que essa ordem também me permitirá mais fôlego na leitura de O Silmarillion que é, de fato, um livro denso como bem sabem os fãs de Tolkien. Acho que a leitura de O Silmarillion também irá enriquecer a minha releitura de O Hobbit e de O Senhor dos Anéis. Segundo as informações que eu tenho, o Silmarillion torna muito mais claros alguns acontecimentos dos outros livros.

Vamos começar lendo O Silmarillion - Crédito: Luana Ciecelski

As edições que eu tenho dos volumes são da Martins Fontes. No caso do Silmarillion, é a 1ª edição (1999) 4ª tiragem (2003). No caso do Hobbit, é a 4ª edição publicada em 2009. E o Senhor dos Anéis será no volume único da 1ª edição de 2001.

E os posts? Bom, estou pensando em estabelecer uma meta semanal, um número X de capítulos ou de páginas para ler e assim, continuo fazendo as postagens desse desafios nas sextas-feiras, como vinha fazendo com As Crônicas de Nárnia. O que acham? Pode ser?

Então, a divisão do primeiro livro, o Silmarillion, ficou assim: na primeira semana vou ler os dois primeiros capítulos, Ainulindalë e Valaquenta. Da segunda à sétima semanas vou ler o Quenta Silmarillion dividindo-o em quatro capítulos por semana. Na oitava semana vou ler o capítulo Akallabêth e na nona semanas lerei o capítulo Dos Anéis de Poder e da Terceira Era. A divisão dos demais livros eu passo quando começar a lê-los.

Feito então?
Alguém ai vai querer ler comigo esse conjunto de histórias incríveis?

Antes de terminar esse post, porém, acho que cabe trazer uma breve biografia desse autor. Eu sei, eu sei, quase todo mundo conhece ele e tem muita coisa na internet pra quem quer saber mais, mas ele é um dos meus autores favoritos, então faço questão.

BREVE BIOGRAFIA

Tolkien, além de escritor também era professor universitário. Sua especialidade era a filologia, ou seja, a ciência que estuda o desenvolvimento das línguas ou de famílias de línguas com base em escritos antigos. Acredita-se inclusive que todo o seu conhecimento em filologia facilitou na criação das diversas línguas citadas na história de Senhor dos Anéis, especialmente a língua élfica, uma das mais desenvolvidas, com alfabeto completo e tudo o mais.

Filho de britânicos, Tolkien nasceu na Africa, mas foi criado na Inglaterra. Desde pequeno se mostrou fascinado pela linguística e acabou se formando na faculdade de Letras em Exeter. Entre os anos de 1914 e 1918 participou ativamente da Primeira Guerra Mundial e acredita-se que foi mais ou menos por essa época que os primeiros esboços de um "mundo paralelo" começaram a surgir em sua mente.

Tolkien com o uniforme da 1ª Guerra Mundial - Créditos: Divulgação

Depois desse período, Tolkien tornou-se professor universitário. Iniciou como professor de anglo-saxão (e foi considerado um dos maiores especialistas do assunto) na Universidade de Oxford entre os anos de 1925 e 1945. Depois foi também professor de inglês e literatura inglesa na mesma universidade de 1945 a 1959. Entre uma aula e outra, num determinado dia, enquanto corrigia provas e analisava papeis de estudantes que queriam ingressar na universidade, Tolkien escreveu no canto de um folha de papel a seguinte frase: "Numa toca no chão vivia um Hobbit...". E assim teve início uma das sagas mais famosas do mundo.

Como autor, Tolkien foi considerado o "pai da literatura fantástica moderna" e é considerado um dos maiores autores desse estilo ainda hoje. Suas obras foram traduzidas para mais de cinquenta idiomas e venderam mais de 300 milhões de cópias e em 1996, uma pesquisa feita pela livraria londrina Waterstone's, que conta com mais de 200 lojas em toda Grã-Bretanha, em parceria com o canal de televisão Channel 4, elegeu O Senhor dos Anéis como o melhor livro do século.

Além de tudo isso há algo ainda mais importante: ele continua sendo lido, geração após geração, influenciando-as e fazendo com que gostem da literatura. Varias de suas histórias também foram adaptadas para o cinema 

OBRAS

No total, mais de 40 textos foram lançados com a assinatura de Tolkien. Mas além dessas, muita coisa nunca foi divulgada. Tolkien morreu em 1973 deixando muita coisa inacabada e na gaveta e boa parte do material que temos a nossa disposição, só pode ser acessado porque o terceiro filho do escritor, Christopher Tolkien, resolveu reunir esse material, selecioná-lo e publicá-lo.

Ainda assim, sabe-se que muita coisa nem Christopher conseguiu publicar. Talvez nunca consiga. E pra nós, brasileiros, há ainda o agravante da tradução. Muita coisa, muita coisa mesmo não ganhou sua versão em português. Mas não tem problema.

Confere ai a bibliografia do autor:

O Hobbit - 1937
Sobre histórias de fadas - 1945
Mestre Gil de Ham - 1949
A Sociedade do Anel - 1954
As Duas Torres - 1954
O Retorno do Rei - 1955
As aventura de Tom Bombadil - 1962
Árvore e folha - 1964
A última canção de Bilbo - 1966
The Tolkien Reader - 1966
The Road Goes Ever On - 1967
Ferreiro do Bosque Grande - 1967

OBRAS PÓSTUMAS

Guide to the Names in The Lord of the Rings - 1975
Traduções de Sir Gawain and the Green Knight, Pearl e Sir Orfeo - 1975
The Father Christmas Letters - 1976
O Silmarillion - 1977
Pictures by J. R. R. Tolkien - 1979
Contos Inacabados - 1980
Poems and Stories - 1980
As cartas de J. R. R. Tolkien - 1981
The Old English "Exodus" Text - 1981
Finn and Hengest: The Fragment and the Episode - 1982
Mr. Bliss - 1982
The Monsters and the Critics - 1983
           Beowulf: the Monsters and the Critics - 1936
           On Translating Beowulf - 1940
           On Fairy-Stories -1947
           A Secret Vice - 1930
           English and Welsh - 1955
The History of Middle-earth - 1983-1996
          The Book of Lost Tales 1 - 1983
          The Book of Lost Tales 2 - 1984
          The Lays of Beleriand - 1985
          The Shaping of Middle-earth - 1986
          The Lost Road and Other Writings - 1987
          The Return of the Shadow - 1988
          The Treason of Isengard - 1989
          The War of the Ring - 1990
          Sauron Defeated - 1992
          Morgoth's Ring - 1993
          The War of the Jewels - 1994
          The Peoples of Middle-earth - 1996
          Index - 2002
J. R. R. Tolkien: Artist and Illustrator - 1995
Roverandom - 1998
Beowulf and the Critics ed. Michael D.C. Drout - 2002
Guide to the Names in The Lord of the Rings - 2005
Os Filhos de Húrin - 2007
The History of The Hobbit  - 2007
Tales from the Perilous Realm - 2008
The Legend of Sigurd and Gudrún - 2009
The Fall of Arthur - 2013
Beowulf: a translation and commentary - 2014
The Story of Kullervo - 2015
Beren and Lúthien - 2017

-------------------------------------------

Me adicione nas redes sociais:
Skoob
 Youtube
 Minha wishlist 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

In memorian

Santa Cruz do Sul perdeu, no último fim de semana o maior incentivador da leitura que eu tive o prazer de conhecer e também um escritor. Aliás, pra mim, o melhor de todos, porque era ele o meu avô. Pensando em homenageá-lo, e também em manter viva a memória dele, eu escrevi algumas coisas. É uma espécie de carta, eu diria. Uma mensagem para ele. Uma mensagem de aniversário, aliás, porque nessa quarta-feira, dia 11 de setembro de 2019, ele estaria completando 83 anos. Segue abaixo. Oi Vô,  Não faz muito tempo que tu desencarnaste e nós todos ainda estamos digerindo a tua partida desse plano material para o plano espiritual. Desde cedo, porém, eu senti dentro de mim uma necessidade muito grande de falar sobre a pessoa que tu foi, de te homenagear. Porque fostes grande, gigante na verdade, de espírito, de coração e de pensamentos. Para muitas pessoas tu eras o professor. O foste profissionalmente durante muitos anos, quando eu ainda nem sonhava em existir. Mas foste também

Coleção "A vida no mundo espiritual" do André Luiz: ordem de leitura

Hello! Recentemente fiz um post falando sobre as tantas leituras que eu tenho vontade de fazer ao longo de 2022. E falei lá que é difícil eu conseguir fazer todas elas, que tenho consciência disso. Mas tem um item da lista em especial que eu considero um pouquinho mais prioritário . Estou falando das leituras espíritas . Eu estou concluindo a leitura da série de romances históricos ditados por Emmanuel para Chico Xavier (em breve faço um post sobre eles) e ainda não tinha decidido exatamente como dar sequências às minhas leituras, mas já naquele post comentei sobre a possibilidade de dar início a uma nova série de leituras, talvez num tom de um novo desafio para mim mesma .  E estava pensando na coleção "A vida no mundo espiritual" do André Luiz .  Recentemente decidi que, sim, será por ela que vou seguir.  Então, resolvi fazer esse post. Não apenas por uma questão de organização minha, mas também pra deixar a sugestão de leitura a quem, eventualmente, também tenha interesse

Lendo 'As Crônicas de Nárnia' #4 - O Príncipe Caspian

Oie, oie! Tudo bom? Vamos dar continuidade à leitura conjunta da série "As Crônicas de Nárnia"? No post de hoje vamos falar um pouco sobre a quarta crônica da história, "O Príncipe Caspian". Na edição que eu estou lendo, ela tem 108 páginas e 15 capítulos e foi uma leitura bastante rápida de fazer, porque assim como as demais, tem um enredo bastante envolvente. Nela, os quatro grandes reis e rainhas - Pedro, Susana, Edmundo e Lúcia - são levados novamente à Nárnia quando esse reino mais precisa de ajuda para voltar à sua ordem normal depois de centenas de anos de dominação por parte dos telmarianos - povo de Telmar que conquistou Nárnia durante a ausência dos quatro reis e de Aslan. Capa do livro - Foto: Divulgação A história inicia, mais um vez, na Inglaterra. Os quatro jovens estão em uma estação de trem esperando para embarcarem para suas respectivas escolas. Passou cerca de um ano desde que eles retornaram de Nárnia através do Ermo do Lampião que d