Ação, suspense, história e um mistério de 150 anos. Junte tudo isso e você terá em mãos o volume “Conspiração Geier: O manuscrito de Aleixo”. O volume foi escrito pelo jornalista José Renato Ribeiro com coautoria do também jornalista Ricardo Düren e foi lançado em 2015 em Santa Cruz do Sul. E é sobre ele que eu vou falar nessa edição da coluna.
A história nos apresenta o jornalista Adler e a historiadora Belmira. Ambos vivem em Santa Cruz do Sul e se veem envolvidos na resolução de um mistério de mais de 150 anos, depois que o trecho de um diário chega às mãos deles quase que por acaso. Esse diário foi escrito por um alemão chamado Aleixo Grimbald que viveu por aqui na década de 1860. Através desse diário ele revela detalhes da vinda de colonizadores para o Brasil, da vida aqui, além de informações sobre um crime que até então não havia sido totalmente solucionado e que está diretamente ligado aos famosos Crimes da Rua do Arvoredo, que ocorreram em Porto Alegre, no século 19.
O livro Zé Renato e Ricardo Düren Créditos: Divulgação |
Um dos aspectos mais bacanas do enredo é que esse diário foi fragmentado e escondido por Aleixo e seus descendentes, de forma que a cada trecho lido, Adler e Belmira precisam desvendar um enigma para encontrar a próxima parte. Nessa busca, eles logo descobrem que outras forças do passado também permaneceram envolvidas e obstinadas a manter o segredo sobres os crimes. E essas forças tentam impedir o casal de descobrir a verdade.
A história é cheia de suspense e de ação e intercala perfeitamente a história do passado com os acontecimentos presentes. Os autores também conseguiram intercalar com maestria a ficção com a realidade. É muito interessante, por exemplo, o contexto histórico dos colonizadores que vieram para o Brasil, assim como o resgate dos Crimes da Rua do Arvoredo que tiveram uma relação com a então colônia de Santa Cruz, porque uma das vítimas foi, de fato, uma colonizadora germânica que aqui viveu.
Mais interessante ainda, porém, é o convite que os autores fazem ao fim do livro: “Cabe salientar que o resultado da investigação dos autores (a respeito dos fatos históricos reais citados nos livro) pode ser descoberto. O livro contém mensagem além dos enigmas dentro do enredo. Nada está no texto sem um sentido. Existe um propósito que extrapola a saga de Grimbald. O convite é decifrar. Que a jornada em busca da verdade prossiga. Está nas mãos do leitor.” Que tal continuar essa investigação?
-------------------------------------------
Me adicione nas redes sociais:
Comentários
Postar um comentário