Pular para o conteúdo principal

Conspiração Geier - Manuscrito de Aleixo | José Renato Ribeiro e Ricardo Düren


Ação, suspense, história e um mistério de 150 anos. Junte tudo isso e você terá em mãos o volume “Conspiração Geier: O manuscrito de Aleixo”. O volume foi escrito pelo jornalista José Renato Ribeiro com coautoria do também jornalista Ricardo Düren e foi lançado em 2015 em Santa Cruz do Sul. E é sobre ele que eu vou falar nessa edição da coluna.

A história nos apresenta o jornalista Adler e a historiadora Belmira. Ambos vivem em Santa Cruz do Sul e se veem envolvidos na resolução de um mistério de mais de 150 anos, depois que o trecho de um diário chega às mãos deles quase que por acaso. Esse diário foi escrito por um alemão chamado Aleixo Grimbald que viveu por aqui na década de 1860. Através desse diário ele revela detalhes da vinda de colonizadores para o Brasil, da vida aqui, além de informações sobre um crime que até então não havia sido totalmente solucionado e que está diretamente ligado aos famosos Crimes da Rua do Arvoredo, que ocorreram em Porto Alegre, no século 19.

O livro Zé Renato e Ricardo Düren
Créditos: Divulgação

Um dos aspectos mais bacanas do enredo é que esse diário foi fragmentado e escondido por Aleixo e seus descendentes, de forma que a cada trecho lido, Adler e Belmira precisam desvendar um enigma para encontrar a próxima parte. Nessa busca, eles logo descobrem que outras forças do passado também permaneceram envolvidas e obstinadas a manter o segredo sobres os crimes. E essas forças tentam impedir o casal de descobrir a verdade.

A história é cheia de suspense e de ação e intercala perfeitamente a história do passado com os acontecimentos presentes. Os autores também conseguiram intercalar com maestria a ficção com a realidade. É muito interessante, por exemplo, o contexto histórico dos colonizadores que vieram para o Brasil, assim como o resgate dos Crimes da Rua do Arvoredo que tiveram uma relação com a então colônia de Santa Cruz, porque uma das vítimas foi, de fato, uma colonizadora germânica que aqui viveu.

Mais interessante ainda, porém, é o convite que os autores fazem ao fim do livro: “Cabe salientar que o resultado da investigação dos autores (a respeito dos fatos históricos reais citados nos livro) pode ser descoberto. O livro contém mensagem além dos enigmas dentro do enredo. Nada está no texto sem um sentido. Existe um propósito que extrapola a saga de Grimbald. O convite é decifrar. Que a jornada em busca da verdade prossiga. Está nas mãos do leitor.” Que tal continuar essa investigação?



-------------------------------------------

Me adicione nas redes sociais:
Skoob
 Youtube

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

In memorian

Santa Cruz do Sul perdeu, no último fim de semana o maior incentivador da leitura que eu tive o prazer de conhecer e também um escritor. Aliás, pra mim, o melhor de todos, porque era ele o meu avô. Pensando em homenageá-lo, e também em manter viva a memória dele, eu escrevi algumas coisas. É uma espécie de carta, eu diria. Uma mensagem para ele. Uma mensagem de aniversário, aliás, porque nessa quarta-feira, dia 11 de setembro de 2019, ele estaria completando 83 anos. Segue abaixo. Oi Vô,  Não faz muito tempo que tu desencarnaste e nós todos ainda estamos digerindo a tua partida desse plano material para o plano espiritual. Desde cedo, porém, eu senti dentro de mim uma necessidade muito grande de falar sobre a pessoa que tu foi, de te homenagear. Porque fostes grande, gigante na verdade, de espírito, de coração e de pensamentos. Para muitas pessoas tu eras o professor. O foste profissionalmente durante muitos anos, quando eu ainda nem sonhava em existir. Mas foste ta...

Coleção "A vida no mundo espiritual" do André Luiz: ordem de leitura

Hello! Recentemente fiz um post falando sobre as tantas leituras que eu tenho vontade de fazer ao longo de 2022. E falei lá que é difícil eu conseguir fazer todas elas, que tenho consciência disso. Mas tem um item da lista em especial que eu considero um pouquinho mais prioritário . Estou falando das leituras espíritas . Eu estou concluindo a leitura da série de romances históricos ditados por Emmanuel para Chico Xavier (em breve faço um post sobre eles) e ainda não tinha decidido exatamente como dar sequências às minhas leituras, mas já naquele post comentei sobre a possibilidade de dar início a uma nova série de leituras, talvez num tom de um novo desafio para mim mesma .  E estava pensando na coleção "A vida no mundo espiritual" do André Luiz .  Recentemente decidi que, sim, será por ela que vou seguir.  Então, resolvi fazer esse post. Não apenas por uma questão de organização minha, mas também pra deixar a sugestão de leitura a quem, eventualmente, também tenha intere...

Lendo 'As Crônicas de Nárnia' #2 - O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa

Olá pessoal, Continuando o nosso projeto de leitura a segunda Crônica de Nárnia - em ordem cronológica - é a 'O Leão, a Feiticeira, e o Guarda-Roupa'. Ela possui 83 páginas e é dividida em 17 capítulos. Seu enredo é um dos mais conhecidos, porque foi a primeira crônica a ser adaptada para o cinema, e foi também a que mais sucesso fez nas telonas.  Capa do filme da Disney, lançado em 2005 - Créditos: Divulgação/Disney A história se passa em um período de guerra, quando quatro jovens irmãos, com idades que variam entre 6 e 13 anos, eu diria - Lucia, Edmundo, Susana e Pedro - são levadas para passar uma temporada na casa de campo de um professor universitário - ninguém mais, ninguém menos do que o Digory da primeira história, porém, vários anos depois.  Chegando na grande casa, as crianças se veem obrigadas a passar um bom tempo de seus dias dentro da residência em função do clima frio e da constante neblina, então elas começam a explorar os diversos quart...