Sara Rohde
sara@riovalejornal.com.br
Com o objetivo de aproximar as crianças e os adolescentes, adultos e a comunidade em geral da leitura, a Escola Estadual de Educação Básica Goiás, idealizou o projeto ‘Transformando Muros em Pontes’. O projeto visa preencher os muros da instituição de ensino com placas que contém citações de poemas e narrativas de obras literárias, e assim, tocar e incentivar as pessoas que por ali passam, a despertar o amor pelos livros e pela leitura. Através das citações, o público se identifica com os trechos expostos no muro e assim aproxima a cultura do hábito da ler.
Na manhã desta terça-feira, 24, os educadores da Escola Goiás se reuniram, juntamente dos alunos e apoiadores do projeto, para lançar oficialmente a novidade em Santa Cruz do Sul. Segundo a diretora da instituição Leila Stacke o projeto tem vários braços, mas o foco principal é a leitura, pois quando o aluno adquire o prazer de ler, todo conhecimento fica a disposição dele. A diretora ressalta que além das ações das leituras que ocorrem a cada 15 dias dentro da escola, como a hora do conto e a campanha das frases que instigam a ler, surgiu a ideia de apresentar para a comunidade o projeto que incentiva esse hábito.
Quem passa na frente da escola enxerga os muros com poemas de Érico Veríssimo, Carlos Drummond de Andrade, Cora Coralina, Mário Quintana, entre outros - Créditos: Sara Rohde |
“Nós estamos muito felizes porque o projeto que nasceu nos corações dos professores no ano passado se tornou prática, a nossa felicidade é grande, o conhecimento não vai estar somente aqui dentro da nossa escola, mas nas ruas também.” A diretora afirma que a localização da escola é privilegiada em questão de movimento “quem passa aqui na frente enxerga os muros com poemas de Érico Veríssimo, Carlos Drummond de Andrade, Cora Coralina, Mário Quintana, João Guimarães Rosa. Talvez poucas pessoas conheçam autores tão importantes da literatura, mas ao passar pela nossa escola desperta a vontade de conhecer mais um pouco, saber mais desse livro”, completa.
Durante lançamento do projeto foram apresentados os apoiadores Afubra, Unisc, Enzilab, Unificado e Unopar - Créditos: Sara Rohde |
Durante o lançamento foram apresentados os apoiadores do projeto Afubra, Unisc, Enzilab, Unificado e Unopar e foram realizadas apresentações dos alunos com canções como ‘Aquarela’ e ‘Caderno’ do Toquinho, além das encenações com dizeres como ‘viaje de graça: leia’.
Segundo uma das coordenadoras de educação da 6ª CRE, Helena Etges, o momento é de carinho e respeito e de agradecimento a toda equipe “é o chão da escola que vai transformar essas crianças em seres melhores, precisamos da sociedade e da família que vem trabalhando conosco” finaliza.
A diretora Leila lembra que na guarita da escola há o troca-troca onde qualquer pessoa da comunidade pode deixar um livro e pegar outro.
*Matéria originalmente veiculada no Riovale Jornal.
-------------------------------------------
Me adicione nas redes sociais:
Comentários
Postar um comentário