A literatura de Santa Cruz do Sul está prestes a ganhar oficialmente mais um escritor: Frederico de Barros Silva. Jornalista formado em Comunicação Social, pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), ele participou de uma coletânea de textos que será lançada na próxima quarta-feira, dia 9 de maio, em Porto Alegre. É o livro Pra ver a banda passar - Contando histórias de amor, organizado pela Editora Metamorfose. Em seu conteúdo, estão diversos contos inspirados na obra de um dos maiores compositores da música brasileira, Chico Buarque.
![]() |
Capa do livro - Divulgação |
Frederico faz a sua estreia na literatura, mas escreve desde a adolescência. Como ele mesmo conta, seu gosto pela arte surgiu através do desenho, porém as imagens colocadas no papel por ele não expressavam tudo aquilo que ele gostaria, então passou a escrever. “Desde então tenho escrito contos. Em grande parte, escrevo nessas narrativas sobre coisas que enxergo como importantes, como as relações interpessoais e com personagens que também refletem a vida da minha geração”, conta.
Ao total, são dois contos de Frederico no volume: Operário e Eternos amantes, inspirados nas musicas ‘Construção’ e ‘Futuros Amantes’ de Chico Buarque, respectivamente. No primeiro conto é narrada a rotina de um trabalhador negro dentro da atual sociedade. “Busco criar relações com questões atuais e da realidade, falando da precarização nas relações de trabalho que estamos vendo”, explica Fred. Já o segundo conto é sobre um casal que se reencontra após muito tempo. “A partir disso, a narrativa se divide entre as memórias do passado e o presente que vai construindo o futuro, até culminar na reaproximação dos dois”, adianta ele.
![]() |
Frederico de Barros Silva - Créditos Rafaela Gerhardt Piccinin |
Além de Fred, também participam do volume os autores Berenice Güez, Luzia Regina Camargo, Magaly Andriotti Fernandes, Mauricia Mees, Maurício Schames, Paula Marinho e Terezinha Lanzini. Todos os textos foram selecionados pela escritora Jacira Fagundes que ministrou aulas de Escrita Criativa para esse grupo durante o ano passado em Porto Alegre. O lançamento do livro está previsto para acontecer no Dado Bier do Bourbon Country a partir das 19h30. Os autores também estarão na Feira do Livro de Gramado, assim como em outros eventos literários do Estado.
Embora ainda sem data, também deverá ser realizada um lançamento em Santa Cruz. “Quero fazer algo aqui para que os amigos e familiares possam participar desse momento. Por mais que seja bobo, é a realização de um sonho ter algo publicado”, diz Frederico. Em breve, o livro também deverá ser disponibilizado nas livrarias de Santa Cruz. O valor será de R$ 30,00.
O FUTURO
Esse foi um primeiro passo na vida de escritor de Frederico, mas não deverá ser o único, já que ele tem em mente escrever algo maior, como um romance. “Inclusive tenho uma ideia inicial na qual estou trabalhando, mas tento não colocar pressão em mim mesmo, então, trabalho no meu ritmo”, relata.
Jovem ainda, ele também se sente em processo de descoberta do seu próprio jeito de escrever e por isso, não se sente pronto para colocar no papel uma obra tão grande, apesar de estar sempre estudando, lendo e escrevendo bastante. No futuro, porém, esse é o objetivo máximo. “Embora tenha me formado em jornalismo, quero um dia poder viver de literatura, ainda que seja difícil em um país que pouco se lê”.
*Matéria originalmente publicada no Riovale Jornal.
-------------------------------------------
Me adicione nas redes sociais:
Comentários
Postar um comentário