Pular para o conteúdo principal

A consolidação da Operação Valparaíso

No dia 10 janeiro de 2018, o cicloturista Demétrio de Azeredo Soster, professor e morador de Santa Cruz do Sul, partia na companhia de sua bike e de três amigos em uma aventura pela Cordilheira rumo à Valparaíso no Chile. Essa viagem sob duas rodas foi registrada em redes sociais e em um documentário já lançado. Agora, porém, poderá ser conferida em detalhes por meio de um livro. Batizado de “Operação Valparaíso”, assim como a viagem, ele será lançado no próximo sábado, dia 14 de julho, em Santa Cruz do Sul. 

Repleto de fotografias feitas por Demétrio e por um de seus companheiros de viagem, Jonathan Luis Schurmer, além de muitos mapas do caminho percorrido, o volume pode ser lido como um guia para aventureiros que pretendem fazer jornada igual ou semelhante, mas também como a narrativa de uma viagem de bicicleta. Justamente porque traz muitos detalhes dos 1877 quilômetros pedalados em duas semanas de viagem, além das impressões do narrador, dos sentimentos e sensações e das reflexões que surgem ao longo do caminho. 

Cordilheira à vista
Crédito: Jonathan Luis Schurmer

Conforme o autor, o texto foi estruturado em três grandes linhas. A primeira delas é a das pessoas com as quais os ciclistas cruzaram pelo caminho. “Eu falo das pessoas que nos deram água, do cara que nos protegeu em Santa Fé, das meninas que nos deram amendoim”, explica. Para Demétrio, esse é uma das maiores importâncias do livro porque está intimamente ligada ao processo de transformação que ele buscava enquanto ser humano, ao sair em viagem de bicicleta. A segunda linha é aquela que equaliza esse livro com outros volumes de cicloturismo. “É a estrada, a Cordilheira, são as vistas magnificas”, explica o autor. E a terceira é a parte dos ciclistas, da visão do narrador sobre todas as coisas e a forma como ele as absorve e conta. 

Entre esses relatos da estrada, das pessoas, e das reflexões, um dos aspectos mais curiosos, que chamou a atenção dos ciclistas e é destacado no livro em diversos momentos, é o da religiosidade. Não dos ciclistas necessariamente, mas do caminho. “No norte da Argentina”, conta Demétrio, “tem pelo menos três grandes expressões de religiosidade muito latentes”. 

A primeira delas, a mais forte e a mais evidente é a “La defunta Correa”. No livro o autor conta com mais detalhes a história que ele descobriu sobre esse personagem argentino, mas basicamente, ela foi a mulher de um soldado, que em determinado momento morreu de sede e foi encontrada morta, mas ainda amamentando seu bebê. “A partir disso se criou uma espécie de veneração a essa mulher. Então há momentos da viagem em que se encontra uma espécie de santuário, e eles têm uma característica muito especial: muitas garrafas d´água empilhadas. As pessoas passam de carro por ali e param para largar garrafas d´água como uma oferta”. 

Outro aspecto religioso que chamou a atenção foi o do “Gauchito Gil”, outro personagem lendário da cultura popular argentina. “É um cara que teria sido condenado e morto por engano, mas antes ele teria preconizado que o filho do carrasco iria adoecer e melhorar, o que de fato acontece. Então as pessoas tiram ele pra santo, apesar de ele não ser reconhecido pela Igreja”. E o terceiro, em menor grau, mas também presente é o Santo Expedito, o Santo das Causas Perdidas. 

Descendo Los Caracoles, no Chile
Crédito: Jonathan Luis Schurmer


Além desses encontros, há também aqueles menos felizes, como o marco do ponto onde o ciclista Luciano Pizzi foi atropelado e morto em 2015 e os sentimentos que esse lugar desperta naqueles que por ali passam. Há ainda os causos de acampamentos, de merecidos banhos de rio, situações engraçadas nas quais se metem aqueles que se arriscam a sair pelo mundo, há a dificuldade para respirar quando o ar fica mais rarefeito e quando a vista é bonita demais, há o contato e a troca com outros cicloturistas, vindos dos mais variados lugares do mundo. 

O “Operação Valparaíso”, editado pela Catarse, será lançado na Livraria e Cafeteria Iluminura, no próximo sábado, como já dito, a partir das 10 horas. O livro já está disponível para compra na própria Iluminura e na Livraria Campus da Unisc. Em breve ela também estará disponível no site da Amazon. Segundo Demétrio, um dos próximos objetivos – além de planejar a próxima viagem pela Carretera Austral que deve acontecer em janeiro de 2019 – é traduzir o livro para o inglês para que ele possa ir mais longe e alcançar mais pessoas. O volume também será lançado em Porto Alegre no dia 28 de julho e estará nas Feiras do Livro de Venâncio Aires e de Santa Cruz. 

Livro já está a venda nas livrarias da cidade
Crédito: Divulgação

SOBRE O AUTOR

Demétrio de Azeredo Soster é escritor com duas dezenas de títulos publicados, entre livros literários e técnicos, pesquisador, professor universitário e jornalista. Dedica-se ao cicloturismo desde 2016, pelo menos.

Demétrio de Azeredo Soster
Crédito: Jonathan Luis Schurmer


Em 2017 viajou de bicicleta, desde sua casa, em Santa Cruz do Sul (RS), até Buenos Aires, na Argentina, cruzando, no caminho, o Uruguai e suas gentes, em um total de 1.130 km. A aventura rendeu livro – Operação Banda Oriental (Catarse, 2017) – e documentário, homônimo (https://youtu.be/ys_Oc1NPqYQ). 

Em 2018 foi para o Chile, atravessando, no caminho de 1.877 km, a Argentina e uma cordilheira. A aventura está narrada no documentário Operação Valparaíso (https://youtu.be/QdB69icerRo). É membro-fundador Associação Gaúcha de Cicloturismo (AGC), Academia Santa-cruzense de Letras da Associação Santa-cruzense de Escritores (ASCE).

AGENDE-SE

O quê: lançamento do livro “Operação Valparaíso”
Quando: dia 14 de julho, sábado
Horário: 10 às 12 horas
Onde: Livraria e Cafeteria Iluminura (Marechal Floriano, esquina Borges de Medeiros – Centro de Santa Cruz do Sul)

A EDIÇÃO

Título: Operação Valparaíso
Autor: Demétrio de Azeredo Soster
Editora: Catarse
Páginas: 136
Formato: 11,5 x 22 cm
Capa: Gabriel Renner
Projeto Gráfico: Mirian Flesch de Oliveira
Revisão: Diana Azeredo
Fotografias: Demétrio Soster e Jonathan Luis Schurmer
Impressão: Gráfica Garten Sul
ISBN: 978-85-69563-23-5
Preço sugerido: R$ 30,00

-------------------------------------------

Me siga nas redes sociais:
Skoob
 Youtube

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

In memorian

Santa Cruz do Sul perdeu, no último fim de semana o maior incentivador da leitura que eu tive o prazer de conhecer e também um escritor. Aliás, pra mim, o melhor de todos, porque era ele o meu avô. Pensando em homenageá-lo, e também em manter viva a memória dele, eu escrevi algumas coisas. É uma espécie de carta, eu diria. Uma mensagem para ele. Uma mensagem de aniversário, aliás, porque nessa quarta-feira, dia 11 de setembro de 2019, ele estaria completando 83 anos. Segue abaixo. Oi Vô,  Não faz muito tempo que tu desencarnaste e nós todos ainda estamos digerindo a tua partida desse plano material para o plano espiritual. Desde cedo, porém, eu senti dentro de mim uma necessidade muito grande de falar sobre a pessoa que tu foi, de te homenagear. Porque fostes grande, gigante na verdade, de espírito, de coração e de pensamentos. Para muitas pessoas tu eras o professor. O foste profissionalmente durante muitos anos, quando eu ainda nem sonhava em existir. Mas foste ta...

Coleção "A vida no mundo espiritual" do André Luiz: ordem de leitura

Hello! Recentemente fiz um post falando sobre as tantas leituras que eu tenho vontade de fazer ao longo de 2022. E falei lá que é difícil eu conseguir fazer todas elas, que tenho consciência disso. Mas tem um item da lista em especial que eu considero um pouquinho mais prioritário . Estou falando das leituras espíritas . Eu estou concluindo a leitura da série de romances históricos ditados por Emmanuel para Chico Xavier (em breve faço um post sobre eles) e ainda não tinha decidido exatamente como dar sequências às minhas leituras, mas já naquele post comentei sobre a possibilidade de dar início a uma nova série de leituras, talvez num tom de um novo desafio para mim mesma .  E estava pensando na coleção "A vida no mundo espiritual" do André Luiz .  Recentemente decidi que, sim, será por ela que vou seguir.  Então, resolvi fazer esse post. Não apenas por uma questão de organização minha, mas também pra deixar a sugestão de leitura a quem, eventualmente, também tenha intere...

Lendo 'As Crônicas de Nárnia' #3 - O cavalo e seu menino

Olá pessoal, como vão? No post de hoje, vou dar continuidade ao projeto de leitura sobre "As Crônicas de Nárnia". A terceira crônica lida foi "O cavalo e seu menino", que possui 15 capítulos totalizando 89 páginas. Confesso que essa era uma história totalmente desconhecida pra mim. Por algum motivo, diferentemente de outras crônicas, ela não foi adaptada para o cinema. Na minha humilde opinião, porém, ela poderia  ser tão bem explorada quanto as demais. Capa da edição individual das crônicas - Foto: Divulgação A história começa numa pobre vila de pescadores na distante Calormânia, um lugar ao sul do grande deserto que, por sua vez, fica ao sul da Arquelândia. Nesse vilarejo vive, entre outras pessoas, um menino chamado Shasta e seu violento pai, que lhe aplica surras mais ou menos fortes, de acordo com a sorte da pescaria. Certo dia aparece nesse local um tarcaã - espécie de guerreiro nobre - montado em "um grande cavalo malhado, de crina esvoaçant...