Pular para o conteúdo principal

Cristal Polonês | Letícia Wierzchowski | Leitura de Junho

Que linda história tive em mãos durante os dias em que li "Cristal Polonês" da Letícia Wierzchowski, livro escolhido para a leitura no mês de junho, no desafio dos 12 livros para 2018.

É uma história curtinha, sabem? São 174 páginas e eu levei algo em torno de dois dias para conclui-lo. E não é uma história muito complexa, pra dizer a verdade. Mas é na simplicidade de seu enredo e de suas lições que mora o "cristal polonês" desse livro, ou seja, sua riqueza.

A história é contada pela jovem Tedda, uma menina ainda. E a história que ela nos conta fala sobre sua família. Elas nos apresenta sua máma e seu táta e também seus dois irmãos mais novos, Paula e Miti.

Capa de uma das edições de "Cristal Polonês"
Imagem: Divulgação

Não é possível distinguir exatamente em que época se passa essa narrativa. Sabemos apenas que a badka (avó em polonês) veio para o Brasil durante a segunda guerra mundial e que ela já faleceu. Além disso o livro foi lançado em 2003 e se eu tivesse que definir uma data para esses acontecimentos, eu diria que eles se passam uns anos antes. Como se em 2003 Tedda já fosse adulta e estivesse relembrando fatos do passado. Eles teriam acontecido, então, na década de 1980 ou 1990. Isso não tem muita importância, porém. Poderia se passar em qualquer época e a data em si não iria interferir muito no enredo. 

Mas uma coisa fica bastante clara. A família de Tedda é extremamente pobre. Eles vivem com cada centavo do salário do pai contado e a mãe trabalha como costureira e modista quase que dia e noite para poderem manter a casa com o básico do básico. Ainda assim, tudo o que eles têm - desde às roupas e brinquedos, até os móveis -, vêm em caixas doadas por familiares mais ricos a cada mudança de estação.

Não é uma vida fácil, isso fica logo claro. E tudo isso visto pelos olhos de uma criança é ainda mais duro. Porque os sentimentos são muito mais intensos. As mínimas coisas podem ser tão felizes, mas a dor, a tristeza e a mágoa também são intensas. E a vida deles, no enredo, é permeada dessas emoções todas.

Isso porque certo dia o pai de Tedda chega com uma boa notícia em casa. Ele costuma fazer apostas eventualmente, apesar de sua esposa - mãe de Tedda - abominar isso. Mas dessa vez ele venceu a aposta e como prêmio conseguiu hospedagem em uma casa na Serra. Ele também consegue alguns dias de dispensa do trabalho e por isso, todos eles irão para uma viagem de férias.

Tudo, desde os preparativos e a contagem regressiva para o dia da viagem, até o deslocamento em si, são situações novas e emocionantes. É assim com qualquer criança, mas especialmente com aquelas que nunca tiveram essa oportunidade (coloque-se no lugar deles). Mas se a partida foi imensamente feliz, o retorno é inversamente ao contrário. Não apenas pela despedida das férias, como seria natural, mas porque um acontecimento muda tudo. Aquilo que era pra ser apenas um merecido e raro descanso se transforma em algo trágico. A família nunca mais seria a mesma.

Não posso contar mais, porque como eu disse, a história é curtinha e eu estaria dando spoilers demais. Mas posso garantir que o desfecho é surpreendente. Pra mim foi, pelo menos. E é ainda mais especial porque é visto com os olhos de uma criança.

Aliás, uma das coisas mais incríveis desse livro, foi a forma como Letícia conseguiu colocar no papel o mundo infantil. Eu me senti uma criança novamente lendo essas palavras. Me identifiquei muito com a forma de Tedda de ver o mundo. Me lembrei da minha própria forma de vê-lo há alguns anos. Mas sabe, se eu tivesse que transcrever isso em uma narrativa, eu acho que jamais conseguiria. Claro, por isso ela é a Letícia Wierzchowski e eu sou eu, mas ainda assim eu fiquei muito encantada.

Ah também uma série de lições, especialmente sobre o contentar-se com o que temos. São lições óbvias até, que aparecem desde o início do livro, mas elas cumprem bem seu papel de nos fazer refletir sobre nossos próprio hábitos consumistas e 'reclamões'. Cheguei a sentir vergonha de mim mesma em alguns momentos. Pensei: "Essa crianças felizes pela chegada de uma caixa com roupas usadas e eu emburrada porque precisava de uma blusa nova para alguma bobagem qualquer".

Então esse livro mexeu bastante comigo. Essa história, com certeza ficará registrada na minha memória com muito carinho. E por isso, eu indico mesmo a leitura desse volume à todos. Especialmente àqueles que como eu querem conhecer mais das obras dessa autora linda - que vai muito além de "A Casa das Sete Mulheres".

FICHA TÉCNICA

Título: Cristal Polonês
Autor: Letícia Wierzchowski
Editora: Record
ISBN: 850106842X
Lançamento: 2003
Páginas: 174
Preço: R$ 37,90 (na Saraiva) 

-------------------------------------------

Me adicione nas redes sociais:
Skoob
 Youtube

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

In memorian

Santa Cruz do Sul perdeu, no último fim de semana o maior incentivador da leitura que eu tive o prazer de conhecer e também um escritor. Aliás, pra mim, o melhor de todos, porque era ele o meu avô. Pensando em homenageá-lo, e também em manter viva a memória dele, eu escrevi algumas coisas. É uma espécie de carta, eu diria. Uma mensagem para ele. Uma mensagem de aniversário, aliás, porque nessa quarta-feira, dia 11 de setembro de 2019, ele estaria completando 83 anos. Segue abaixo. Oi Vô,  Não faz muito tempo que tu desencarnaste e nós todos ainda estamos digerindo a tua partida desse plano material para o plano espiritual. Desde cedo, porém, eu senti dentro de mim uma necessidade muito grande de falar sobre a pessoa que tu foi, de te homenagear. Porque fostes grande, gigante na verdade, de espírito, de coração e de pensamentos. Para muitas pessoas tu eras o professor. O foste profissionalmente durante muitos anos, quando eu ainda nem sonhava em existir. Mas foste também

Coleção "A vida no mundo espiritual" do André Luiz: ordem de leitura

Hello! Recentemente fiz um post falando sobre as tantas leituras que eu tenho vontade de fazer ao longo de 2022. E falei lá que é difícil eu conseguir fazer todas elas, que tenho consciência disso. Mas tem um item da lista em especial que eu considero um pouquinho mais prioritário . Estou falando das leituras espíritas . Eu estou concluindo a leitura da série de romances históricos ditados por Emmanuel para Chico Xavier (em breve faço um post sobre eles) e ainda não tinha decidido exatamente como dar sequências às minhas leituras, mas já naquele post comentei sobre a possibilidade de dar início a uma nova série de leituras, talvez num tom de um novo desafio para mim mesma .  E estava pensando na coleção "A vida no mundo espiritual" do André Luiz .  Recentemente decidi que, sim, será por ela que vou seguir.  Então, resolvi fazer esse post. Não apenas por uma questão de organização minha, mas também pra deixar a sugestão de leitura a quem, eventualmente, também tenha interesse

Lendo 'As Crônicas de Nárnia' #4 - O Príncipe Caspian

Oie, oie! Tudo bom? Vamos dar continuidade à leitura conjunta da série "As Crônicas de Nárnia"? No post de hoje vamos falar um pouco sobre a quarta crônica da história, "O Príncipe Caspian". Na edição que eu estou lendo, ela tem 108 páginas e 15 capítulos e foi uma leitura bastante rápida de fazer, porque assim como as demais, tem um enredo bastante envolvente. Nela, os quatro grandes reis e rainhas - Pedro, Susana, Edmundo e Lúcia - são levados novamente à Nárnia quando esse reino mais precisa de ajuda para voltar à sua ordem normal depois de centenas de anos de dominação por parte dos telmarianos - povo de Telmar que conquistou Nárnia durante a ausência dos quatro reis e de Aslan. Capa do livro - Foto: Divulgação A história inicia, mais um vez, na Inglaterra. Os quatro jovens estão em uma estação de trem esperando para embarcarem para suas respectivas escolas. Passou cerca de um ano desde que eles retornaram de Nárnia através do Ermo do Lampião que d