Pular para o conteúdo principal

Desafio Espírita - Coleção Patrícia #1 - Violetas na Janela

Oie gente! Tudo bom?

Lá no início de abril eu comentei com vocês sobre um desafio literário espírita que eu pretendia começar, mas não sabia exatamente quando, relacionado à Coleção Patrícia, ou seja, a série de quatro volumes lançado em conjunto pela Vera Lúcia Marinzeck de Carvalho e pelo espírito Patrícia. Pois bem, demorou um pouco mas no fim do mês de junho eu comecei. Hoje, portanto, estou aqui para conversar sobre o volume "Violetas na Janela", o primeiro da série e o mais conhecido deles. Vamos lá?

Violetas na Janela
Foto: Blog Mundo da Tutty

Esse livro, lançado em 1993, vai nos apresentar à Patrícia, uma jovem de dezenove anos que desencarna de um aneurisma e desperta em um quarto que parece ser o de um hospital. Analisando seu entorno e sua situação, ela não demora a perceber que desencarnou, pois quando encarnada ela frequentava e trabalhava em uma Casa Espírita e, por isso, tinha contato com a doutrina. A partir de então ela começa a nos contar sobre sua vida no plano espiritual. 

Gosto desse livro por vários motivos. Um deles é o fato de não ser um romance, mas um relato verdadeiro. Para quem está iniciando no estudo do Espiritismo e tem dúvidas sobre o que acontece conosco após a morte do corpo físico, esse é um livro incrível. 

Outro motivo, é sua simplicidade. Em nenhum momento ele é teórico, ou seja, você não precisa ter lido toda a obra básica publicada por Kardec para entender o que ela está falando. Basta ler como se cada capítulo fosse uma espécie de entrada num diário. 

A moça conta aos leitores com muitos detalhes sobre o que ela sente e vê nos primeiros dias, sobre as muitas descobertas que mesmo ela - que já havia lido muito sobre o plano espiritual - faz, sobre sua  acolhida, sobre a Colônia São Sebastião onde ela passa a viver, sobre sua rotina de estudos e posteriormente também de trabalho, ela também apresenta aos leitores muitas das regras do plano espiritual e nos conta muitas das histórias de outras pessoas com quem ela passa a conviver lá.

Depois que desperta naquele quarto, auxiliada por amigos e pela avó que já era desencarnada, Patrícia passa a viver em uma casa com sua avó e com amigas dela e aos poucos vai se adaptando a um estilo de vida sem as necessidades do corpo físico, como tomar banho, comer, ir ao banheiro ou mesmo dormir. Ela também aprende a 'volitar', ou seja, andar flutuando.

Conhecendo a colônia onde vive, sua organização administrativa e os órgão e instituições existentes nela, Patrícia também aprende sobre o processo de autodesenvolvimento enquanto encarnado e logo sente vontade de fazer algo pelo próximo. Sente vontade de trabalhar. Como aqui na Terra ela já dava aulas, ela optou por auxiliar no educandário local, onde crianças e adultos desencarnados aprendem a ler e a escrever e dão continuidade a seus estudos.

Aos poucos ela também vai aprendendo a lidar com a separação temporária de sua família terrena e, ao relatar o que aprende, ensina também os leitores. Logo fica claro que para ela e sua família, já há muito Espíritas, é mais fácil essa adaptação. Mas relata situações diversas da suas, de amigos que vai fazendo e com os quais conversa sobre suas histórias.

Um dos momentos mais interessantes pra mim nesse livro, foi o da visita que Patrícia faz à Casa Espírita que ela frequentava. Achei muito interessante saber mais sobre o funcionamento da Casa no âmbito do Plano Espiritual e entender que há muitas atividades que nós, encarnados, não podemos ver, mas que acontecem. Os trabalhos acontecem de uma forma linda e muito mais ininterruptamente do que o nosso trabalho aqui no plano material, porque muitas casas espíritas são hospitais e pontos de socorro.

São mutias informações novas e importantes que esse livro nos passa. E ele é interessante também no sentido do efeito que ele causa no leitor. Ou pelo menos, no efeito que causou em mim. Ele nos dá uma fé tão grande na vida após a morte, ele nos faz pensar muito mais nas nossas atitudes em função das consequências que elas podem ter. Além disso, a própria Patrícia é um ser iluminadíssimo - tanto que teve o merecimento de um desencarne rápido e indolor e o melhor acolhimento possível no plano espiritual - e sua forma de pensar e de agir, sua humildade e simplicidade podem servir como um exemplo pra nós no nosso cotidiano.

Sei que esse não é um livro do Kardek, nem do Chico Xavier ou do Divaldo Franco, os grandes médiuns e autores do Espiritismo, mas acho que esse livro deveria ser lido por todos também, porque é simples e bonito. Além disso, gosto muito do trabalho da Vera Lúcia, que tem muito dessa característica de relato do plano espiritual. Acho que é um literatura muito importante para quem está começando no Espiritismo e não consegue compreender ainda tão bem as obras mais teológicas e densas que existem.

Além disso, sinto nele uma energia boa, de uma médium que faz a psicografia pelo bem. Sabemos que isso nem sempre acontece, que muitos se utilizam de seu dom para ter privilégios e até enriquecer - o que não nos cabe julgar, é claro. Mas não me parece o caso dela. Aliás, pra quem quiser saber um pouco mais sobre a Vera e seu trabalho, achei essa entrevista bem legal. É importante dizer que o volume já vendeu mais de 2 milhões de exemplares, já foi traduzido para inglês e espanhol, além de adaptado para o teatro.

Vera Lúcia
Foto: Divulgação

E sobre o título "Violetas na Janela"? Bom, a mãe de Patrícia sempre gostou de flores, como ela conta no livro, e com o desencarne da filha, ela passou a oferecer as violetas que estavam em uma das janelas da casa terrena para a jovem desencarnada. No plano espiritual, uma amiga de Patrícia acaba plasmando essas flores para ela, que as coloca em sua própria janela também. As violetas são, portanto, um elo de ligação entre mãe e filha, entre a vida terrena e a espiritual.

Nem preciso dizer que estou louca para ler o próximo, né? Vamos ao "Vivendo no Mundo dos Espíritos" agora. Esse eu ainda não li. 


Próximo livro a ser lido é o "Vivendo no mundo dos Espíritos"
Foto: Divulgação

-------------------------------------------

Me siga nas redes sociais:
Skoob
 Youtube

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

In memorian

Santa Cruz do Sul perdeu, no último fim de semana o maior incentivador da leitura que eu tive o prazer de conhecer e também um escritor. Aliás, pra mim, o melhor de todos, porque era ele o meu avô. Pensando em homenageá-lo, e também em manter viva a memória dele, eu escrevi algumas coisas. É uma espécie de carta, eu diria. Uma mensagem para ele. Uma mensagem de aniversário, aliás, porque nessa quarta-feira, dia 11 de setembro de 2019, ele estaria completando 83 anos. Segue abaixo. Oi Vô,  Não faz muito tempo que tu desencarnaste e nós todos ainda estamos digerindo a tua partida desse plano material para o plano espiritual. Desde cedo, porém, eu senti dentro de mim uma necessidade muito grande de falar sobre a pessoa que tu foi, de te homenagear. Porque fostes grande, gigante na verdade, de espírito, de coração e de pensamentos. Para muitas pessoas tu eras o professor. O foste profissionalmente durante muitos anos, quando eu ainda nem sonhava em existir. Mas foste também

Coleção "A vida no mundo espiritual" do André Luiz: ordem de leitura

Hello! Recentemente fiz um post falando sobre as tantas leituras que eu tenho vontade de fazer ao longo de 2022. E falei lá que é difícil eu conseguir fazer todas elas, que tenho consciência disso. Mas tem um item da lista em especial que eu considero um pouquinho mais prioritário . Estou falando das leituras espíritas . Eu estou concluindo a leitura da série de romances históricos ditados por Emmanuel para Chico Xavier (em breve faço um post sobre eles) e ainda não tinha decidido exatamente como dar sequências às minhas leituras, mas já naquele post comentei sobre a possibilidade de dar início a uma nova série de leituras, talvez num tom de um novo desafio para mim mesma .  E estava pensando na coleção "A vida no mundo espiritual" do André Luiz .  Recentemente decidi que, sim, será por ela que vou seguir.  Então, resolvi fazer esse post. Não apenas por uma questão de organização minha, mas também pra deixar a sugestão de leitura a quem, eventualmente, também tenha interesse

Lendo 'As Crônicas de Nárnia' #4 - O Príncipe Caspian

Oie, oie! Tudo bom? Vamos dar continuidade à leitura conjunta da série "As Crônicas de Nárnia"? No post de hoje vamos falar um pouco sobre a quarta crônica da história, "O Príncipe Caspian". Na edição que eu estou lendo, ela tem 108 páginas e 15 capítulos e foi uma leitura bastante rápida de fazer, porque assim como as demais, tem um enredo bastante envolvente. Nela, os quatro grandes reis e rainhas - Pedro, Susana, Edmundo e Lúcia - são levados novamente à Nárnia quando esse reino mais precisa de ajuda para voltar à sua ordem normal depois de centenas de anos de dominação por parte dos telmarianos - povo de Telmar que conquistou Nárnia durante a ausência dos quatro reis e de Aslan. Capa do livro - Foto: Divulgação A história inicia, mais um vez, na Inglaterra. Os quatro jovens estão em uma estação de trem esperando para embarcarem para suas respectivas escolas. Passou cerca de um ano desde que eles retornaram de Nárnia através do Ermo do Lampião que d