Conforme vai se aproximando a data de início da 31ª Feira do Livro de Santa Cruz do Sul, vão sendo divulgados detalhes da programação dessa festa literária que acontecerá entre os dias 31 de agosto e 9 de setembro. No fim da última semana soubemos, por exemplo, que haverá um encontro entre escritores, leitores e editores de Santa Cruz do Sul e de Caxias do Sul no dia 1º de setembro.
![]() |
Poeta Leandro Angonese, presidente da Academia Caxiense de Letras, é presença garantida no encontro Foto: Augusto Machado/Editora Vírtua |
O evento será no Caffés Brandelero, de frente para a Feira do Livro que acontecerá na Praça Getúlio Vargas, a partir das 15h30. Integrando a quarta edição do Encontro de Diálogos Vírtua, promovido pela Editora Vírtua, de Caxias do Sul, o evento tem como objetivo proporcionar a troca de conhecimentos e experiências entre todos os participantes, de maneira a gerar crescimento profissional para todos, criar parcerias e fortalecer do mercado editorial em ambas as cidades. Na ocasião, escritores poderão apresentar seus livros aos colegas e falar sobre suas carreiras e processos criativos.
A ideia partiu do poeta Leandro Angonese, vice-presidente da Academia Caxiense de Letras. Ele realizará sessão de autógrafos de seu mais recente livro, “Ella” (Editora Vírtua, 88 páginas, R$ 15) no dia 1 de setembro, às 14h, e sugeriu aproveitar a ocasião para realizar o evento. Representando a literatura de Caxias do Sul, além de Angonese, estará presente o santa-cruzense Rafael Augusto Machado, proprietário da Editora Vírtua, e estão programando a participação também os escritores caxienses Claudia Hackbart, Jussára C. Godinho (vencedora do Prêmio Lila Ripoll de poesia em 2018), Gisela Cardoso e, nos próximos dias, novos colegas devem juntar-se ao grupo.
Entre os talentos locais está garantida a presença de Edison Botelho, ícone da literatura santa-cruzense. Professor de Direito Constitucional e Internacional na Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), ele é membro-fundador e presidente da Associação Santa-Cruzense de Escritores (ASCE) e membro-fundador da Academia Santa-Cruzense de Letras. Já lançou os livros de poesia “A vida na ponta do dedo”, “Em canto”, “Sintoma e terapia”, “Tenho que ser nuvem”, “Um quarto de Lua” e o romance “Barbel”, além de ter participado e organizado o livro de poesia “Invasão Poética” do coletivo "Poesia! Santa Cruz do Sul". Também são esperados no evento grandes nomes da literatura santa-cruzense, como Mauro Ulrich, Valquíria Aires Garcia, Rafael Amorim, Gil Kipper, Angelita Borges, Demétrio de Azevedo Soster, Cassionei Niches Petry e outros.
FESTA LITERÁRIA
Mas se engana quem pensa que a festa só começa no dia 31. Na verdade, ela já começou nessa segunda-feira, dia 13 de agosto, com a realização da 3ª edição da Festa Literária de Santa Cruz do Sul (Fliscs). O evento, que também é promovido pelo SESC tem como principais objetivos aproximar escritores de estudantes e divulgar a Feira do Livro. A abertura aconteceu na manhã de ontem, às 9h30, com o bate papo entre os alunos da EEEM Willy Carlos Fröhlich e o escritor Demétrio de Azeredo Soster. Na parte da tarde, o mesmo autor também participou de um evento da Escola Estado de Goiás.
No total, 11 escolas da cidade serão envolvidas pelo evento: as estaduais Willy Carlos Fröhlich, Estado de Goiás, Petituba, José Wilke e Santa Cruz, e as municipais Professor José Ferrugem, Menino Deus, José Leopoldo Rauber, Normélio Boettcher, Duque de Caxias e Harmonia. Os autores convidados para essa edição são Rafael Amorim, Mauro Ulrich, Valquíria Ayres, Angelita Borges, Demétrio Soster e Gil Kipper.
LANÇAMENTO OFICIAL
Mais detalhes da programação da 31ª Feira do Livro de Santa Cruz serão conhecidos nessa quinta-feira, dia 16 de agosto, quando acontecerá o lançamento oficial. O evento está marcado para as 19h30 no Colégio Marista São Luís e será aberto ao público.
*Matéria publicada originalmente no Riovale Jornal.
*Matéria publicada originalmente no Riovale Jornal.
-------------------------------------------
Comentários
Postar um comentário