Pular para o conteúdo principal

Muito além do inverno | Isabel Allende

Oie pessoal, tudo certo?

Hoje vim aqui pra falar pra vocês sobre o livro "Muito além do inverno" da Isabel Allende. Eu li esse volume durante o mês de julho para o clube literário do qual eu participo em Santa Cruz do Sul, e queria compartilhar essa história com vocês.

Vambora?

Bom, eu vou começar dizendo que eu tinha grandes expectativas em relação a esse volume, porque ele foi escrito pela Isabel Allende, autora de "A Casa dos Espíritos", um dos meus livros preferidos da vida. Então, talvez eu tenha ido com muita sede ao pote, digamos assim, e acabei com aquela sensação de "esse livro é bom, mas não é o A Casa dos Espíritos", sabe?



Claro, depois eu me peguei pensando que esse é um livro muito diferente daquele, e entre a publicação de um e de outro muito tempo passou, a escritora provavelmente mudou também como pessoa e como profissional, etc, etc. Essa diferença não só é compreensível como muito natural, né? Eu também me dei conta de que foi uma falha minha não ter lido outros volumes dela e querer comparar essas duas obras.

Bom, tirando isso, como eu já disse, ele é um livro muito bom. O "Muito além do inverno" vai nos apresentar à três personagens que acabam tendo suas vidas entrelaçadas. São eles a Lucía, o Richard e a Evelyn. Os três vivem e se encontram no Brooklyn, em Nova Iorque.

Lucía é uma chilena de meia idade divorciada e recém curada de um câncer de mama que está nos EUA para um trabalho temporário em uma universidade a convite de Richard, que é professor nessa mesma instituição. Ela mora em uma espécie de porão da casa dele, um anexo que ele costuma alugar e que colocou à disposição dela. Como ele é viúvo e vive sozinho, há uma tensão amorosa entre os dois, mas Richard, também um homem de meia idade, está decidido a não se envolver com ninguém por causa de dificuldades e desilusões do passado. Assim, eles convivem bem, mas sem compreender um ao outro eles também se julgam muito.

Já Evelyn é uma jovem de cerca de 19 ou 20 anos que aparece na história em um segundo momento. Ela nasceu na Guatemala e está nos EUA de forma ilegal. Veio atrás de sua mãe depois que seus dois irmãos foram mortos por uma gangue em seu país de origem. Ela trabalha para uma família rica, cuidando de um menino com paralisia cerebral. Seu patrão, o dono da residência, pertence a uma família historicamente ligada à criminalidade e, Evelyn suspeita, atua nos dias de hoje como traficante de pessoas.

A narrativa toda se passa em um período de tempo bastante curto, cerca de três dias, e durante uma nevasca que atinge a localidade. Essa tempestade e o frio interferem em suas rotinas, praticamente impedindo-os de sair de casa. Mas em determinado momento, Richard se vê em uma situação complicada com um de seus gatos - ele ingeriu algo venenoso e passa mal - e precisa levá-lo em uma clínica veterinária. Quando está voltando pra casa, porém, acaba colidindo com outro veículo - ele não consegue frear seu carro por causa da neve.

Dentro desse outro veículo está Evelyn que salta do carro apavorada. A batida não foi séria, mas danificou a fechadura do porta-malas do veículo. Sem dizer nada, ela simplesmente entra no carro novamente e desaparece. Antes disso, entretanto, Richard consegue jogar em seu colo um cartão com o seu endereço e telefone, na esperança de ela o procure futuramente para cobrar o conserto do veículo. Então ele vai pra casa.

Isabel Allende

Passadas algumas horas - Richard praticamente já tinha esquecido o incidente - a campainha de sua casa toca e ao atender, qual foi a sua surpresa ao se deparar com a jovem do carro? Ele a convida para entrar, mas percebe que não consegue se comunicar bem com ela, que nervosa gagueja e quase não consegue falar inglês. Ele chama então a vizinha/inquilina/amiga Lucía, que tem o espanhol como língua materna. 

A partir desse momento seus destinos ficam muito ligados, porque eles se veem diante de um problemão e terão que resolver juntos. Além disso, se o que eles planejam der certo, eles terão um segredo a guardar juntos pra sempre, muito além daquele inverno (sacaram?). Não vou dar spoilers, mas preciso dizer: o carro que Evelyn dirigia era de seu patrão, ela o havia pego escondido para ir até a farmácia, e havia algo dentro dele que poderia levar qualquer um dos três à prisão. 

A partir disso o enredo os leva a uma aventura na neve, rumo ao norte de Nova Iorque. Sozinhos, no meio do nada, com frio e um tanto assustados, eles acabam deixando vir à tona seus passados, suas histórias, seus verdadeiros 'eus'. Eles começam a conversar uns com os outros e isso os ajuda a resolver mais do que aquele problemão que eles tem em mãos naquele momento, mas também suas vidas, suas neuras, seus vazios. 

Allende sabe falar muito bem sobre o que se passa internamente nas pessoas, sobre o psicológico e o emocional, e ela faz isso muito bem nesse livro também. A história é louvável pelas denúncias que faz, tanto sobre o tráfico de pessoas, as dificuldades enfrentadas por aqueles que cruzam a fronteira do México com os EUA, a criminalidade dos países subdesenvolvidos da América Central e do Sul, mas principalmente sobre a política de tratamento aos imigrantes adotada pelos Estados Unidos, especialmente a partir do Governo Trump. 

Então, de uma forma geral, talvez a história custe um pouco a engrenar. O inicio dela é um pouco cansativo, sim, tu fica questionando onde aquilo vai te levar e se aquelas situações que tu está lendo são realmente importantes. Mas depois, tu percebe que elas eram importantes sim, e o que o livro é bem bacana. 

Capa da edição original: muito mais relação com a história

Eu só fiquei preocupada com uma coisa. Não quero dar spoillers, mas gente, Allende não nos conta como ficou o gato no fim da história. Será que ele sobreviveu ao veneno ingerido? Não é o detalhe mais importante da história, é claro (na verdade é bem insignificante levando em consideração todo o resto), mas gente, pobre gatinho! Hahaha. 

Ah, gente, só mais um comentário: que capa sem noção a dessa edição brasileira. Quer dizer, ela é bonita, tem um toque emborrachadinho até, é uma edição gostosa de pegar na mão, mas gente essa imagem não tem absolutamente nada a ver com a história, ao contrário da edição original (imagem acima). Por que cargas d'água ela foi feita dessa forma? Só a Bertrand Brasil pode nos dizer. 

Bom, por hoje é isso gente. 
Se mais alguém ai leu esse livro e quiser comentá-lo, fique à vontade. Compartilha ai tuas impressões. 

Beijos. 

SOBRE O LIVRO

Título: Muito além do inverno (Más allá del invierno)
Autora: Isabel Allende
Tradução: Luís Carlos Cabral
Lançamento: 2018
Editora: Bertrand Brasil
Páginas: 293

-------------------------------------------

Me siga nas redes sociais:
Skoob
 Youtube

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

In memorian

Santa Cruz do Sul perdeu, no último fim de semana o maior incentivador da leitura que eu tive o prazer de conhecer e também um escritor. Aliás, pra mim, o melhor de todos, porque era ele o meu avô. Pensando em homenageá-lo, e também em manter viva a memória dele, eu escrevi algumas coisas. É uma espécie de carta, eu diria. Uma mensagem para ele. Uma mensagem de aniversário, aliás, porque nessa quarta-feira, dia 11 de setembro de 2019, ele estaria completando 83 anos. Segue abaixo. Oi Vô,  Não faz muito tempo que tu desencarnaste e nós todos ainda estamos digerindo a tua partida desse plano material para o plano espiritual. Desde cedo, porém, eu senti dentro de mim uma necessidade muito grande de falar sobre a pessoa que tu foi, de te homenagear. Porque fostes grande, gigante na verdade, de espírito, de coração e de pensamentos. Para muitas pessoas tu eras o professor. O foste profissionalmente durante muitos anos, quando eu ainda nem sonhava em existir. Mas foste ta...

Coleção "A vida no mundo espiritual" do André Luiz: ordem de leitura

Hello! Recentemente fiz um post falando sobre as tantas leituras que eu tenho vontade de fazer ao longo de 2022. E falei lá que é difícil eu conseguir fazer todas elas, que tenho consciência disso. Mas tem um item da lista em especial que eu considero um pouquinho mais prioritário . Estou falando das leituras espíritas . Eu estou concluindo a leitura da série de romances históricos ditados por Emmanuel para Chico Xavier (em breve faço um post sobre eles) e ainda não tinha decidido exatamente como dar sequências às minhas leituras, mas já naquele post comentei sobre a possibilidade de dar início a uma nova série de leituras, talvez num tom de um novo desafio para mim mesma .  E estava pensando na coleção "A vida no mundo espiritual" do André Luiz .  Recentemente decidi que, sim, será por ela que vou seguir.  Então, resolvi fazer esse post. Não apenas por uma questão de organização minha, mas também pra deixar a sugestão de leitura a quem, eventualmente, também tenha intere...

Lendo 'As Crônicas de Nárnia' #3 - O cavalo e seu menino

Olá pessoal, como vão? No post de hoje, vou dar continuidade ao projeto de leitura sobre "As Crônicas de Nárnia". A terceira crônica lida foi "O cavalo e seu menino", que possui 15 capítulos totalizando 89 páginas. Confesso que essa era uma história totalmente desconhecida pra mim. Por algum motivo, diferentemente de outras crônicas, ela não foi adaptada para o cinema. Na minha humilde opinião, porém, ela poderia  ser tão bem explorada quanto as demais. Capa da edição individual das crônicas - Foto: Divulgação A história começa numa pobre vila de pescadores na distante Calormânia, um lugar ao sul do grande deserto que, por sua vez, fica ao sul da Arquelândia. Nesse vilarejo vive, entre outras pessoas, um menino chamado Shasta e seu violento pai, que lhe aplica surras mais ou menos fortes, de acordo com a sorte da pescaria. Certo dia aparece nesse local um tarcaã - espécie de guerreiro nobre - montado em "um grande cavalo malhado, de crina esvoaçant...