Pular para o conteúdo principal

Todo dia a mesma noite | Daniela Arbex

Olá pessoal, tudo bom?

Hoje eu vim aqui pra falar sobre o livro "Todo o dia a mesma noite" da jornalista e escritora Daniela Arbex. Ele foi lançado no dia 17 de janeiro de 2018 pela Editora Intrínseca e aborda a história em torno da tragédia da Boate Kiss, ocorrida no dia 27 de janeiro de 2013. Ou melhor, ele reconta esse história pelos relatos de pessoas que tiveram alguma relação com o caso. 

Entre essas pessoas estão médicos, bombeiros, policiais, sobreviventes, mas também um grande número de país de vítimas. Dessa forma, Daniela traz um pouco daquilo que já se viu nos noticiários, especialmente à época do acontecimento, mas também traz muitos detalhes que não eram conhecidos. 



Achei especialmente bacana o olhar do médico do Samu, Carlos Fernando Dornelles, que abre o livro falando um pouco sobre o antes e o durante da tragédia, em especial sobre as dificuldades de quem trabalhou no resgate das vítimas da Kiss. Também achei bastante importante o fato de que Daniela deixou que os pais falassem sobre suas dores, sem mascará-las para tornar a história mais bonita - por exemplo, teve uma mãe que em sua dor tentou matar a outra filha, sobrevivente, e se matar - o que deu ao livro um toque ainda mais humano. 

Ela faz tudo isso de forma cronológica. Como já disse, a abertura é feita pelo médico que fala sobre o antes e o durante. Depois temos bombeiros falando sobre o resgate também e alguns pais comentando sobre a busca pelos filhos de hospital em hospital, ou no ginásio onde os corpos esperavam por reconhecimento. Em seguida, ela trouxe os relatos daqueles que tiveram que velar os mortos, e finaliza contando um pouco sobre como eles estão hoje, como cada um lidou com o trauma, como cada um seguiu (ou não) a vida. 

Ela intercala os relatos dessas pessoas que ela ouviu de forma que eles se complementam em todas as etapas da história. Isso faz com que fique mais fácil de compreender o que aconteceu naquela madrugada, naquele dia e naqueles dias que se seguiram. Isso também faz com a que a gente se identifique muito com aquelas pessoas. Se coloque no lugar delas. Além disso, em termos de escrita, a leitura é fácil. Daniela é jornalista e sabe o que faz. Apesar disso, a leitura não é fácil. Não raro a gente tem que fazer pausas pra dar aquela respirada. 

De forma geral posso dizer, portanto, que foi uma leitura muito importante que eu fiz, que me marcou muito e que eu, com certeza não vou esquecer tão cedo, especialmente porque sou gaúcha, vivo numa cidade mais ou menos próxima de Santa Maria onde o incêndio aconteceu, poque lembro muito bem do evento, etc. 

Mas... preciso fazer uma outra consideração.

É que assim, minha gente, apesar de muito bom, o "Todo dia a mesma noite" da Daniela Arbex não é melhor do que o livro "Sobreviventes" da Eduarda Pavanatto e da Luiza Adorna, lançado em 2017 e sobre o qual já falei aqui. As gurias, que aliás são formadas em Jornalismo pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e moram aqui em Santa Cruz, fizeram um trabalho tão bom quanto e lançaram um bom tempo antes.

Por isso, eu faria uma crítica ao subtítulo do livro da Daniela: "a história não contada da Boate Kiss". Simplesmente porque de alguma forma ela já havia sido contada, sim. Os fatos, de forma geral, foram repercutidos internacionalmente, e os relatos, bom, alguns deles - muito bonitos, intensos, marcantes - estão no livro da Eduarda e da Luiza. A diferença é que elas optaram por colher relatos de sobreviventes enquanto a Daniela conversou mais com pais de vítimas. Enfim.



Então, a dica que eu dou é a seguinte: já leu o "Todo dia a mesma noite" e gostou? Então leia o livro "Sobreviventes" também. Não leu nenhum dos dois ainda? Então leia ambos. Não tá a fim de ler os dois porque, afinal, a temática é a mesma e são livros pesados, etc, etc? Então eu sugiro que você opte pelo "Sobreviventes".

Ele é mais barato (querendo ou não isso é importante, né?), o valor arrecadado é doado pelas autoras à uma escola carente do interior de Santa Maria, por meio da Associação dos Familiares de Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria (AVTSM), o conteúdo é tão bonito quanto, e você ainda estará prestigiando a literatura local (o mais bacana de tudo, né?).

Mas se der, leia os dois. É triste, sim. Mas a gente precisa lembrar desses fatos pra que eles nunca mais voltem a acontecer, pra que a gente aprenda a dar valor às pessoas que nos cercam, pra que percebemos o quão frágil é a vida. 
-------------------------------------------

Me siga nas redes sociais:
Skoob
 Youtube

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

In memorian

Santa Cruz do Sul perdeu, no último fim de semana o maior incentivador da leitura que eu tive o prazer de conhecer e também um escritor. Aliás, pra mim, o melhor de todos, porque era ele o meu avô. Pensando em homenageá-lo, e também em manter viva a memória dele, eu escrevi algumas coisas. É uma espécie de carta, eu diria. Uma mensagem para ele. Uma mensagem de aniversário, aliás, porque nessa quarta-feira, dia 11 de setembro de 2019, ele estaria completando 83 anos. Segue abaixo. Oi Vô,  Não faz muito tempo que tu desencarnaste e nós todos ainda estamos digerindo a tua partida desse plano material para o plano espiritual. Desde cedo, porém, eu senti dentro de mim uma necessidade muito grande de falar sobre a pessoa que tu foi, de te homenagear. Porque fostes grande, gigante na verdade, de espírito, de coração e de pensamentos. Para muitas pessoas tu eras o professor. O foste profissionalmente durante muitos anos, quando eu ainda nem sonhava em existir. Mas foste também

Coleção "A vida no mundo espiritual" do André Luiz: ordem de leitura

Hello! Recentemente fiz um post falando sobre as tantas leituras que eu tenho vontade de fazer ao longo de 2022. E falei lá que é difícil eu conseguir fazer todas elas, que tenho consciência disso. Mas tem um item da lista em especial que eu considero um pouquinho mais prioritário . Estou falando das leituras espíritas . Eu estou concluindo a leitura da série de romances históricos ditados por Emmanuel para Chico Xavier (em breve faço um post sobre eles) e ainda não tinha decidido exatamente como dar sequências às minhas leituras, mas já naquele post comentei sobre a possibilidade de dar início a uma nova série de leituras, talvez num tom de um novo desafio para mim mesma .  E estava pensando na coleção "A vida no mundo espiritual" do André Luiz .  Recentemente decidi que, sim, será por ela que vou seguir.  Então, resolvi fazer esse post. Não apenas por uma questão de organização minha, mas também pra deixar a sugestão de leitura a quem, eventualmente, também tenha interesse

Lendo 'As Crônicas de Nárnia' #4 - O Príncipe Caspian

Oie, oie! Tudo bom? Vamos dar continuidade à leitura conjunta da série "As Crônicas de Nárnia"? No post de hoje vamos falar um pouco sobre a quarta crônica da história, "O Príncipe Caspian". Na edição que eu estou lendo, ela tem 108 páginas e 15 capítulos e foi uma leitura bastante rápida de fazer, porque assim como as demais, tem um enredo bastante envolvente. Nela, os quatro grandes reis e rainhas - Pedro, Susana, Edmundo e Lúcia - são levados novamente à Nárnia quando esse reino mais precisa de ajuda para voltar à sua ordem normal depois de centenas de anos de dominação por parte dos telmarianos - povo de Telmar que conquistou Nárnia durante a ausência dos quatro reis e de Aslan. Capa do livro - Foto: Divulgação A história inicia, mais um vez, na Inglaterra. Os quatro jovens estão em uma estação de trem esperando para embarcarem para suas respectivas escolas. Passou cerca de um ano desde que eles retornaram de Nárnia através do Ermo do Lampião que d