Pular para o conteúdo principal

Sobre as migalhas e o universo

Olá pessoal, tudo bom? Hoje quero comentar com vocês sobre a leitura que fiz recentemente do livro “Migalha Inteira”, escrito pelo José Alberto Wenzel. Mas antes, preciso falar sobre a forma como comecei a lê-lo: minha escolha primeira era o “A menina que decorava túmulos”, do mesmo autor. Ao iniciar essa leitura, entretanto, me deparei com um breve resumo do outro livro, como se o “A menina...” fosse uma continuação daquele. Parei a leitura naquela hora e peguei o “Migalha” decidindo então, ler as histórias na ordem delas. 

E foi assim que encontrei uma história que me fez mergulhar dentro de mim mesma. O livro é dividido em três grandes capítulos: o hoje, o ontem e o amanhã. Cada um deles tem pequenas subdivisões. Elas contam a história da Sra. Clara, que resumindo, é uma mulher casada que vive em uma propriedade no interior junto com o marido. Ele sofre de um misterioso “zunido de abelhas” nos ouvidos e certo dia é convidado a passar um tempo na Arca, um hospital clandestino, coordenado pelo médico naturalista Dr. Otto, que atende pessoas de certa forma excluídas da sociedade por causa das mais variadas doenças do corpo e da alma. Seus tratamentos consistem em banhos de sol e de lama, respiração de vapores e caminhadas. A Sra. Clara é convidada para ir junto para cozinhar e conviver com os residentes do hospital. É ali que o restante da história se desenlaça e se enlaça novamente. 

Capa do livro "Migalha Inteira"
Foto Luana Ciecelski

O livro é repleto de simbologias. Tanto que o autor fez questão de dedicar um capítulo final à explicação de algumas das relações que ele traz no livro. Esses símbolos são muito importantes para compreendermos o que a história tem para nos dizer, por isso, eu sugiro uma leitura muito atenta. Aliás, essa é uma história curtinha, para ser lida em uma única pegada, numa tarde de domingo, por exemplo. Assim, alguns detalhes importantes permanecerão fresquinhos. 

Além dos símbolos, outra coisa interessante são as reflexões que o livro desperta no leitor. E não são poucas. Aliás, esse foi um dos livros mais curtinhos que li nesse ano, mas um dos que vai mais a fundo nas reflexões. E elas têm variadas temáticas. Para citar alguns exemplos, a morte é uma delas, os medos, a beleza interna e externa também, a busca pelo conhecimento e pela sabedoria, bem como o que é vida. O livro chega a questionar e brincar com a loucura. O que, afinal de contas, é real nesse mundo? é o que nos pegamos pensando. 

E pra deixar vocês pensando um pouquinho também vou deixar abaixo um trechinho que eu simplesmente amei: 

“Lembrou-se do pão caseiro que sua mãe fazia no forno a lenha e, não pode deixar de pensar que o pão todo estava contido, da mesma forma, em cada migalha. Cada migalha era feita do mesmo pão. O universo podia estar em cada parcela, e cada parte destas incluía a criação em sua totalidade”

A próxima leitura será, é claro, o “A menina que decorava túmulos”. Depois eu conto pra vocês o que achei desse livro também.

-------------------------------------------

Me siga nas redes sociais:
Skoob
 Youtube

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

In memorian

Santa Cruz do Sul perdeu, no último fim de semana o maior incentivador da leitura que eu tive o prazer de conhecer e também um escritor. Aliás, pra mim, o melhor de todos, porque era ele o meu avô. Pensando em homenageá-lo, e também em manter viva a memória dele, eu escrevi algumas coisas. É uma espécie de carta, eu diria. Uma mensagem para ele. Uma mensagem de aniversário, aliás, porque nessa quarta-feira, dia 11 de setembro de 2019, ele estaria completando 83 anos. Segue abaixo. Oi Vô,  Não faz muito tempo que tu desencarnaste e nós todos ainda estamos digerindo a tua partida desse plano material para o plano espiritual. Desde cedo, porém, eu senti dentro de mim uma necessidade muito grande de falar sobre a pessoa que tu foi, de te homenagear. Porque fostes grande, gigante na verdade, de espírito, de coração e de pensamentos. Para muitas pessoas tu eras o professor. O foste profissionalmente durante muitos anos, quando eu ainda nem sonhava em existir. Mas foste também

Coleção "A vida no mundo espiritual" do André Luiz: ordem de leitura

Hello! Recentemente fiz um post falando sobre as tantas leituras que eu tenho vontade de fazer ao longo de 2022. E falei lá que é difícil eu conseguir fazer todas elas, que tenho consciência disso. Mas tem um item da lista em especial que eu considero um pouquinho mais prioritário . Estou falando das leituras espíritas . Eu estou concluindo a leitura da série de romances históricos ditados por Emmanuel para Chico Xavier (em breve faço um post sobre eles) e ainda não tinha decidido exatamente como dar sequências às minhas leituras, mas já naquele post comentei sobre a possibilidade de dar início a uma nova série de leituras, talvez num tom de um novo desafio para mim mesma .  E estava pensando na coleção "A vida no mundo espiritual" do André Luiz .  Recentemente decidi que, sim, será por ela que vou seguir.  Então, resolvi fazer esse post. Não apenas por uma questão de organização minha, mas também pra deixar a sugestão de leitura a quem, eventualmente, também tenha interesse

Lendo 'As Crônicas de Nárnia' #4 - O Príncipe Caspian

Oie, oie! Tudo bom? Vamos dar continuidade à leitura conjunta da série "As Crônicas de Nárnia"? No post de hoje vamos falar um pouco sobre a quarta crônica da história, "O Príncipe Caspian". Na edição que eu estou lendo, ela tem 108 páginas e 15 capítulos e foi uma leitura bastante rápida de fazer, porque assim como as demais, tem um enredo bastante envolvente. Nela, os quatro grandes reis e rainhas - Pedro, Susana, Edmundo e Lúcia - são levados novamente à Nárnia quando esse reino mais precisa de ajuda para voltar à sua ordem normal depois de centenas de anos de dominação por parte dos telmarianos - povo de Telmar que conquistou Nárnia durante a ausência dos quatro reis e de Aslan. Capa do livro - Foto: Divulgação A história inicia, mais um vez, na Inglaterra. Os quatro jovens estão em uma estação de trem esperando para embarcarem para suas respectivas escolas. Passou cerca de um ano desde que eles retornaram de Nárnia através do Ermo do Lampião que d