Pular para o conteúdo principal

Flavio Kothe lança livro de contos

Muito em breve Santa Cruz do Sul terá um livro novo sendo lançado por um escritor local. E mais do que isso, Santa Cruz do Sul terá a de conhecer uma face diferente do escritor santa-cruzenze Flavio René Kothe. Ele, que foi homenageado da Feira do Livro no ano 2017, e que já publicou novela, romance e poesia, além de todas as publicações acadêmicas, mostra as suas qualidades de contista, com a obra Casos do Acaso, da editora Cajuína.

Flávio Kothe, em registro feito durante a Feira do Livro de Santa Cruz do Sul, em 2017
Foto: Divulgação

O lançamento em sua terra natal será no próximo dia 15 de dezembro, a partir das 10 horas, na Casa das Artes Regina Simonis (Rua Júlio de Castilhos, 651), com entrada franca. O livro estará à venda no local pelo valor de R$ 30,00. O evento tem o apoio da Associação Pró-Cultura.

CASOS DO ACASO 


Os contos aparecem através de diversos narradores. Pode ser um químico nordestino, um morador de Berlim, um aposentado que anda pela praia, um velho professor mineiro, um perseguido político, um divorciado a refletir sobre suas ex-mulheres. Qualquer um pode dizer algo de si mesmo. O que parece uma identidade numérica, a ser identificada com o eu do autor, revela ser uma diversidade empírica e ficcional. Cada eu tem a sua história, na qual momentos significativos da existência são repassados.

Os contos Casos do Acaso foram escritos em 2017 e 2018, e alguns deles publicados no jornal da Associação Nacional de Escritores, tendo despertado o interesse dos associados. Segundo Kothe, “os contos surgem de uma inquietação interior, associando imagens, sentimentos e palavras, de maneira que o texto se forma no autor como um feto que precisa ser parido”. Ele define que os textos “se escrevem pelo autor, a obra se obra nele e através dele, para se tornar independente dele. Ao nascerem, precisam ter os cuidados que se tem com um bebê, precisam ser tratados, lavados, vestidos, para que não pereçam. Quando publicados, caem no mundo e passam a ter vida própria”, diz. 

Kothe afirma ainda que “embora escritos sob o princípio da liberdade criativa, portanto sem se submeterem a interesses imediatos, eles devem ser interessantes, devem atrair a atenção e o cuidado do leitor. Não devem se esgotar à primeira leitura. O eu do personagem-narrador pode ser muitos. Nunca vai ser o autor, jamais vai deixar de ter algo do autor; nunca vai ser determinada pessoa, jamais vai deixar de ter algo de diversas pessoas”.

O AUTOR


Flávio R. Kothe é licenciado em Letras, mestre, doutor e livre-docente em teoria literária. Perseguido pela ditadura, foi excluído do corpo de docentes da Universidade de Brasília no final de 1977, tendo retornado como anistiado em 1993. Lecionou na PUC-SP e na PUCCAMP. Foi professor titular visitante na Universidade de Rostock (Alemanha), na UFRGS e no Instituto de Estudos Avançados da USP. Atualmente é professor titular de estética na UnB, onde coordena o Núcleo de Estética, Hermenêutica e Semiótica da Faculdade de Arquitetura, que edita a RES - Revista de Estética e Semiótica. É também o atual presidente da Academia de Letras do Brasil sediada em Brasília. 

Tem mais de 40 livros e mais de 400 trabalhos publicados. Traduziu Benjamin, Adorno, Nietzsche, Marx, Celan, Kafka, Heinrich Mann, Patrick Suesskind. Estabeleceu um diálogo crítico com o cânone literário brasileiro em quatro livros publicados pela Editora da UnB, na qual apareceram também outros livros como A narrativa trivial, Arte Comparada, Fundamentos da teoria literária, A poesia hermética de Paul Celan. Flávio R. Kothe é conhecido como ensaísta e tradutor, mas a criação ficcional não é novidade em sua trajetória. Publicou seis livros de poemas, a novela Botucaraí e, em 2016, o romance histórico e político O Muro.

SERVIÇO

O que: Lançamento do Livro Casos do Acaso (Editora Cajuína, R$ 30,00)
Quem: Flávio R Kothe
Quando: dia 15 de dezembro de 2018, sábado, às 10 horas 
Onde: Casa das Artes Regina Simonis (Rua Júlio de Castilhos, 651) 
Quanto: Entrada franca

-------------------------------------------

Me siga nas redes sociais:
Skoob
 Youtube

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

In memorian

Santa Cruz do Sul perdeu, no último fim de semana o maior incentivador da leitura que eu tive o prazer de conhecer e também um escritor. Aliás, pra mim, o melhor de todos, porque era ele o meu avô. Pensando em homenageá-lo, e também em manter viva a memória dele, eu escrevi algumas coisas. É uma espécie de carta, eu diria. Uma mensagem para ele. Uma mensagem de aniversário, aliás, porque nessa quarta-feira, dia 11 de setembro de 2019, ele estaria completando 83 anos. Segue abaixo. Oi Vô,  Não faz muito tempo que tu desencarnaste e nós todos ainda estamos digerindo a tua partida desse plano material para o plano espiritual. Desde cedo, porém, eu senti dentro de mim uma necessidade muito grande de falar sobre a pessoa que tu foi, de te homenagear. Porque fostes grande, gigante na verdade, de espírito, de coração e de pensamentos. Para muitas pessoas tu eras o professor. O foste profissionalmente durante muitos anos, quando eu ainda nem sonhava em existir. Mas foste também

Coleção "A vida no mundo espiritual" do André Luiz: ordem de leitura

Hello! Recentemente fiz um post falando sobre as tantas leituras que eu tenho vontade de fazer ao longo de 2022. E falei lá que é difícil eu conseguir fazer todas elas, que tenho consciência disso. Mas tem um item da lista em especial que eu considero um pouquinho mais prioritário . Estou falando das leituras espíritas . Eu estou concluindo a leitura da série de romances históricos ditados por Emmanuel para Chico Xavier (em breve faço um post sobre eles) e ainda não tinha decidido exatamente como dar sequências às minhas leituras, mas já naquele post comentei sobre a possibilidade de dar início a uma nova série de leituras, talvez num tom de um novo desafio para mim mesma .  E estava pensando na coleção "A vida no mundo espiritual" do André Luiz .  Recentemente decidi que, sim, será por ela que vou seguir.  Então, resolvi fazer esse post. Não apenas por uma questão de organização minha, mas também pra deixar a sugestão de leitura a quem, eventualmente, também tenha interesse

Lendo 'As Crônicas de Nárnia' #4 - O Príncipe Caspian

Oie, oie! Tudo bom? Vamos dar continuidade à leitura conjunta da série "As Crônicas de Nárnia"? No post de hoje vamos falar um pouco sobre a quarta crônica da história, "O Príncipe Caspian". Na edição que eu estou lendo, ela tem 108 páginas e 15 capítulos e foi uma leitura bastante rápida de fazer, porque assim como as demais, tem um enredo bastante envolvente. Nela, os quatro grandes reis e rainhas - Pedro, Susana, Edmundo e Lúcia - são levados novamente à Nárnia quando esse reino mais precisa de ajuda para voltar à sua ordem normal depois de centenas de anos de dominação por parte dos telmarianos - povo de Telmar que conquistou Nárnia durante a ausência dos quatro reis e de Aslan. Capa do livro - Foto: Divulgação A história inicia, mais um vez, na Inglaterra. Os quatro jovens estão em uma estação de trem esperando para embarcarem para suas respectivas escolas. Passou cerca de um ano desde que eles retornaram de Nárnia através do Ermo do Lampião que d