Pular para o conteúdo principal

12 leituras para 2019

Oiie pessoal, tudo bom?

O último dia do ano chegou e eu quero compartilhar com vocês os 12 livros que me desafiarei a ler durante o ano de 2019. Pensei, assim como para 2018, em um livro para cada mês do ano. Serão eles: 

Janeiro: Mulheres que Correm com Lobos - Clarissa Pinkola Estés
Fevereiro: O Sol é Para Todos - Harper Lee
Março: Mulheres de Cinzas - Mia Couto
Abril: O Mundo de Gelo e Fogo - George R. R. Martin
Maio: O Vermelho e o Negro - Stendhal 
Junho: O conto da Aia - Margareth Atwood
Julho: Homo Deus - Yuval Harari
Agosto: A Prata do Tempo - Letícia Wierzchowski
Setembro: Memórias Póstumas de Brás Cubas - Machado de Assis
Outubro: Caminhos cruzados - Érico Verissimo
Novembro: A Cor Púrpura - Alice Walker
Dezembro: O Amor nos Tempos do Cólera - Gabriel García Márquez



O principal critério de escolha foi o da vontade de ler. São livros que eu tenho em casa ou que eu tenho muita vontade de ler já ha algum tempo. Achei que já era hora de dar uma atenção a eles. Também fiz questão de não colocar nessa lista grande calhamaços, como fiz da outra vez. Por motivos óbvios. Livros com mais de 600 páginas são difíceis de ler em um mês e em meio a outras leituras. 



Falo mais sobre as leituras de 2018 em um post específico já publicado aqui no blog, mas posso dizer aqui que a lista desse ano foi pensada a partir de uma análise das minhas últimas metas anuais e de forma a tentar evitar grandes fails que eventualmente acontecem nesses desafios. Estou levando em consideração nesse ano, por exemplo, que os meses de setembro, outubro e novembro costumam ser mais atribulados pra mim, e por isso, escolhi bons livros, mas que não são gigantescos e, portanto, possíveis de ler. 

Também tentei variar nas escolhas. Há lançamentos recentes e livros que foram os queridinhos de 2018, mas que eu não tive tempo de ler ainda. Há também literatura internacional e nacional, incluindo um clássico do Machado de Assis. Há livros mais leves, como o do George R. R. Martin, e há os mais densos. Dessa forma, espero, não vou me cansar das leituras. Ah, e também há uma releitura: a do Amor nos Tempos do Cólera do Gabo. Faz tempo que quero reler esse livro, que é um dos meus preferidos da vida e, espero, em 2019 ele estará na minha vida novamente. 



Além desses livros, é claro, eu pretendo ler alguma série e vários livros de autores de Santa Cruz. Também terei as leituras do Clube de Leituras Admirável Livro Novo do qual eu venho fazendo parte nos últimos meses. Nós já estamos preparando uma lista e na medida do possível, quero fazer resenhas sobre os livros que eu ler para o clube aqui também. Na verdade, eu já queria ter feito isso nesse ano, mas falta de tempo, vocês sabem, aquela lenga-lenga toda. Não consegui me dedicar como eu gostaria. Mas em 2019 a coisa vai.

Aliás, além desses projetos todos, também será divulgado, muito em breve, um projeto que está sendo pensado e do qual eu farei parte. Então, vamos levar isso em conta, é claro. Por outro lado também não vou colocar minha meta de leituras lá no Everest porque eu estarei no meu primeiro ano de mestrado e, portanto, terei várias leituras científicas pra fazer, o que deverá me tomar um tempo, né?! Por isso, quero seguir conforme der, respeitando meus limites sempre, afinal, a leitura só é boa quando a gente consegue aproveitar ela. 

Dito isso, vou encerrando por aqui cheia de expectativas e desejando que 2019 seja um ano de muitas e principalmente boas leituras pra todos nós. 

Um super beijo.


-------------------------------------------

Me siga nas redes sociais:
Skoob

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

In memorian

Santa Cruz do Sul perdeu, no último fim de semana o maior incentivador da leitura que eu tive o prazer de conhecer e também um escritor. Aliás, pra mim, o melhor de todos, porque era ele o meu avô. Pensando em homenageá-lo, e também em manter viva a memória dele, eu escrevi algumas coisas. É uma espécie de carta, eu diria. Uma mensagem para ele. Uma mensagem de aniversário, aliás, porque nessa quarta-feira, dia 11 de setembro de 2019, ele estaria completando 83 anos. Segue abaixo. Oi Vô,  Não faz muito tempo que tu desencarnaste e nós todos ainda estamos digerindo a tua partida desse plano material para o plano espiritual. Desde cedo, porém, eu senti dentro de mim uma necessidade muito grande de falar sobre a pessoa que tu foi, de te homenagear. Porque fostes grande, gigante na verdade, de espírito, de coração e de pensamentos. Para muitas pessoas tu eras o professor. O foste profissionalmente durante muitos anos, quando eu ainda nem sonhava em existir. Mas foste também

Coleção "A vida no mundo espiritual" do André Luiz: ordem de leitura

Hello! Recentemente fiz um post falando sobre as tantas leituras que eu tenho vontade de fazer ao longo de 2022. E falei lá que é difícil eu conseguir fazer todas elas, que tenho consciência disso. Mas tem um item da lista em especial que eu considero um pouquinho mais prioritário . Estou falando das leituras espíritas . Eu estou concluindo a leitura da série de romances históricos ditados por Emmanuel para Chico Xavier (em breve faço um post sobre eles) e ainda não tinha decidido exatamente como dar sequências às minhas leituras, mas já naquele post comentei sobre a possibilidade de dar início a uma nova série de leituras, talvez num tom de um novo desafio para mim mesma .  E estava pensando na coleção "A vida no mundo espiritual" do André Luiz .  Recentemente decidi que, sim, será por ela que vou seguir.  Então, resolvi fazer esse post. Não apenas por uma questão de organização minha, mas também pra deixar a sugestão de leitura a quem, eventualmente, também tenha interesse

Lendo 'As Crônicas de Nárnia' #4 - O Príncipe Caspian

Oie, oie! Tudo bom? Vamos dar continuidade à leitura conjunta da série "As Crônicas de Nárnia"? No post de hoje vamos falar um pouco sobre a quarta crônica da história, "O Príncipe Caspian". Na edição que eu estou lendo, ela tem 108 páginas e 15 capítulos e foi uma leitura bastante rápida de fazer, porque assim como as demais, tem um enredo bastante envolvente. Nela, os quatro grandes reis e rainhas - Pedro, Susana, Edmundo e Lúcia - são levados novamente à Nárnia quando esse reino mais precisa de ajuda para voltar à sua ordem normal depois de centenas de anos de dominação por parte dos telmarianos - povo de Telmar que conquistou Nárnia durante a ausência dos quatro reis e de Aslan. Capa do livro - Foto: Divulgação A história inicia, mais um vez, na Inglaterra. Os quatro jovens estão em uma estação de trem esperando para embarcarem para suas respectivas escolas. Passou cerca de um ano desde que eles retornaram de Nárnia através do Ermo do Lampião que d