Pular para o conteúdo principal

Secretaria de Cultura é criada em Santa Cruz do Sul

Em cerimônia realizada na manhã desta sexta-feira, dia 11, no Salão Nobre do Palacinho, o prefeito Telmo Kirst sancionou a lei que cria a Secretaria Municipal de Cultura e deu posse ao primeiro secretário da pasta, Edemilson Severo. O ato contou com a presença de secretários, vereadores, representantes de órgãos estaduais, membros de entidades culturais e educacionais, produtores,  artistas locais, servidores municipais e imprensa.

O projeto de lei criando a nova secretaria dentro da estrutura administrativa da Prefeitura foi aprovado esta semana em sessão extraordinária na Câmara de Vereadores. Até então a cultura era um  departamento, por muitos anos vinculado à Secretaria Municipal de Educação e mais recentemente à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico.  O orçamento da  nova pasta é de R$ 1,6 milhão e  a estrutura composta por 21 servidores.

Edemilson Severo

A secretaria irá funcionar junto à Biblioteca Pública Municipal, que será inaugurada em abril, no prédio do antigo presídio, esquina das ruas Marechal Floriano e Tiradentes. A reforma está quase concluída, mas ainda falta atender as questões de acessibilidade. No terrenos ao lado, a Prefeitura instalará também uma praça de lazer para a comunidade, conforme anúncio feito pelo prefeito durante a solenidade. Por enquanto, até que seja concluída a reforma do local, as atividades seguirão sendo realizadas na Centro de Cultura Jornalista Francisco José Frantz, antiga Estação Férrea.

Ao tomar posse como primeiro titular da Secretaria Municipal de Cultura, Edemilson Severo, que já foi também secretário municipal de Administração, de Políticas Públicas e de Fazenda,  disse que agora, a cultura passa de coadjuvante a protagonista e que,  a partir de hoje, junto com  toda a equipe qualificada de profissionais que compõem a pasta,  vai trabalhar exercendo a criatividade, com o firme propósito de suprir as necessidades de manutenção das estruturas físicas existentes e dos novos espaços planejados, bem como dar continuidade aos projetos de oficinas e atividades consolidadas.


O Centro de Cultura Jornalista Francisco José Frantz

Além das atividades já desempenhadas no serviço público, desde a primeira gestão do prefeito Telmo Kirst,  Edemilson vem de uma longa trajetória na iniciativa privada, marcada  por dedicação a projetos culturais, como curta-metragens, séries, filmes, telenovelas, espetáculos teatrais e musicais e produções literárias. Ele já atuou como diretor, produtor executivo e proponente cultural na prospecção de parceiros privados e captação de recursos para viabilizar projetos com base nas leis de incentivo, em âmbito estadual e federal. “Diálogo, excelência nas relações institucionais e interlocução permanente, incluindo todos os atores, segmentos e manifestações culturais, será o DNA da nossa área”, afirmou.

No encerramento do ato, ao discursar, o prefeito Telmo Kirst afirmou que o momento é histórico para Santa Cruz do Sul e que a cultura ganha a partir de agora um novo significado e uma representatividade que até então não tinha. “Temos o compromisso e o dever de estabelecer políticas municipais de cultura. Teremos que buscar recursos e, dado o exíguo orçamento, vamos precisar de muita criatividade e de inovação constante”, afirmou.

Telmo fez ainda questão de destacar que a secretaria não representa aumento de despesas para a prefeitura, uma vez que o departamento já existia e os recursos já estavam provisionados no orçamento. Ele lembrou ainda que a criação do cargo de secretário de Cultura deu-se a partir do acúmulo de funções por parte de outros secretários.

A Secretaria Municipal de Cultura passará a ter entre outras atribuições a gestão das oficinas regulares e de verão, além de projetos como o Cine Vagão, Teatrando na Estação, Palco Aberto: vozes da cidade e Festival Municipal de Danças.

Veja fotos da solenidade:

Romar Beling, presidente da Academia de Letras de Santa Cruz do Sul

Edemilson Severo, Secretário de Cultura recém empossado

O Prefeito Telmo Kirst e Edemilson Severo


-------------------------------------------

Me siga nas redes sociais:
  Facebook
Skoob

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

In memorian

Santa Cruz do Sul perdeu, no último fim de semana o maior incentivador da leitura que eu tive o prazer de conhecer e também um escritor. Aliás, pra mim, o melhor de todos, porque era ele o meu avô. Pensando em homenageá-lo, e também em manter viva a memória dele, eu escrevi algumas coisas. É uma espécie de carta, eu diria. Uma mensagem para ele. Uma mensagem de aniversário, aliás, porque nessa quarta-feira, dia 11 de setembro de 2019, ele estaria completando 83 anos. Segue abaixo. Oi Vô,  Não faz muito tempo que tu desencarnaste e nós todos ainda estamos digerindo a tua partida desse plano material para o plano espiritual. Desde cedo, porém, eu senti dentro de mim uma necessidade muito grande de falar sobre a pessoa que tu foi, de te homenagear. Porque fostes grande, gigante na verdade, de espírito, de coração e de pensamentos. Para muitas pessoas tu eras o professor. O foste profissionalmente durante muitos anos, quando eu ainda nem sonhava em existir. Mas foste também

Coleção "A vida no mundo espiritual" do André Luiz: ordem de leitura

Hello! Recentemente fiz um post falando sobre as tantas leituras que eu tenho vontade de fazer ao longo de 2022. E falei lá que é difícil eu conseguir fazer todas elas, que tenho consciência disso. Mas tem um item da lista em especial que eu considero um pouquinho mais prioritário . Estou falando das leituras espíritas . Eu estou concluindo a leitura da série de romances históricos ditados por Emmanuel para Chico Xavier (em breve faço um post sobre eles) e ainda não tinha decidido exatamente como dar sequências às minhas leituras, mas já naquele post comentei sobre a possibilidade de dar início a uma nova série de leituras, talvez num tom de um novo desafio para mim mesma .  E estava pensando na coleção "A vida no mundo espiritual" do André Luiz .  Recentemente decidi que, sim, será por ela que vou seguir.  Então, resolvi fazer esse post. Não apenas por uma questão de organização minha, mas também pra deixar a sugestão de leitura a quem, eventualmente, também tenha interesse

Desafio BBC - 100 livros para ler

Oie gente! Tudo certo? Há um desafio literário rolando pela internet e intrigando muitas pessoas. O tal "Desafio da BBC: você leu no máximo seis desses 100 livros" , publicado pela Revista Bula. A brincadeira aponta que ninguém leu mais do que seis livros de uma lista de 100.  Nessa lista estão diversos livros clássicos, como “Orgulho e Preconceito” (1813), de Jane Austen; “O Sol é Para Todos” (1960), de Harper Lee, “Hamlet” (1609), de William Shakespeare; e até mesmo a Bíblia Sagrada. O Sol é para todos, é um dos livros da lista - Foto: Reprodução/No Meu Mundo E bom, pode até ser que muitas pessoas não tenham lido mesmo mais do que seis livros, mas para nós, apaixonados por literatura, isso é uma verdadeira afronta! Ora, seis livros? Eu mesma li vários deles - 29 - e sei de algumas pessoas que leram muitos mais.  Então pensei aqui comigo... Agora é que eu vou ler todos eles, só pra dar nos dedos dessa brincadeira, humpf! Hahaha. E bom, aqui estamos, sem b