Pular para o conteúdo principal

A incrível história criada por Bruno

Olá amigos, na edição de hoje, a sugestão que eu quero trazer pra vocês é bastante especial. Primeiro porque o autor e a editora que o publicou são santa-cruzenses. Segundo porque o autor é bastante jovem, provavelmente um dos mais jovens escritores que temos na cidade e na região. E terceiro porque o gênero no qual se enquadra o livro, o da literatura fantástica, é bastante inédito também entre as publicações locais. Nós estamos falando sobre o livro Presas e Garras, do Bruno Ledur. 

Você pode saber um pouco mais a respeito do autor, fazendo uma rápida pesquisa no site do Riovale Jornal. Em meados do ano passado, foi feita uma entrevista com o jovem, e nela, Bruno falou sobre sua paixão pela escrita, entre outras coisas. Mas aqui na coluna, hoje, quero falar sobre o livro, especificamente. Ele foi lançado na metade de 2018 pela Gramatti Produções Literárias e recentemente eu tive a oportunidade de lê-lo. 

A linda capa do livro Presas e Garras foi feita pela artista Jéssica Bagatini e ilustra incrivelmente bem essa história

E que livro legal, pessoal! Pra quem gosta de histórias como Harry Potter, Percy Jackson e Crônicas de Nárnia, pra citar alguns exemplos, esse é um prato cheio no qual alimentar sua imaginação. O personagem principal se chama Andrew Hasewaga, um jovem morador de uma localidade fictícia chamada Cidade de Átila. Ainda na infância ele foi diagnosticado com uma doença rara, porque eventualmente ele sofria com algumas alucinações, vendo coisas que ninguém mais via. A verdade, porém, sempre acaba vindo à tona, não é mesmo?

Certo dia quando ele e seus amigos estão percorrendo uma trilha, dentro de uma floresta que há nos arredores da cidade, local onde eles costumam ir por diversão, e um de seus amigos é atacado por um ser estranho e misterioso que só Andrew consegue enxergar. Essa situação desencadeia uma série de outros eventos, que transformam a vida de Andrew e de seus amigos, porque a partir daquele momento, eles descobrem que há muito mais no universo, além daquilo que a maior parte das pessoas podem enxergar. Há criaturas, há um governo para elas, e há, principalmente, um perigo muito grande habitando a tênue linha divisória que separa o mundo que os humanos conhecem, daquele que eles desconhecem. Andrew, portanto, não tinha alucinações. Ele pertence a esse universo, assim como seu pai e seus antepassados, por mais que seus pais tenham tentado evitar isso. 

- Ele é um Kitsune. Essa é a palavra japonesa para raposa. Raposas são um assunto comum no Folclore Japonês; kitsune refere-se geralmente neste contexto. Histórias as descrevem como seres inteligentes e com capacidades mágicas que aumentam com a sua idade e sabedoria. Entre estes poderes mágicos, tem a habilidade de assumir a forma humana. Além da habilidade de assumir a forma humana, elas possuem os poderes de possessão, conseguem controlar o fogo, têm o poder de aparecer nos sonhos e o de criar ilusões.

Um Kitsune, segundo a lenda japoesa

Na sequência da história, Andrew descobre então um mentor, que vai lhe ajudar a entender esse novo universo, que vai ajudá-lo a treinar os poderes que agora afloram nele, mas que também vai ajudá-lo a enfrentar inúmeros desafios que vão surgir, cada vez com mais intensidade. E a gente vai acompanhar isso tudo. Um aspecto muito interessante desse livro é que ele traz uma mistura de Culturas e Mitologias - Brasileira, Oriental, Europeia - o que é bem diferente. É um livro, portanto, que nos ensina bastante a respeito disso, até porque Bruno fez questão de colocar referência menos conhecidas. 

- Adlet é outro ser que aparece bastante na história (aquele amigo do Andrew é mordido por um e se transforma em um): Adlets são monstros que bebem sangue, na mitologia inuíte. Eles são a descendência de uma mulher e um cachorro vermelho. Cinco das dez crianças da mulher eram cachorros que cruzaram os mares para gerar as raças europeias. As outras cinco crianças eram os adlets monstruosos.

Representação de um Adlet
Foto: Portal dos Mitos




Outro aspecto bem bacana é a linguagem utilizada, que é bastante informal, principalmente nos diálogos do livro, o que faz com que nos sintamos bem dentro dessa história mesmo. E há ainda que se registrar que mais do que uma história sobre seres fantásticos e situações incríveis, essa também é uma história sobre amizade, sobre vida e morte, e sobre sentimentos. É o melhor de tudo: o presas e garras é só o primeiro volume da trilogia "Crônicas Sobrenaturais". Os demais livros devem ser lançados entre 2019 e 2020. E eu, claro, já estou aguardando ansiosamente. 

Então, deixo mais essa dica de leitura. O livro pode ser encontrado na Livraria e Cafeteria Iluminura ou diretamente com a editora Gramatti, cujo contato pode ser feito até pelas redes sociais.

-------------------------------------------

Me siga nas redes sociais:
  Facebook
Skoob

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

In memorian

Santa Cruz do Sul perdeu, no último fim de semana o maior incentivador da leitura que eu tive o prazer de conhecer e também um escritor. Aliás, pra mim, o melhor de todos, porque era ele o meu avô. Pensando em homenageá-lo, e também em manter viva a memória dele, eu escrevi algumas coisas. É uma espécie de carta, eu diria. Uma mensagem para ele. Uma mensagem de aniversário, aliás, porque nessa quarta-feira, dia 11 de setembro de 2019, ele estaria completando 83 anos. Segue abaixo. Oi Vô,  Não faz muito tempo que tu desencarnaste e nós todos ainda estamos digerindo a tua partida desse plano material para o plano espiritual. Desde cedo, porém, eu senti dentro de mim uma necessidade muito grande de falar sobre a pessoa que tu foi, de te homenagear. Porque fostes grande, gigante na verdade, de espírito, de coração e de pensamentos. Para muitas pessoas tu eras o professor. O foste profissionalmente durante muitos anos, quando eu ainda nem sonhava em existir. Mas foste também

Coleção "A vida no mundo espiritual" do André Luiz: ordem de leitura

Hello! Recentemente fiz um post falando sobre as tantas leituras que eu tenho vontade de fazer ao longo de 2022. E falei lá que é difícil eu conseguir fazer todas elas, que tenho consciência disso. Mas tem um item da lista em especial que eu considero um pouquinho mais prioritário . Estou falando das leituras espíritas . Eu estou concluindo a leitura da série de romances históricos ditados por Emmanuel para Chico Xavier (em breve faço um post sobre eles) e ainda não tinha decidido exatamente como dar sequências às minhas leituras, mas já naquele post comentei sobre a possibilidade de dar início a uma nova série de leituras, talvez num tom de um novo desafio para mim mesma .  E estava pensando na coleção "A vida no mundo espiritual" do André Luiz .  Recentemente decidi que, sim, será por ela que vou seguir.  Então, resolvi fazer esse post. Não apenas por uma questão de organização minha, mas também pra deixar a sugestão de leitura a quem, eventualmente, também tenha interesse

Lendo 'As Crônicas de Nárnia' #4 - O Príncipe Caspian

Oie, oie! Tudo bom? Vamos dar continuidade à leitura conjunta da série "As Crônicas de Nárnia"? No post de hoje vamos falar um pouco sobre a quarta crônica da história, "O Príncipe Caspian". Na edição que eu estou lendo, ela tem 108 páginas e 15 capítulos e foi uma leitura bastante rápida de fazer, porque assim como as demais, tem um enredo bastante envolvente. Nela, os quatro grandes reis e rainhas - Pedro, Susana, Edmundo e Lúcia - são levados novamente à Nárnia quando esse reino mais precisa de ajuda para voltar à sua ordem normal depois de centenas de anos de dominação por parte dos telmarianos - povo de Telmar que conquistou Nárnia durante a ausência dos quatro reis e de Aslan. Capa do livro - Foto: Divulgação A história inicia, mais um vez, na Inglaterra. Os quatro jovens estão em uma estação de trem esperando para embarcarem para suas respectivas escolas. Passou cerca de um ano desde que eles retornaram de Nárnia através do Ermo do Lampião que d