Pular para o conteúdo principal

O sol é para todos | Harper Lee | Leitura de fevereiro

A leitura do mês de fevereiro foi Prêmio Pulitzer de Literatura em 1961. E receber um prêmio desses nunca é pouca coisa. Isso nos deixa cheios de expectativas em relação ao livro e isso nos diz que, de uma forma ou de outra, esse possivelmente será um livro bom, uma leitura marcante. E o Sol é para todos da Harper Lee não deixa a desejar.



Quem passa os olhos rapidamente por ele se encanta com a narrativa leve e bonita, com o retrato da infância feito pela autora, porque passam-se os séculos mas a infância sempre é infância e um leitor que tenha passado de seus 15 anos, com certeza se identificará de alguma forma com esse registro. No entanto quem se atenta ao enredo com mais cuidado, é presenteado ainda mais lindamente com um conjunto de lições da maior importância. Principalmente a respeito da natureza humana e de suas relações.

Nessa história, logo de cara somos apresentados à família Finch. Ela é composta por Aticcus, o pai, Jem o irmão mais velho e Scout, a menina e irmã mais nova, narradora dessa história. A mãe de Jem e Scout, como descobrimos logo, morreu quando ambos eram bem pequenos. Eles foram criados pelo pai e por uma negra que trabalha na casa, chamada Calpúrnia, que faz as vezes de mãe exigente na maior parte das situações.

A história se passa no período de cerca de 3 anos, em meados da década de 1930 na cidade de Maycomb, localizada no Estado do Alabama, ao Sul dos Estados Unidos, portanto. A história é bastante explicativa por si só, mas para compreendê-la bem, é preciso ter em mente que os estados sul-americanos demoraram muito para tratar os negros com um pouco mais de igualdade. Na verdade, assim como no Brasil, ainda hoje o tratamento não é 100% igual, mas ainda em décadas bem recentes (falo dos anos 70, 80), havia uma certa segregação social (banheiros, refeitórios e ambientes de trabalho separados, por exemplo). Na década de 30 isso era muito pior, é claro. Os negros eram vistos praticamente como escravos ainda. A eles não era dado nenhum direito.

E é justamente sobre isso que trata essa história. Sobre as diferenças sociais. Sobre a importância do negro naquela sociedade, mas em contrapartida sua gigantesca discriminação. É sobre o quanto sofreram os negros. É sobre a ignorância, egoísmo e ganância humana. É sobre a cultura e eu diria que também é sobre a necessidade de sermos críticos em relação à nossa cultura, percebendo quando ela está errada, apesar da tradição de gerações e apesar da nossa criação para aceitar as coisas como elas são.

O enredo é dividido em duas partes. No primeiro deles a gente acompanha a rotina da família Finch dentro da cidade, as travessuras das crianças juntamente com o amigo Dill - um vizinho que passa as férias em Maycomb todos os anos - um pouco de suas atividades escolares e até algumas mudanças paradigmáticas que estavam acontecendo na educação naquele período. Dessa forma, ficamos conhecendo suas personalidades e relação com a cidade. Ficamos conhecendo um pouco mais da própria cidade também. E aos poucos vamos nos preparando para compreender o que vem a seguir, na segunda parte.

A segunda parte volta a sua atenção principalmente para um julgamento. Aticcus é advogado e ele fica designado a defender um negro chamado Tom Robinson. Ele é acusado de ter estuprado uma jovem branca, mas jura que isso não é verdade. As pessoas, de uma forma geral não se importam com os fatos em si. Importa sua cor e apenas isso. Ele é negro e, criminoso ou não, merece a pena de morte. E até mesmo outros advogados pensam assim. Mas não Aticcus. Logo descobre-se que qualquer outro profissional não faria muito esforço para defendê-lo perante o juiz. Mas não Aticcus.

Aticcus é à frente de seu tempo, um dos personagens mais humanos que já tive o prazer de conhecer em livros, e logo deixa claro que irá fazer seu trabalho, como faria com qualquer outra pessoa. Isso lhe rende algumas inimizades e problemas até mesmo para Jem e Scout que passam a ser perseguidos e ofendidos por colegas de escola. Maycomb nunca vira um negro sendo defendido. Aquela família, que defendia negros, era muito estranha, era o que pensavam aqueles que ofendiam aos Finch. E as crianças precisam aprender a lidar com isso. Precisam aprender a ser à frente do tempo como o pai, respeitando as diferenças.

E assim, acompanhamos o desfecho. Não vou falar mais sobre o enredo para não dar spoilers, mas é importante destacar que o julgamento, independentemente de seu resultado, serve como um divisor de águas para a comunidade, e também para a vida das crianças. Durante todo o caminho percorrido pelas personagens, eles aprendem e nos ensinam sobre a empatia, a tolerância, o respeito ao próximo. Durante todo o livro, mais principalmente ao final, nos pegamos refletindo sobre o quão lento foi o processo de reconhecimento da igualdade dos negros, e sobre como foi importante cada pequeno ato revolucionário, por parte de cada mente mais aberta que houve na história da humanidade.

Isso vale, é claro, também para a questão feminina, que não é o centro dessa história, mas que também é citada aqui, ainda que com mais sutileza. Percebe-se a diferença de interesses das gerações, a vontade da jovem Scout de ser mais do que uma dona de casa, as discussões por suas atitudes e sua vontade de não ser tanto como uma menina nos estereótipos daquele tempo. Percebe-se o seu amadurecimento, ainda que pequeno, na direção de ser uma mulher, mas uma mulher diferente daquelas com as quais ela convive, como a própria tia que chega a Maycomb para educá-la como uma dama em meados da história.

Em sua língua original, O Sol é para todos leva o nome de To Kill a Mockingbird, que pode ser traduzido literalmente como "Matar o passarinho". Quem ler a história vai perceber em meados do texto uma referência a esse título, porque Jem e Aticcus discutem sobre o quão triste é matar um rouxinol que não faz nada de ruim para ninguém e apenas canta para todos. Mais adiante também há uma comparação entre o caso de Tom Robinson e essa conversa sobre o rouxinol. A verdade porém, é que essa expressão - To Kill a Mockingbird - também pode ser traduzida como "Matar a Esperança". E isso faz todo o sentido. Tanto quanto "O Sol é para todos" que também não ficou ruim.

Dito isso, me despeço por hoje dizendo que esse é um livro que indico fortemente. Para todas as idades. É uma leitura que todos devem fazer em algum momento da vida. Porque é linda mesmo. Ao fim da leitura conclui-se que o prêmio recebido é mais do que merecido.

-------------------------------------------

Me siga nas redes sociais:
  Facebook
Skoob

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

In memorian

Santa Cruz do Sul perdeu, no último fim de semana o maior incentivador da leitura que eu tive o prazer de conhecer e também um escritor. Aliás, pra mim, o melhor de todos, porque era ele o meu avô. Pensando em homenageá-lo, e também em manter viva a memória dele, eu escrevi algumas coisas. É uma espécie de carta, eu diria. Uma mensagem para ele. Uma mensagem de aniversário, aliás, porque nessa quarta-feira, dia 11 de setembro de 2019, ele estaria completando 83 anos. Segue abaixo. Oi Vô,  Não faz muito tempo que tu desencarnaste e nós todos ainda estamos digerindo a tua partida desse plano material para o plano espiritual. Desde cedo, porém, eu senti dentro de mim uma necessidade muito grande de falar sobre a pessoa que tu foi, de te homenagear. Porque fostes grande, gigante na verdade, de espírito, de coração e de pensamentos. Para muitas pessoas tu eras o professor. O foste profissionalmente durante muitos anos, quando eu ainda nem sonhava em existir. Mas foste também

Coleção "A vida no mundo espiritual" do André Luiz: ordem de leitura

Hello! Recentemente fiz um post falando sobre as tantas leituras que eu tenho vontade de fazer ao longo de 2022. E falei lá que é difícil eu conseguir fazer todas elas, que tenho consciência disso. Mas tem um item da lista em especial que eu considero um pouquinho mais prioritário . Estou falando das leituras espíritas . Eu estou concluindo a leitura da série de romances históricos ditados por Emmanuel para Chico Xavier (em breve faço um post sobre eles) e ainda não tinha decidido exatamente como dar sequências às minhas leituras, mas já naquele post comentei sobre a possibilidade de dar início a uma nova série de leituras, talvez num tom de um novo desafio para mim mesma .  E estava pensando na coleção "A vida no mundo espiritual" do André Luiz .  Recentemente decidi que, sim, será por ela que vou seguir.  Então, resolvi fazer esse post. Não apenas por uma questão de organização minha, mas também pra deixar a sugestão de leitura a quem, eventualmente, também tenha interesse

Lendo 'As Crônicas de Nárnia' #4 - O Príncipe Caspian

Oie, oie! Tudo bom? Vamos dar continuidade à leitura conjunta da série "As Crônicas de Nárnia"? No post de hoje vamos falar um pouco sobre a quarta crônica da história, "O Príncipe Caspian". Na edição que eu estou lendo, ela tem 108 páginas e 15 capítulos e foi uma leitura bastante rápida de fazer, porque assim como as demais, tem um enredo bastante envolvente. Nela, os quatro grandes reis e rainhas - Pedro, Susana, Edmundo e Lúcia - são levados novamente à Nárnia quando esse reino mais precisa de ajuda para voltar à sua ordem normal depois de centenas de anos de dominação por parte dos telmarianos - povo de Telmar que conquistou Nárnia durante a ausência dos quatro reis e de Aslan. Capa do livro - Foto: Divulgação A história inicia, mais um vez, na Inglaterra. Os quatro jovens estão em uma estação de trem esperando para embarcarem para suas respectivas escolas. Passou cerca de um ano desde que eles retornaram de Nárnia através do Ermo do Lampião que d