Pular para o conteúdo principal

7 livros para ler em um dia

Às vezes tudo o que queremos é ler um bom livro, mas nem sempre temos tempo disponível. Por isso, pensamos em ajudar nossos leitores com sete dicas de livros curtos que podem ser lidos em um só dia. São títulos que podem agradar os mais diversos gostos literários: poesia, literatura brasileira, literatura estrangeira e tirinhas. Confira as indicações e escolha a que mais combina com você!



1. O sol na cabeça, de Geovani Martins

Estreia literária de Geovani Martins, esta antologia reúne treze contos, em que deparamos com a infância e a adolescência de moradores de favelas – o prazer dos banhos de mar, das brincadeiras de rua, das paqueras e dos baseados –, moduladas pela violência e pela discriminação racial.

Disponível nos formatos físico, e-book e também em audiobook .

Foto: PeopleImages/ Getty Images

2. Roteiro lírico e sentimental, de Vinicius de Moraes

Organizado por Daniel Gil a partir das indicações do poeta, este livro inacabado é uma declaração de amor ao Rio de Janeiro. Leia um Vinicius de Moraes bem-humorado, curioso, encantado pela geografia da cidade e por seus elementos de cultura popular, como as tradicionais cantigas e as modinhas. Inclui ilustrações de Juliana Russo.

Disponível nos formatos físico e e-book.

Foto: PeopleImages/ Getty Images

3. A arte e a maneira de abordar seu chefe para pedir um aumento, de Georges Perec (tradução de Bernardo Carvalho)

Um homem vai pedir um aumento. Hesita. A partir dessa expectativa mínima a que foi reduzido o desejo no mundo assalariado das sociedades industriais, Georges Perec, autor de A vida modo de usar, imagina um manual cômico de "antiajuda".

Disponível no formato físico. 

Foto: PeopleImages/ Getty Images

4. Noites brancas, de Fiódor Dostoiévski (tradução, apresentação e notas de Rubens Figueiredo)

Nesta novela de 1848, o jovem Dostoiévski mostra a sua versatilidade como escritor de gênero breve ao abordar um encontro inesperado entre um homem e uma mulher que se repetirá por quatro noites. A edição inclui o conto "Polzunkov", escrito no mesmo ano, que mostra uma faceta mais caricata de um dos maiores autores da literatura russa.

Disponível nos formatos físico e e-book.

Foto: PeopleImages/ Getty Images

5. Conversas entre amigos, de Sally Rooney (tradução de Débora Landsberg)

Descrita como “Salinger para a geração do Snapchat”, Sally Rooney estreia com um romance impactante e delicado sobre relações de poder, amizade e amor que permeiam todas as fases do nosso amadurecimento. O livro foi discutido em nosso podcast, a Rádio Companhia – clique aqui e ouça.

Disponível nos formatos físico e e-book.

Foto: PeopleImages/ Getty Images

6. A louca dos gatos, de Sarah Andersen (tradução de André Czarnobai)

Os quadrinhos de Sarah Andersen são para todos que precisam lidar com níveis de ansiedade cada vez mais alarmantes, que sentem que o mundo está à beira do colapso e que se esforçam para sair ao menos um centimetrozinho da zona de conforto. Ou seja, é basicamente um manual de sobrevivência para os dias de hoje. A Seguinte publicou também outras duas coletâneas de Sarah: Ninguém vira adulto de verdade e Uma bolota molenga e feliz.

Disponível no formato físico.


Foto: PeopleImages/ Getty Images

7. O livro da gratidão, de Carolina Chagas

Agradecer é um desafio diário, mas como fazer para superar a mania de reclamar a cada nova dificuldade? Este livro nos lembra, através de lindas frases e exercícios, de todos os motivos pelos quais podemos ser gratos e nos ensina a praticar aquilo que nascemos para fazer. Inclui ilustrações de Helena Cintra/ Estúdio Bogotá.

Disponível nos formatos físico e e-book .

Foto: PeopleImages/ Getty Images

-------------------------------------------

Me siga nas redes sociais:
  Facebook
Skoob

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

In memorian

Santa Cruz do Sul perdeu, no último fim de semana o maior incentivador da leitura que eu tive o prazer de conhecer e também um escritor. Aliás, pra mim, o melhor de todos, porque era ele o meu avô. Pensando em homenageá-lo, e também em manter viva a memória dele, eu escrevi algumas coisas. É uma espécie de carta, eu diria. Uma mensagem para ele. Uma mensagem de aniversário, aliás, porque nessa quarta-feira, dia 11 de setembro de 2019, ele estaria completando 83 anos. Segue abaixo. Oi Vô,  Não faz muito tempo que tu desencarnaste e nós todos ainda estamos digerindo a tua partida desse plano material para o plano espiritual. Desde cedo, porém, eu senti dentro de mim uma necessidade muito grande de falar sobre a pessoa que tu foi, de te homenagear. Porque fostes grande, gigante na verdade, de espírito, de coração e de pensamentos. Para muitas pessoas tu eras o professor. O foste profissionalmente durante muitos anos, quando eu ainda nem sonhava em existir. Mas foste também

Coleção "A vida no mundo espiritual" do André Luiz: ordem de leitura

Hello! Recentemente fiz um post falando sobre as tantas leituras que eu tenho vontade de fazer ao longo de 2022. E falei lá que é difícil eu conseguir fazer todas elas, que tenho consciência disso. Mas tem um item da lista em especial que eu considero um pouquinho mais prioritário . Estou falando das leituras espíritas . Eu estou concluindo a leitura da série de romances históricos ditados por Emmanuel para Chico Xavier (em breve faço um post sobre eles) e ainda não tinha decidido exatamente como dar sequências às minhas leituras, mas já naquele post comentei sobre a possibilidade de dar início a uma nova série de leituras, talvez num tom de um novo desafio para mim mesma .  E estava pensando na coleção "A vida no mundo espiritual" do André Luiz .  Recentemente decidi que, sim, será por ela que vou seguir.  Então, resolvi fazer esse post. Não apenas por uma questão de organização minha, mas também pra deixar a sugestão de leitura a quem, eventualmente, também tenha interesse

Lendo 'As Crônicas de Nárnia' #4 - O Príncipe Caspian

Oie, oie! Tudo bom? Vamos dar continuidade à leitura conjunta da série "As Crônicas de Nárnia"? No post de hoje vamos falar um pouco sobre a quarta crônica da história, "O Príncipe Caspian". Na edição que eu estou lendo, ela tem 108 páginas e 15 capítulos e foi uma leitura bastante rápida de fazer, porque assim como as demais, tem um enredo bastante envolvente. Nela, os quatro grandes reis e rainhas - Pedro, Susana, Edmundo e Lúcia - são levados novamente à Nárnia quando esse reino mais precisa de ajuda para voltar à sua ordem normal depois de centenas de anos de dominação por parte dos telmarianos - povo de Telmar que conquistou Nárnia durante a ausência dos quatro reis e de Aslan. Capa do livro - Foto: Divulgação A história inicia, mais um vez, na Inglaterra. Os quatro jovens estão em uma estação de trem esperando para embarcarem para suas respectivas escolas. Passou cerca de um ano desde que eles retornaram de Nárnia através do Ermo do Lampião que d