Pular para o conteúdo principal

Metamorfose | Franz Kafka

Imagine que você acorda numa certa manhã, e que antes mesmo de abrir os olhos você sente que há algo de errado com você, com seu corpo. Você tenta se sentar na cama e essa tarefa se mostra impossível. Virar o corpo é tão difícil quanto. Onde deveriam estar suas mãos e pernas, você só consegue ver patinhas que se debatem. "O que está acontecendo comigo?" é o que você vai se perguntar.

Essa também é a pergunta feita por Gregor Samsa, o personagem principal do livro Metamorfose de Franz Kafka. Porque é justamente isso que acontece com ele. Num determinado dia, sem que haja qualquer explicação, ele acorda e já não é mais o mesmo. Ele está passando por uma metamorfose. E aparentemente, está se transformando em um inseto. Algo como um cascudo, com uma "carapaça dura".



Num primeiro momento, sua principal preocupação é o fato de que ele está atrasado para trabalhar e precisa levantar, se vestir para tentar pegar o próximo trem. Essa, como logo percebemos, também é a preocupação de sua família. No entanto, por mais que ele tente, não há como levantar-se. Passado mais algum tempo, seu próprio chefe vem até sua casa ver o que está acontecendo, entender o porque da falta.

Quando o desespero está batendo em Gregor, ele por fim faz um esforço imenso até que, por fim, consegue "cair" da cama. Isso, no entanto, não melhora em nada sua situação. Acompanhamos logo em seguida, a descoberta da transformação pela família. E seu verdadeiro nojo pelo filho. A alimentação pobre e precária que passam a lhe oferecer. Até o fim desse processo, que claro, não vou contar. Vou deixar para que cada um descubra com sua própria leitura.

Impressões


Esse texto pode ser considerado como uma grande metáfora. De quê? Das relações parasitárias. Essa foi, pelo menos, a conclusão a que chegamos eu e meus colegas de clube literário (Admirável Livro Novo) no nosso último encontro.

Há toda uma simbologia na questão da transformação, e na transformação em inseto. O que é essa transformação? Por que ela acontece? O que ela representa? Eu não pretendo responder, porque acho que são interpretações individuais, mas alerto que vale a pena pensar sobre isso.

No entanto, acho que as relações parasitárias são muito claras. Ele se transforma no inseto, mas quem é mesmo o inseto dessa história? Pra mim, é a família. Fica visível que enquanto Gregor está bem, e está sustentando a família, enquanto ele é útil, ele é bem tratado. No momento em que ele não pode mais manter aquelas que eram suas atividades de rotina, ele é deixado de lado como algo insignificante, ou mesmo com certo rancor por parte daqueles que ele sustentou durante tanto tempo.

Quem aqui nunca viveu algo assim, não é mesmo?

Fiquei absolutamente magoada com a família por sua preocupação exclusiva com o sustento da casa. O filho não levanta no horário de sempre e o que eles perguntam é "não vai trabalhar?". Demora muito pra que um dos membros perceba que pode haver algo errado. E ainda assim, é só a irmã de Gregor que pensa nisso.

No encontro do clube nós também pensamos nos idosos. Essa é ou não é a realidade de muitos? Quando a idade chega e traz limitações ou dificuldades, muitos não são esquecidos? Ou então, quantos não precisam continuar comprando pequenas doses de carinho e cuidado com presentes, com dinheiro (quando há), com benefícios. 

Pensamos também naqueles que possuem alguma deficiência física. Ou que por algum motivo (acidente?) passam a ter alguma dificuldade de mobilidade. E agora penso também naqueles que desenvolvem problemas emocionais e se sentem tão incapazes quanto o Gregor de levantar da cama em alguns dias. 

E essas são apenas algumas das relações que podemos fazer se formos a fundo nessa leitura. 

Dito isso, então, e sem me estender muito mais, deixo essa dica de leitura. O texto em si, não muito agradável mesmo, como ouvi muitos falarem. A metamorfose não é algo fácil de acompanhar. Mas essa era a intenção do Kafka, eu tenho certeza. Causar incômodo.

E como o livro é curtinho (cerca de 115 páginas), esse é mais um daqueles clássicos que precisam estar na lista de todos, certo? 

Ah, e vale a pena dar uma lida sobre a vida do Kafka e também no livro Carta ao Pai escrito por ele. O conjunto todo da obra desse autor fica bem mais claro, ao meu ver. Mas isso é assunto para outro post. 

Então, até mais!

-------------------------------------------

Me siga nas redes sociais:
  Facebook
Skoob
 Youtube

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

In memorian

Santa Cruz do Sul perdeu, no último fim de semana o maior incentivador da leitura que eu tive o prazer de conhecer e também um escritor. Aliás, pra mim, o melhor de todos, porque era ele o meu avô. Pensando em homenageá-lo, e também em manter viva a memória dele, eu escrevi algumas coisas. É uma espécie de carta, eu diria. Uma mensagem para ele. Uma mensagem de aniversário, aliás, porque nessa quarta-feira, dia 11 de setembro de 2019, ele estaria completando 83 anos. Segue abaixo. Oi Vô,  Não faz muito tempo que tu desencarnaste e nós todos ainda estamos digerindo a tua partida desse plano material para o plano espiritual. Desde cedo, porém, eu senti dentro de mim uma necessidade muito grande de falar sobre a pessoa que tu foi, de te homenagear. Porque fostes grande, gigante na verdade, de espírito, de coração e de pensamentos. Para muitas pessoas tu eras o professor. O foste profissionalmente durante muitos anos, quando eu ainda nem sonhava em existir. Mas foste também

Coleção "A vida no mundo espiritual" do André Luiz: ordem de leitura

Hello! Recentemente fiz um post falando sobre as tantas leituras que eu tenho vontade de fazer ao longo de 2022. E falei lá que é difícil eu conseguir fazer todas elas, que tenho consciência disso. Mas tem um item da lista em especial que eu considero um pouquinho mais prioritário . Estou falando das leituras espíritas . Eu estou concluindo a leitura da série de romances históricos ditados por Emmanuel para Chico Xavier (em breve faço um post sobre eles) e ainda não tinha decidido exatamente como dar sequências às minhas leituras, mas já naquele post comentei sobre a possibilidade de dar início a uma nova série de leituras, talvez num tom de um novo desafio para mim mesma .  E estava pensando na coleção "A vida no mundo espiritual" do André Luiz .  Recentemente decidi que, sim, será por ela que vou seguir.  Então, resolvi fazer esse post. Não apenas por uma questão de organização minha, mas também pra deixar a sugestão de leitura a quem, eventualmente, também tenha interesse

Lendo 'As Crônicas de Nárnia' #4 - O Príncipe Caspian

Oie, oie! Tudo bom? Vamos dar continuidade à leitura conjunta da série "As Crônicas de Nárnia"? No post de hoje vamos falar um pouco sobre a quarta crônica da história, "O Príncipe Caspian". Na edição que eu estou lendo, ela tem 108 páginas e 15 capítulos e foi uma leitura bastante rápida de fazer, porque assim como as demais, tem um enredo bastante envolvente. Nela, os quatro grandes reis e rainhas - Pedro, Susana, Edmundo e Lúcia - são levados novamente à Nárnia quando esse reino mais precisa de ajuda para voltar à sua ordem normal depois de centenas de anos de dominação por parte dos telmarianos - povo de Telmar que conquistou Nárnia durante a ausência dos quatro reis e de Aslan. Capa do livro - Foto: Divulgação A história inicia, mais um vez, na Inglaterra. Os quatro jovens estão em uma estação de trem esperando para embarcarem para suas respectivas escolas. Passou cerca de um ano desde que eles retornaram de Nárnia através do Ermo do Lampião que d