Pular para o conteúdo principal

O Mundo de Gelo e Fogo | George R. R. Martin | Leitura de abril

Você, assim como eu é apaixonado pela série Game of Thrones (GOT) da HBO?
Então esse post é pra você!

No início do ano eu tinha decidido que no mês de abril, em função da volta da série à TV para a exibição da última temporada, eu iria ler o livro O Mundo de Gelo e Fogo, escrito por George R. R. Martin (o pai da série) e por Elio García e Linda Antonsson. E foi o que eu fiz. 



E sinceramente, foi uma boa ideia, porque além de me ajudar a embarcar nessa história que eu amo de paixão com mais profundidade, o livro também me ajudou a entender um pouco melhor algumas coisas e até mesmo arriscar uma ou duas pequenas teorias (mas eu não sou muito boa nisso). 

O melhor, no entanto, é que a partir dessa leitura, eu consegui ter muito discernimento a respeito das teorias que estavam sendo lançadas nas redes sociais por outros fãs. Ficou mais fácil de identificar o que poderia ser uma grande bobagem, e o que poderia fazer algum sentido.

Lançado em 2014, esse livro é um grande (grande mesmo, tem mais de 330 páginas, mas são páginas enormes, ele tem um formato grandão, que não dá pra segurar com uma mão só) glossário da série. Ele começa nos trazendo mais informações a respeito da História Antiga de Westeros, incluído a Era da Aurora, a chegada dos primeiros homens, a Era dos Heróis, a chegada dos Ândalos, etc. Essa foi, aliás, uma das minhas partes preferidas, porque acho que temos pouco disso na série de TV e até mesmo nos livros (até o terceiro, pelo menos, que foram os que eu li). 



Em seguida ele traz informações sobre a família Targaryen, sua história na Valíria, sua chegada à Westeros, e o reinado de cada um dos reis Targaryen, com direito a uma minibiografia de cada um deles. Também ficamos sabendo sobre o ano da falsa primavera, sobre a rebelião de Robert Baratheon e claro, sobre o seu próprio reinado.



Então entramos na segunda parte do livro que é aquela que fala um pouco sobre cada uma das regiões de Westeros e, depois também sobre outras terras, como cada uma das Cidades Livres e além das Cidades Livres. E por fim, temos alguns apêndices, com arvores genealógicas importantes para a história. 



No meio disso tudo temos dezenas (centenas, na verdade) de ilustrações maravilhosas, de mapas incríveis que nos ajudam a ter uma noção muito melhor de Westeros e também de outros locais citados na história. E isso tudo faz com que esse livro seja um dos mais bonitos que tenho aqui em casa (perde só para os livros ilustrados de Harry Potter, talvez). 



Outra questão interessante desse livro é que ele seria o equivalente a um livro de história autorizada de Westeros. Conforme nos é informado ainda no Prefácio, ele foi escrito por um meistre da Cidadela durante o reinado de Tommen, e enviado para o jovem rei, com votos de sabedoria. Ou seja, foi um livro escrito para ensinar Tommen sobre a história de Westeros. 



Assim, ele reúne séculos de informações registradas por outros meistres. É baseado em anotações e estudos, mas traz sobretudo o ponto de vista dos meistres para toda essa história. 

Apesar disso, um fato bastante curioso é que o livro é repleto de boxes informativos. Esses boxes de uma forma geral, costumam trazer dados que não são consideradas oficiais, mas que existem como curiosidades ou lendas. No entanto, nós aqui, em pleno 2019, já tendo terminado o reinado de Tommen e já tendo acompanhado através da série de TV, a descoberta de um monte de outras coisas, sabemos que algumas dessas "curiosidades" são mais do que isso. Elas tornam a leitura do livro muuuuito interessante.

Esses boxes também servem para trazer informações extras como por exemplo, dados sobre a medição dos dias de Westeros, sobre as estações (Verão, Inverno...), origem dos dragões, rumores sobre as famílias, algumas fofocas, etc. E isso tudo é muito legal. Faz do livro, um volume riquíssimo. 

No entanto, eu tenho uma pequena crítica também. Talvez por ter sido escrito por um meistre e conter essa história oficial, algumas coisas que eu esperava nesse livro, não aconteceram. Eu esperava, por exemplo, mais informações sobre O Rei da Noite. Gostaria de saber mais sobre sua crianção/nascimento/surgimento. No entanto, ele quase não é citado, a não ser como uma lenda, é claro, afinal, no reinado de Tommen, para todo o reino exceto os nortenhos, o White Walkers simplesmente não poderiam existir. 



Então, paciência né?! Vamos ter que aguardar aquela próxima série já anunciada pela HBO que promete dar explicações desse tipo. Nesse livro a gente não encontra elas. 

Mas isso é um detalhe. Eu diria que, de uma forma geral, a leitura vale muito a pena, sim. E diria que, agora que a série vai chegando ao fim, ele é uma boa fonte de diversão para os próximos meses, para aqueles que querem saber um pouco mais, para quem tem sede de mais informações, etc. 

O mesmo vale para outros livros já lançados pelo George R. R. Martin (que lança um monte de coisas ao invés de escrever o último livro da série mesmo, Ventos de Inverno, né?!). Segue abaixo, alguns deles - de acordo com o site oficial de George Martin no Brasil - para quem tem interesse em mais leituras (como eu mesma):

- Fogo e Sangue (vol 1)
- A Guerra dos Tronos - edição ilustrada
- Mulheres Perigosas
- Crônicas de Espada e Feitiçaria
- O Cavaleiro dos Sete Reinos
- Atlas das Terras de Gelo e Fogo
- O cavaleiro andante (livro 1)
- A espada juramentada (livro 2)
- O cavaleiro misterioso (livro 3)
- A Guerra dos Tronos - Graphic Novel
- A Guerra dos Tronos - para colorir
- A filosofia de Tyrion Lannister 

Dito isso, me despeço deixando mais essa dica de leitura pra vocês. 
Até logo.
-------------------------------------------

Me siga nas redes sociais:
  Facebook
Skoob
 Youtube

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

In memorian

Santa Cruz do Sul perdeu, no último fim de semana o maior incentivador da leitura que eu tive o prazer de conhecer e também um escritor. Aliás, pra mim, o melhor de todos, porque era ele o meu avô. Pensando em homenageá-lo, e também em manter viva a memória dele, eu escrevi algumas coisas. É uma espécie de carta, eu diria. Uma mensagem para ele. Uma mensagem de aniversário, aliás, porque nessa quarta-feira, dia 11 de setembro de 2019, ele estaria completando 83 anos. Segue abaixo. Oi Vô,  Não faz muito tempo que tu desencarnaste e nós todos ainda estamos digerindo a tua partida desse plano material para o plano espiritual. Desde cedo, porém, eu senti dentro de mim uma necessidade muito grande de falar sobre a pessoa que tu foi, de te homenagear. Porque fostes grande, gigante na verdade, de espírito, de coração e de pensamentos. Para muitas pessoas tu eras o professor. O foste profissionalmente durante muitos anos, quando eu ainda nem sonhava em existir. Mas foste também

Coleção "A vida no mundo espiritual" do André Luiz: ordem de leitura

Hello! Recentemente fiz um post falando sobre as tantas leituras que eu tenho vontade de fazer ao longo de 2022. E falei lá que é difícil eu conseguir fazer todas elas, que tenho consciência disso. Mas tem um item da lista em especial que eu considero um pouquinho mais prioritário . Estou falando das leituras espíritas . Eu estou concluindo a leitura da série de romances históricos ditados por Emmanuel para Chico Xavier (em breve faço um post sobre eles) e ainda não tinha decidido exatamente como dar sequências às minhas leituras, mas já naquele post comentei sobre a possibilidade de dar início a uma nova série de leituras, talvez num tom de um novo desafio para mim mesma .  E estava pensando na coleção "A vida no mundo espiritual" do André Luiz .  Recentemente decidi que, sim, será por ela que vou seguir.  Então, resolvi fazer esse post. Não apenas por uma questão de organização minha, mas também pra deixar a sugestão de leitura a quem, eventualmente, também tenha interesse

Lendo 'As Crônicas de Nárnia' #4 - O Príncipe Caspian

Oie, oie! Tudo bom? Vamos dar continuidade à leitura conjunta da série "As Crônicas de Nárnia"? No post de hoje vamos falar um pouco sobre a quarta crônica da história, "O Príncipe Caspian". Na edição que eu estou lendo, ela tem 108 páginas e 15 capítulos e foi uma leitura bastante rápida de fazer, porque assim como as demais, tem um enredo bastante envolvente. Nela, os quatro grandes reis e rainhas - Pedro, Susana, Edmundo e Lúcia - são levados novamente à Nárnia quando esse reino mais precisa de ajuda para voltar à sua ordem normal depois de centenas de anos de dominação por parte dos telmarianos - povo de Telmar que conquistou Nárnia durante a ausência dos quatro reis e de Aslan. Capa do livro - Foto: Divulgação A história inicia, mais um vez, na Inglaterra. Os quatro jovens estão em uma estação de trem esperando para embarcarem para suas respectivas escolas. Passou cerca de um ano desde que eles retornaram de Nárnia através do Ermo do Lampião que d