Pular para o conteúdo principal

2º Prêmio Minuano de Literatura prorroga inscrições

Seguem abertas até o dia 8 de julho, as inscrições no 2º Prêmio Minuano de Literatura, promovido pelo Instituto Estadual do Livro (IEL), órgão da Secretaria de Estado da Cultura do RS (SEDAC), em parceria com o Instituto de Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Com prazo inicialmente previsto para 28 de junho, o prêmio visa ressaltar e reconhecer a produção literária gaúcha, contribuindo para sua divulgação, assim como o incentivo à leitura e à produção escrita. O regulamento está disponível no website www.ielrs.blogspot.com.br. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail iel@sedac.rs.gov.br ou telefone (51) 3314-6450.

Foto: Josiele Silva

Podem participar obras cujos autores sejam nascidos ou residentes no Rio Grande do Sul, publicadas por quaisquer editoras e obras cujos autores tenham naturalidade e residência fora do Rio Grande do Sul, publicadas por editoras sediadas em solo gaúcho. As obras inscritas devem ter sido publicadas no decorrer do ano de 2018 e podem concorrer nas seguintes categorias: Infantil, Juvenil, Poesia, Conto, Crônica, Ficção (Romance/Novela), Ilustração, História em Quadrinhos, Texto Dramático e Especial (livros de memórias, biografias, efemérides, turismo, guias, manuais, entre outros).

A Comissão Organizadora será composta por membros do IEL e do Instituto de Letras da UFRGS. As Comissões de Seleção contarão com três membros cada, escolhidos dentre profissionais que atuam na área da literatura e/ou membros da comunidade cultural literária, os quais escolherão as três obras finalistas em cada categoria. Já as Comissões Finais contarão com três membros cada, dentre professores, alunos de pós-graduação em Letras e bibliotecários, os quais indicarão o livro vencedor nas respectivas categorias. Os vencedores serão conhecidos na cerimônia de premiação e receberão o Troféu Minuano de Literatura.

VENCEDORES DE 2018

Conto - Gustavo Melo Czekster com “Não Há Amanhã” (Zouk)
Poesia - Juliana Meira com “Na Língua da Manhã Silêncio e Sal” (Belas Letras)
Crônica – Tiago Germano com “Demônios Domésticos” (Le Chien)
Ilustração – Ernani Carraro por “O Mundo de Nini: a Menina das Flores” (Vaxmídia), livro de Vera Damian 
Juvenil - A.Z. Cordenonsi com “Sherlock e os Aventureiros: o Mistério dos Planos Roubados” (Avec Editora)
Infantil - Maíra Suertegaray por “Anahí: a Flor que Queria Ser Menina” (Compasso Lugar Cultura)
Romance/Novela - Leonardo Brasiliense por “Roupas Sujas” (Companhia das Letras)
História em Quadrinhos - José Aguiar por “A Infância do Brasil” (Avec Editora) 
Especial - Rafael Guimaraens por “20 Relatos Insólitos de Porto Alegre” (Libretos).

SERVIÇO

Prazo: 2 de abril a 8 de julho de 2019.
Inscrições: www.ielrs.blogspot.com.br
Informações: iel@sedac.rs.gov.br ou (51)3314-6450.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

In memorian

Santa Cruz do Sul perdeu, no último fim de semana o maior incentivador da leitura que eu tive o prazer de conhecer e também um escritor. Aliás, pra mim, o melhor de todos, porque era ele o meu avô. Pensando em homenageá-lo, e também em manter viva a memória dele, eu escrevi algumas coisas. É uma espécie de carta, eu diria. Uma mensagem para ele. Uma mensagem de aniversário, aliás, porque nessa quarta-feira, dia 11 de setembro de 2019, ele estaria completando 83 anos. Segue abaixo. Oi Vô,  Não faz muito tempo que tu desencarnaste e nós todos ainda estamos digerindo a tua partida desse plano material para o plano espiritual. Desde cedo, porém, eu senti dentro de mim uma necessidade muito grande de falar sobre a pessoa que tu foi, de te homenagear. Porque fostes grande, gigante na verdade, de espírito, de coração e de pensamentos. Para muitas pessoas tu eras o professor. O foste profissionalmente durante muitos anos, quando eu ainda nem sonhava em existir. Mas foste ta...

Coleção "A vida no mundo espiritual" do André Luiz: ordem de leitura

Hello! Recentemente fiz um post falando sobre as tantas leituras que eu tenho vontade de fazer ao longo de 2022. E falei lá que é difícil eu conseguir fazer todas elas, que tenho consciência disso. Mas tem um item da lista em especial que eu considero um pouquinho mais prioritário . Estou falando das leituras espíritas . Eu estou concluindo a leitura da série de romances históricos ditados por Emmanuel para Chico Xavier (em breve faço um post sobre eles) e ainda não tinha decidido exatamente como dar sequências às minhas leituras, mas já naquele post comentei sobre a possibilidade de dar início a uma nova série de leituras, talvez num tom de um novo desafio para mim mesma .  E estava pensando na coleção "A vida no mundo espiritual" do André Luiz .  Recentemente decidi que, sim, será por ela que vou seguir.  Então, resolvi fazer esse post. Não apenas por uma questão de organização minha, mas também pra deixar a sugestão de leitura a quem, eventualmente, também tenha intere...

Quando a gente (quase!) se afoga no porto seguro

Ontem me peguei pensando que Harry Potter e Simple Plan são meus dois maiores portos seguros, meus maiores locais de conforto, na literatura e na música, respectivamente, mas sobretudo na vida.  Quando leio Harry Potter ou paro pra ouvir uma música do SP com os olhos fechados, eu sou transportada para um mundo que é só meu, perfeitamente impossível e que só existe na minha mente mas que nem por isso são menos reais (pra mim). E por isso, meus amores, eu adoro esses lugares (que são dois lugares, mas que às vezes até se encontram, afinal aqui dentro tudo é possível). No entanto, às vezes, eu me deixo levar um pouco demais por esses mundos. Eles são porto seguros. Mas estão próximos demais de um mar profundo e misterioso que convida, chama, sussurra coisas que me parecem interessantes demais para simplesmente ignorar. E não sei o que é pior: se é me entregar a esses mundos e depois, quando a realidade vem, sentir toda a frustração; ou se é ter consciência de que isso acontece, me dar...