Pular para o conteúdo principal

Associação Gaúcha de Escritores Anuncia Os Vencedores do Prêmio AGES 2019

A Associação Gaúcha de Escritores anunciou os vencedores da 17ª edição do Prêmio AGES – Livro do Ano. O escritor Marcelo Spalding, autor de “Escrita criativa para iniciantes”, da editora Metamorfose, foi o livro mais votado pelos associados da entidade, recebendo o troféu Prêmio AGES – Livro do Ano 2019.

Foto: Luís Ventura

Os escritores premiados receberam um troféu criado pela artista plástica Lília Manfrói. Nas oito categorias concorrente ao Prêmio AGES, os escritores associados à entidade escolheram, em votação encerrada no dia 5 de agosto, os seguintes livros e autores como vencedores do Livro do Ano 2019.

Categoria infantil: “Uma casa para dez”, Caio Riter, Editora do Brasil.
Categoria especial: “Lendas do Sul”,  Simões Lopes Neto/ Paula Mastroberti ORG: IEL , Editora  da UFRGS.
Não-ficção: “Escrita criativa para iniciantes”, Marcelo Spalding, Editora Metamorfose.
Narrativa curta: “Verão no fim do mundo”, Augusto Farinatti, Editora Modelo de Nuvem
Narrativa longa: “Estela sem Deus”, Jéferson Tenório, Editora Zouk.
Crônica: “Não existe mais dia seguinte”, Vitor Necchi, Editora Taverna
Juvenil: “Horas mortas”, Antônio Schimeneck, Ama Livros.
Poesia: “Segue anexa minha sombra”, Laís Chaffe, Editora Bestiário/Class.

A cerimônia foi aberta pelo presidente da AGES, o escritor Alexandre Brito, que emocionou os presentes, com poemas-paródias que abordaram o momento vivido pelo país e a situação dos escritores neste contexto.

Após um relato das principais atividades e campanhas promovidas pela AGES neste ano e futuras realizações, seguiram-se uma homenagem in memorian à escritora Maria Dinorah, uma das precursoras na criação e divulgação da literatura infantil no Estado, além de ter sido a primeira mulher a ocupar o posto de patrono da Feira do Livro de Porto Alegre, em 1989. Carmen Prado, diretora administrativa do Instituto Maria Dinorah e filha de Maria Dinorah, recebeu, pelas mãos da vice-presidente cultural da AGES, Gláucia de Souza, o diploma de diploma de Sócia Honorífica da AGES, concedido à Maria Dinorah. Também foi homenageado o escritor Caio Riter, por sua atuação no cenário literário gaúcho e que, este ano, completou 25 anos de dedicação à literatura. Caio Riter foi homenageado com a “Pena Literária AGES - 2019”, prêmio criado pela atual diretoria da AGES.

Foto: Luís Ventura

Apresentações de trechos do espetáculo “Cunhãs”, pelo coletivo teatral Panapaná e de poemas de diversos autores, pela poeta Ana dos Santos, criaram um clima de densidade poética, em que estiveram presentes alusões ao momento vivido pelo país, emocionando os convidados durante a cerimônia.

SOBRE O PRÊMIO AGES – LIVRO DO ANO

Criado em 2003, o prêmio é uma escolha de escritores para escritores em que todo o livro publicado no ano anterior à edição do prêmio pode ser indicado. Após a indicação dos finalistas por um júri técnico, os sócios em dia com suas obrigações estatutárias escolhem os vencedores em cada uma das sete categorias: narrativa longa, narrativa curta, crônica, poesia, literatura juvenil, literatura infantil e não-ficção. O prêmio para o livro mais votado foi criado a partir da 13ª edição em 2015, quando a obra vencedora foi “Tomo conta do mundo”, de Diana Corso.

Nesta 17ª edição, mais de 150 obras foram inscritas para o Prêmio AGES - Livro do Ano 2019. O júri da primeira etapa, que analisou os livros homologados e indicou os finalistas, foi composto por Ana Paula Cecato, Angela Rolla, Cristine Zancani, Isadora Dutra e Noia Kern. No segundo momento, em que a votação é feita pelos associados da AGES neste ano houve uma inovação. Os votos foram registrados digitalmente, diretamente no novo site da AGES.

-------------------------------------------

Me siga nas redes sociais:
  Facebook
Skoob
 Youtube

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

In memorian

Santa Cruz do Sul perdeu, no último fim de semana o maior incentivador da leitura que eu tive o prazer de conhecer e também um escritor. Aliás, pra mim, o melhor de todos, porque era ele o meu avô. Pensando em homenageá-lo, e também em manter viva a memória dele, eu escrevi algumas coisas. É uma espécie de carta, eu diria. Uma mensagem para ele. Uma mensagem de aniversário, aliás, porque nessa quarta-feira, dia 11 de setembro de 2019, ele estaria completando 83 anos. Segue abaixo. Oi Vô,  Não faz muito tempo que tu desencarnaste e nós todos ainda estamos digerindo a tua partida desse plano material para o plano espiritual. Desde cedo, porém, eu senti dentro de mim uma necessidade muito grande de falar sobre a pessoa que tu foi, de te homenagear. Porque fostes grande, gigante na verdade, de espírito, de coração e de pensamentos. Para muitas pessoas tu eras o professor. O foste profissionalmente durante muitos anos, quando eu ainda nem sonhava em existir. Mas foste também

Coleção "A vida no mundo espiritual" do André Luiz: ordem de leitura

Hello! Recentemente fiz um post falando sobre as tantas leituras que eu tenho vontade de fazer ao longo de 2022. E falei lá que é difícil eu conseguir fazer todas elas, que tenho consciência disso. Mas tem um item da lista em especial que eu considero um pouquinho mais prioritário . Estou falando das leituras espíritas . Eu estou concluindo a leitura da série de romances históricos ditados por Emmanuel para Chico Xavier (em breve faço um post sobre eles) e ainda não tinha decidido exatamente como dar sequências às minhas leituras, mas já naquele post comentei sobre a possibilidade de dar início a uma nova série de leituras, talvez num tom de um novo desafio para mim mesma .  E estava pensando na coleção "A vida no mundo espiritual" do André Luiz .  Recentemente decidi que, sim, será por ela que vou seguir.  Então, resolvi fazer esse post. Não apenas por uma questão de organização minha, mas também pra deixar a sugestão de leitura a quem, eventualmente, também tenha interesse

Lendo 'As Crônicas de Nárnia' #4 - O Príncipe Caspian

Oie, oie! Tudo bom? Vamos dar continuidade à leitura conjunta da série "As Crônicas de Nárnia"? No post de hoje vamos falar um pouco sobre a quarta crônica da história, "O Príncipe Caspian". Na edição que eu estou lendo, ela tem 108 páginas e 15 capítulos e foi uma leitura bastante rápida de fazer, porque assim como as demais, tem um enredo bastante envolvente. Nela, os quatro grandes reis e rainhas - Pedro, Susana, Edmundo e Lúcia - são levados novamente à Nárnia quando esse reino mais precisa de ajuda para voltar à sua ordem normal depois de centenas de anos de dominação por parte dos telmarianos - povo de Telmar que conquistou Nárnia durante a ausência dos quatro reis e de Aslan. Capa do livro - Foto: Divulgação A história inicia, mais um vez, na Inglaterra. Os quatro jovens estão em uma estação de trem esperando para embarcarem para suas respectivas escolas. Passou cerca de um ano desde que eles retornaram de Nárnia através do Ermo do Lampião que d