Pular para o conteúdo principal

As obras espíritas na minha vida e um passo a mais nessa jornada evolutiva

Não me lembro ao certo qual foi o primeiro livro que li. Acho que esse é uma das coisas que acontece quando a gente começa bem cedo. Na época, obviamente eu não fazia qualquer tipo de lista de leitura e nem sonhava em fazer, portanto muita coisa foi lida e já nem lembro mais. 

Entre essas tantas coisas estão uns quantos livros espíritas. Romances principalmente. Minha mãe que sempre curtiu ler também, comprava em livrarias ou então através das revistas da Avon e muitos deles eu peguei pra ler logo depois dela. 

O fato é que, independente de lembrar os títulos ou não, muitas dessas histórias me marcaram profundamente e mais do que isso, me ensinaram muito. Eu acho que nem tenho dimensão real do quanto elas ajudaram a compor a pessoa que sou hoje, mas sei que frequentando casas espíritas hoje, eu invariavelmente me deparo com temas, conversas, estudos, palestras, etc, a respeito das quais eu já ouvi ou li em algum lugar em algum momento, ainda que eu não saiba exatamente onde. Eu acho que pode ser desses livros.

Porque eles são realmente inspiradores. Ao menos pra mim. Alguns, é claro, marcam mais do que outros. Eu me lembro muito bem, por exemplo, de quando li Violetas na Janela pela primeira vez. Esse é um clássico. Aliás, recomendo muito para quem quer começar e não sabe por onde. No meu caso, acho que eu super me identifiquei com a personagem principal, porque ela era jovem e o livro tem uma linguagem super tranquila.

O efeito que teve em mim foi o de querer ser como a Patrícia. Decidi que queria ser melhor. Não sei ao certo como e porque essa decisão veio, e olhando para trás hoje, eu percebo que nunca consegui nem me aproximar dos pés dela, óbvio, mas ter metas é importante, não é mesmo? 

E assim, leitura após leitura eu me sentia inclinada a tentar ser uma pessoa melhor. Acho que isso tem um peso interessante quando a gente se depara com obras que nos inspiram dessa forma desde muito cedo. Não que eu seja muito evoluída. Ao contrário. Com certeza tô aqui porque já fiz muita lambança em encarnações passadas, tenho minhas coisitas para resgatar e muitos, muitos defeitos pra concertar... mas eu com certeza poderia estar em situação pior. 

Imagino isso porque acho que em momentos difíceis eu já fui muito mais desesperada. Hoje consigo ter um pouquito mais de serenidade. Recentemente percebi que a minha fé me dá muita paz e me deixa menos preocupada com o que está por vir, com os problemas, com as dores... consegui internalizar, pelo menos um pouquinho, a ideia de que nada é por acaso, de que a gente tem que passar por certas coisas e de que passar por tudo sem reclamar tanto é o melhor caminho. 

Parece clichê talvez, né? "Nada acontece por acaso". Desde que me entendo por gente eu escuto isso. Mas no meu caso, acho que isso começa a atingir uma dimensão diferente: aquela em que a gente simplesmente se mantém resignado com as dores e aprende, aos pouquinhos, a gostar delas, porque são elas que nos levam adiante. É a dimensão em que sofrer não é mais tão ruim, porque tudo depende do ponto de vista (outro clichê, né?) e porque a dor nunca, nunca mesmo, é injusta, ainda que a gente não a compreenda. 

E digo tudo isso porque recentemente tive a oportunidade de ler outra obra que foi "um passo a mais" nesse processo de aprender. E só de pensar nela já me emociono porque é uma história muito, mas muito linda e Deus sabe que um dia eu quero ser um dedinho do pé da personagem Alcíone, assim como quis ser Patrícia um dia, porque afinal, ter metas é importante!

Tô falando do livro Renúncia, do Emmanuel e do Chico Xavier. 


Eu fiz um vídeo sobre ele pro canal no YouTube e vou deixar abaixo pra quem quiser ver. Ali eu falo um pouco mais sobre a publicação dele, o enredo, as personagens, etc, e tentei demonstrar o quanto ele foi importante pra mim, mas no vídeo eu não poderia falar tudo isso que eu trouxe aqui, então, por isso, fiz esse texto.




A verdade é que eu preciso compartilhar com vocês esses sentimentos. Eu sempre gosto de repetir que a literatura tem uma importância muito grande no nosso processo de evolução, que ajuda a nos humanizar, que nos ensina a estar mais no lugar do outro e ser mais solidário e acho que as obras espíritas são esse processo em potência máxima (a maioria delas, pelo menos).

Então é claro que eu recomendo pra todo mundo, especialmente se tu te sente aberto pra esse tipo de leitura. Tu não precisa te identificar com as personagens ou querer ser como elas, mas ainda assim eu tenho certeza de que elas vão te ensinar alguma coisa. 

E agora vou ficar por aqui, com uma pergunta que não sai da minha cabeça: qual será o próximo livro tão impactante que vou ter a oportunidade de ler?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

In memorian

Santa Cruz do Sul perdeu, no último fim de semana o maior incentivador da leitura que eu tive o prazer de conhecer e também um escritor. Aliás, pra mim, o melhor de todos, porque era ele o meu avô. Pensando em homenageá-lo, e também em manter viva a memória dele, eu escrevi algumas coisas. É uma espécie de carta, eu diria. Uma mensagem para ele. Uma mensagem de aniversário, aliás, porque nessa quarta-feira, dia 11 de setembro de 2019, ele estaria completando 83 anos. Segue abaixo. Oi Vô,  Não faz muito tempo que tu desencarnaste e nós todos ainda estamos digerindo a tua partida desse plano material para o plano espiritual. Desde cedo, porém, eu senti dentro de mim uma necessidade muito grande de falar sobre a pessoa que tu foi, de te homenagear. Porque fostes grande, gigante na verdade, de espírito, de coração e de pensamentos. Para muitas pessoas tu eras o professor. O foste profissionalmente durante muitos anos, quando eu ainda nem sonhava em existir. Mas foste também

Coleção "A vida no mundo espiritual" do André Luiz: ordem de leitura

Hello! Recentemente fiz um post falando sobre as tantas leituras que eu tenho vontade de fazer ao longo de 2022. E falei lá que é difícil eu conseguir fazer todas elas, que tenho consciência disso. Mas tem um item da lista em especial que eu considero um pouquinho mais prioritário . Estou falando das leituras espíritas . Eu estou concluindo a leitura da série de romances históricos ditados por Emmanuel para Chico Xavier (em breve faço um post sobre eles) e ainda não tinha decidido exatamente como dar sequências às minhas leituras, mas já naquele post comentei sobre a possibilidade de dar início a uma nova série de leituras, talvez num tom de um novo desafio para mim mesma .  E estava pensando na coleção "A vida no mundo espiritual" do André Luiz .  Recentemente decidi que, sim, será por ela que vou seguir.  Então, resolvi fazer esse post. Não apenas por uma questão de organização minha, mas também pra deixar a sugestão de leitura a quem, eventualmente, também tenha interesse

Lendo 'As Crônicas de Nárnia' #4 - O Príncipe Caspian

Oie, oie! Tudo bom? Vamos dar continuidade à leitura conjunta da série "As Crônicas de Nárnia"? No post de hoje vamos falar um pouco sobre a quarta crônica da história, "O Príncipe Caspian". Na edição que eu estou lendo, ela tem 108 páginas e 15 capítulos e foi uma leitura bastante rápida de fazer, porque assim como as demais, tem um enredo bastante envolvente. Nela, os quatro grandes reis e rainhas - Pedro, Susana, Edmundo e Lúcia - são levados novamente à Nárnia quando esse reino mais precisa de ajuda para voltar à sua ordem normal depois de centenas de anos de dominação por parte dos telmarianos - povo de Telmar que conquistou Nárnia durante a ausência dos quatro reis e de Aslan. Capa do livro - Foto: Divulgação A história inicia, mais um vez, na Inglaterra. Os quatro jovens estão em uma estação de trem esperando para embarcarem para suas respectivas escolas. Passou cerca de um ano desde que eles retornaram de Nárnia através do Ermo do Lampião que d