Pular para o conteúdo principal

Lá e de volta outra vez

 Aqui estou eu novamente. Fazendo, de certa forma um caminho inverso. Enquanto o mundo vai cada vez mais para as redes sociais, enquanto o algoritmo determina um ritmo acelerado no Reels, TikTok e companhia, eu vinha sentindo cada vez mais saudade do texto, daquilo que me trouxe até aqui, de certa forma, que me guiou para uma faculdade de Jornalismo, por um Mestrado em Letras e por tantos livros. 

Essa reflexão que venho fazendo com muita intensidade não é de agora. Quem me conhece de perto sabe que eu costumava ter até uma certa dificuldade com as redes sociais. Mas não é por isso que estou voltando aqui. Na verdade, ao longo do caminho, na busca por tentar levar o que tenho para dizer a mais pessoas, eu tive que aprender a lidar com muitas limitações minhas, aprender a contorná-las. Isso faz parte, não é mesmo? É pra isso que estamos aqui. 

Mas nos últimos tempos, com muita frequência eu vinha sentindo um chamado. Vinha sentindo falta de estar aqui, de escrever sem me preocupar com a quantidade de caracteres, aliás, sem ter que resumir tudo ao extremo ao ponto de ficar quase sem sentido às vezes. E tenho percebido que não estou completamente sozinha nesse processo um tanto quanto nostálgico. 

Então decidi que depois de está lá vou estar aqui de volta outra vez, parafraseando um dos grandes mestre da literatura, J. R. R. Tolkien quando escreveu seu livro "O Hobbit" (que eu amo de paixão, diga-se de passagem). 

Sem regras

Assim como venho adotando em outros espaços, esse aqui também não terá regras. Não haverá uma periodicidade definida, não haverá um padrão de posts ou de temas a serem abordados. Esse será um blog livre. 

Obviamente que a literatura e as leituras que faço estarão mais frequentemente presentes. Mas nem sempre. Às vezes sei que vou vir aqui apenas para desabafar (como estou fazendo agora mesmo). Sei que às vezes vou ficar um tempo ausente, e que em outros momentos vou querer estar mais por aqui do que em qualquer outro lugar. Tudo certo. 

Aliás, estar aqui não significa abandonar outros espaços. Porque sei que às vezes vou querer estar lá também. O fato é que não estou preocupada necessariamente com engajamento, com alcançar milhares de pessoas, nem nada do tipo. Esse nunca foi o meu perfil. 

Estou preocupada em compartilhar um pouco do que aprendo com os livros e com a vida para quem estiver interessado. E não tenho a pretensão de querer ser interessante para todo mundo. Só não quero deixar tudo isso aqui acumulado sem ser colocado de alguma forma no mundo. Se servir pra uma pessoa, tá ótimo!

Então é isso.

Créditos: Acervo Pessoal



Para brindar esse momento, trago uma foto minha com alguns "livros velhos" que tenho aqui em casa, herança do meu avô, coisas queridas pra mim. Às vezes eu me sinto um pouco velha também nesse mundo tão Reels, tão TikTok. Fico chateada com a pressão que às vezes é feita sobre nós para que façamos certas coisas (como as dancinhas dos vídeos virais. 

E isso não é uma crítica a quem faz, tá? Tá tudo certo também! Eu também faço, às vezes. Não sou hipócrita e sei que pode ser divertido, sei que também é uma forma de levar informação, sei que é necessário e que tem seu papel na nossa sociedade. 

Só que eu sinto saudade de escrever...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

In memorian

Santa Cruz do Sul perdeu, no último fim de semana o maior incentivador da leitura que eu tive o prazer de conhecer e também um escritor. Aliás, pra mim, o melhor de todos, porque era ele o meu avô. Pensando em homenageá-lo, e também em manter viva a memória dele, eu escrevi algumas coisas. É uma espécie de carta, eu diria. Uma mensagem para ele. Uma mensagem de aniversário, aliás, porque nessa quarta-feira, dia 11 de setembro de 2019, ele estaria completando 83 anos. Segue abaixo. Oi Vô,  Não faz muito tempo que tu desencarnaste e nós todos ainda estamos digerindo a tua partida desse plano material para o plano espiritual. Desde cedo, porém, eu senti dentro de mim uma necessidade muito grande de falar sobre a pessoa que tu foi, de te homenagear. Porque fostes grande, gigante na verdade, de espírito, de coração e de pensamentos. Para muitas pessoas tu eras o professor. O foste profissionalmente durante muitos anos, quando eu ainda nem sonhava em existir. Mas foste também

Coleção "A vida no mundo espiritual" do André Luiz: ordem de leitura

Hello! Recentemente fiz um post falando sobre as tantas leituras que eu tenho vontade de fazer ao longo de 2022. E falei lá que é difícil eu conseguir fazer todas elas, que tenho consciência disso. Mas tem um item da lista em especial que eu considero um pouquinho mais prioritário . Estou falando das leituras espíritas . Eu estou concluindo a leitura da série de romances históricos ditados por Emmanuel para Chico Xavier (em breve faço um post sobre eles) e ainda não tinha decidido exatamente como dar sequências às minhas leituras, mas já naquele post comentei sobre a possibilidade de dar início a uma nova série de leituras, talvez num tom de um novo desafio para mim mesma .  E estava pensando na coleção "A vida no mundo espiritual" do André Luiz .  Recentemente decidi que, sim, será por ela que vou seguir.  Então, resolvi fazer esse post. Não apenas por uma questão de organização minha, mas também pra deixar a sugestão de leitura a quem, eventualmente, também tenha interesse

Lendo 'As Crônicas de Nárnia' #4 - O Príncipe Caspian

Oie, oie! Tudo bom? Vamos dar continuidade à leitura conjunta da série "As Crônicas de Nárnia"? No post de hoje vamos falar um pouco sobre a quarta crônica da história, "O Príncipe Caspian". Na edição que eu estou lendo, ela tem 108 páginas e 15 capítulos e foi uma leitura bastante rápida de fazer, porque assim como as demais, tem um enredo bastante envolvente. Nela, os quatro grandes reis e rainhas - Pedro, Susana, Edmundo e Lúcia - são levados novamente à Nárnia quando esse reino mais precisa de ajuda para voltar à sua ordem normal depois de centenas de anos de dominação por parte dos telmarianos - povo de Telmar que conquistou Nárnia durante a ausência dos quatro reis e de Aslan. Capa do livro - Foto: Divulgação A história inicia, mais um vez, na Inglaterra. Os quatro jovens estão em uma estação de trem esperando para embarcarem para suas respectivas escolas. Passou cerca de um ano desde que eles retornaram de Nárnia através do Ermo do Lampião que d