Pular para o conteúdo principal

Leituras do mês de novembro

Oiie gente,

Nesse post de hoje quero trazer um pouquinho mais das minhas leituras de novembro. As leituras que já fiz, as que estou fazendo e as que quero fazer. Trazer uma listinha, mas também falar, ainda que de forma bem breve, sobre eles.

Tô pensando (e montando já, na verdade) um post para o Instagram também, possivelmente um Reels até, onde vou mostrar as capas desses livros, mas vocês sabem, eu gosto de escrever aqui um pouquinho mais do que aquilo que o Insta permite, do que as redes sociais nos deixam fazer, né?! Então, vai ter as duas opções.

Resumidamente, as leituras do mês são essas: 



Tem algumas no Kindle, que obviamente você não têm como ver na foto acima, mas mais abaixo eu falo delas. Vamos à listinha, então:

1. 1808 - Laurentino Gomes 




Eu comecei essa leitura em setembro, mas como ela era uma daquelas leituras que eu classifico como "porque eu quero", ou seja, não era para nenhum clube ou algo assim, eu sabia que não tinha um prazo para acabar. Queria ler rapidinho, por um lado, porque tenho vontade de ler ou outros livros trilogia (1822 e 1889, do mesmo autor), mas sabia que não seria tãããão rapidinho assim porque teria que ser "nas horas vagas das horas vagas". 

Ainda assim, fluiu mais do que bem essa leitura. O texto é muito leve apesar do tanto de informações que traz (o fato de o Laurentino ser um jornalista e não um historiador pode ser polêmico, porém a escrita dele é num estilo de reportagem o que facilita a leitura e acho que isso é muito interessante, especialmente para quem está começando a se interessar por história e quer ter uma base para depois seguir com outras leituras e se aprofundar em algum assunto). Eu ainda quero falar mais desse livro aqui, mas primeiro acho que vou ler os outros dois e então falo sobre a trilogia.

A motivação para lê-lo, mais um vez, foi uma novela (aham, sem preconceitos, tá?!). Há algum tempo eu já fiz uma leitura tendo como base uma novela da Globo (Éramos Seis) e foi bem bacana, ainda que aquela tenha sido uma experiência de contato com a ficção a partir de uma telenovela. Agora, a Nos Tempos do Imperador me instigou a começar a compreender um pouco melhor desse período da história do Brasil. 

Quem me conhece mais de perto talvez saiba que eu tive poucas aulas de história ao longo do meu Ensino Médio (por problemas com falta de professores nas escolas estaduais do litoral norte, onde eu morava na época) e eu sempre lamentei muito isso, porque aprendi muito pouco, a maior parte buscando sozinha. Lamentei muito também porque eu adoro história.

Mas sei que apesar dos estudos que tive que fazer pensando em Enem e Vestibular ou por curiosidade, há várias lacunas e tento compensar um pouco encaixando aqui e ali leituras que possam preenchê-las. Eventualmente sinto uma vontade muito grande de focar em alguma temática, como é o caso agora do período do Império do Brasil. Então, essas serão, muito provavelmente, as primeiras leituras de uma série que com certeza vou querer fazer. 


2. Anne de Green Gables - Lucy Maud Montgomery




Eu já tinha começado a ler esse livro no fim de setembro ou início de outubro também e a leitura dele é realmente muito fluída, porém, ao longo do mês passado eu tive que priorizar outras leituras (para os clubes) e esse aqui acabou ficando um pouquinho de lado. 

Mas no fim de semana dos dias 13 e  14 e no feriado do dia 15, com mais duas ou três pegadas eu terminei ele e cara... que coisa mais gostosa pra passar o tempo, pra aliviar a cabeça, pra nos ajudar a ver a vida sob outro ponto de vista. É uma história levinha, fácil, que não deixa de ter seus problemas, mas que nos enche o coração de um calorzinho, de esperança, nos ajuda a lembrar de ser bons, sabe?! 

Eu recomendo a leitura a quem está a fim de ler algo bonito, leve, por diversão. É uma boa leitura para as férias, inclusive, eu acho. 

3. Torto Arado - Itamar Vieira Junior



No momento em que escrevo esse texto, estou nas últimas páginas desse livro, que é a leitura do mês do Clube Admirável Livro Novo. Foi uma sugestão minha, aliás, porque era uma leitura que eu queria fazer já há algum tempo. 

Eu estou gostando realmente muito desse livro. É o que posso dizer por enquanto. O início do livro nos pega de uma maneira impressionante. Eu simplesmente não queria largar o Kindle. Depois você se vê envolvido na história daqueles seres humanos, daquela comunidade, que representam tantos e tantos brasileiros. Eu com certeza vou querer fazer um post só sobre ele, mas vou deixar pra fazer isso depois do encontro do clube, porque aí posso trazer um pouco das minha impressões enriquecidas pelas impressões das outras pessoas que participam do clube. 


4. Tudo nela brilha e queima - Ryane Leão



Essa, por sua vez, é a leitura do mês para o Leia Mulheres Santa Cruz do Sul. São poemas, então estou degustando bem aos pouquinhos. Tenho até o próximo fim de semana (dia 27) para lê-lo e sei que será tranquilo. Estou gostando do que tenho encontrado nele. Talvez, depois do encontro eu venha falar um pouco mais sobre ele também!

5. Harry Potter e a Pedra Filosofal (ed. ilustrada) - J. K. Rowling



Bom, esse é uma rerererererereleitura (vocês sabem, né?!) Nem vou começar a falar sobre ele porque se não a gente vai ainda mais longe. Mas eu decidi reler essas histórias porque recentemente comprei o terceiro e o quarto volumes das edições ilustradas e como ainda não tinha relido nesses edições, achei que era o momento. Até porque elas são lindas, né?! 

A experiência está sendo muito bacana, com alguns aspectos (pasmem) totalmente novos. Mas também é uma leitura que estou fazendo devagar, quando dá, bem pouco tempo por semana. E não temos pressa.

6. Ave, Cristo! - Emmanuel e Chico Xavier



Faz tempo que estou querendo ler esse livro. Ele faz parte de uma série de romances espíritas ditados por Emmanuel para Chico Xavier (a coleção Emmanuel) e é o quinto livro. Já li os outros quatro, sendo que o quarto eu terminei no primeiro semestre desse ano, então queria ler esse último ainda nesse ano e queria conseguir começar ele o quanto antes. O que está me travando um pouquinho é que peguei um outro livro espírita emprestado e então, por ser emprestado, eu o coloquei na frente. Mas, quem sabe ainda nessa semana eu consigo começar, né?!

7. Aconteceu na Casa Espírita - Emanuel Cristiano, pelo espírito Nora




Esse livro surgiu pra mim por meio de um colega da casa espírita que frequento. Ele o levou num dos nossos encontros para estudo de obras espíritas e eu fiquei curiosa. Tenho sentido mais vontade de me envolver em atividades (e aos pouquinhos tenho me envolvido), e conhecer mais sobre os trabalhos, experiências práticas, histórias reais, é algo interessante.

Mas confesso que essa obra já me surpreendeu. Porque eu comecei a lê-la nesse fim de semana, sem saber muito sobre ela além do título, ou seja, sem esperar nada muito específico. Ainda assim, o primeiro contato com o texto já me incitou a fazer algumas reflexões bem profundas, a questionar algumas coisas de minha vida. Essa obra já me tocou mais do que eu achei que tocaria, então estou gostando bastante (ainda que essas reflexões que ela nos desperta nem sempre sejam "confortáveis", mas, afinal, é pra isso que estamos aqui, né?!)

8. As colinas ocas - Mary Stewart



Tenho a absurda pretensão de conseguir começar essa obra ainda em novembro. É a segundo de uma trilogia. O primeiro livro eu li, bem aos pouquinhos, entre agosto e outubro e simplesmente amei. De uma forma bem, bem resumida e simples, esses livros nos trazem a história de Merlin (sim, o famoso druida das histórias de Rei Arthur), desde sua infância, passando pelo seu treinamento e vida adulta, até ele ficar com a idade mais avançada.

Consequentemente, portanto, esses livros nos contam a história da Grã-Bretanha, os reinados do período de Merlin, as guerras, disputas, alianças do período, a formação de um povo, de uma cultura, além dos aspectos religiosos. E ok, talvez alguns pensem que essas obras tenham muito de ficção, o que é verdade, porém, elas também nos apresentam a um contexto histórico e esse conjunto é apaixonante (pra mim, pelo menos).

9. Outlander - Os tambores do outono - Diana Gabaldon




Essa é outra leitura que eu gostaria de iniciar, se possível, em novembro. Estou com saudade de Outlander e muito atrasada nas minha leituras em relação à série de TV. Há algum tempo eu decidi que deixaria um pouco os livros de lado pra assistir à série (porque já estava atrasada e porque estava com pouco tempo) e desde então sentia vontade de retomá-las. Há algum tempo (ano passado, se não me engano), eu me propus a começar tudo outra vez. E lá fui eu. Recentemente reli as três primeiras obras (cujo terceiro livro é dividido em dois volumes) e agora estou só pelo quarto livro. 

Não estou fazendo postagens porque acho que não tenho nada muito interessante a acrescentar sobre. Muitas pessoas já leram e mergulharam até mais profundamente nesse conjunto de obras, de forma que, elas tem bem mais a dizer do que eu, mas eu amo essa história, então está sendo puro deleite. Ainda assim, depois que eu terminar esse livro, posso (quem sabe?) fazer um posto sobre ele ou sobre o que li até aqui. Veremos. 

---------

Enfim... essas são leituras do mês. Como sempre tenho mais livros por ler do que tempo possível para a leitura mas não estamos com pressa e estamos nos divertindo, então apenas seguimos.

Também gostaria de acrescentar que no último fim de semana eu fiz um passeio que envolveu o universo Tolkien e, então, obviamente, eu estou me coçando para reler todos os livros dele que eu tenho e mais os tantos outros que eu ainda não li e que vêm sendo publicados nos últimos anos. Só que simplesmente não entra na minha cabeça que isso é, na verdade, um projeto de vida e que, portanto, preciso ir com menos sede no potinho (risos de nervoso).

Mas é isso... Agora, eu quero é saber se alguém aí anda com vontade de ler algum desses livros? Ou então já leu algum deles? Se quiserem, fiquem à vontade pra vir me contar as experiências de vocês. Vamos trocar figurinhas literárias. Ou ainda, se alguém quiser aproveitar o embalo pra ler também, bora lá.

Inclusive, obviamente fica o convite pra quem tiver interesse em participar do Leia Mulheres, né?! Ainda dá tempo de buscar o Tudo nela brilha e queima, conferir sua poesia e vir conversar com a gente. Seria um prazer enorme. É só chegar (se quiser saber mais, acessa nosso Insta: @leia_mulheres_scs). Ainda estamos fazendo nossos encontros de forma online, mas em breve, bem em breve mesmo, vamos voltar para o presencial ou, até fazer algo misto. Logo vamos divulgar novidades!

Por hoje é isso! 

Um beijo!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

In memorian

Santa Cruz do Sul perdeu, no último fim de semana o maior incentivador da leitura que eu tive o prazer de conhecer e também um escritor. Aliás, pra mim, o melhor de todos, porque era ele o meu avô. Pensando em homenageá-lo, e também em manter viva a memória dele, eu escrevi algumas coisas. É uma espécie de carta, eu diria. Uma mensagem para ele. Uma mensagem de aniversário, aliás, porque nessa quarta-feira, dia 11 de setembro de 2019, ele estaria completando 83 anos. Segue abaixo. Oi Vô,  Não faz muito tempo que tu desencarnaste e nós todos ainda estamos digerindo a tua partida desse plano material para o plano espiritual. Desde cedo, porém, eu senti dentro de mim uma necessidade muito grande de falar sobre a pessoa que tu foi, de te homenagear. Porque fostes grande, gigante na verdade, de espírito, de coração e de pensamentos. Para muitas pessoas tu eras o professor. O foste profissionalmente durante muitos anos, quando eu ainda nem sonhava em existir. Mas foste também

Coleção "A vida no mundo espiritual" do André Luiz: ordem de leitura

Hello! Recentemente fiz um post falando sobre as tantas leituras que eu tenho vontade de fazer ao longo de 2022. E falei lá que é difícil eu conseguir fazer todas elas, que tenho consciência disso. Mas tem um item da lista em especial que eu considero um pouquinho mais prioritário . Estou falando das leituras espíritas . Eu estou concluindo a leitura da série de romances históricos ditados por Emmanuel para Chico Xavier (em breve faço um post sobre eles) e ainda não tinha decidido exatamente como dar sequências às minhas leituras, mas já naquele post comentei sobre a possibilidade de dar início a uma nova série de leituras, talvez num tom de um novo desafio para mim mesma .  E estava pensando na coleção "A vida no mundo espiritual" do André Luiz .  Recentemente decidi que, sim, será por ela que vou seguir.  Então, resolvi fazer esse post. Não apenas por uma questão de organização minha, mas também pra deixar a sugestão de leitura a quem, eventualmente, também tenha interesse

Lendo 'As Crônicas de Nárnia' #4 - O Príncipe Caspian

Oie, oie! Tudo bom? Vamos dar continuidade à leitura conjunta da série "As Crônicas de Nárnia"? No post de hoje vamos falar um pouco sobre a quarta crônica da história, "O Príncipe Caspian". Na edição que eu estou lendo, ela tem 108 páginas e 15 capítulos e foi uma leitura bastante rápida de fazer, porque assim como as demais, tem um enredo bastante envolvente. Nela, os quatro grandes reis e rainhas - Pedro, Susana, Edmundo e Lúcia - são levados novamente à Nárnia quando esse reino mais precisa de ajuda para voltar à sua ordem normal depois de centenas de anos de dominação por parte dos telmarianos - povo de Telmar que conquistou Nárnia durante a ausência dos quatro reis e de Aslan. Capa do livro - Foto: Divulgação A história inicia, mais um vez, na Inglaterra. Os quatro jovens estão em uma estação de trem esperando para embarcarem para suas respectivas escolas. Passou cerca de um ano desde que eles retornaram de Nárnia através do Ermo do Lampião que d