Pular para o conteúdo principal

Não tem dado... mas logo vai dar!

 Lá se vão pelo menos uns 4 meses que tenho acumulado uma série de temas a respeito dos quais gostaria de escrever aqui. Se vocês vissem o tanto de rascunhos que existem nesse blog. Aqui e ali anoto uma ideia ou outra pra desenvolvê-la depois, quando chegar em casa, ou no intervalo do almoço, ou quando der...

E não tem dado.

Não é nem apenas a falta de tempo. A vida é corrida sim, mas não é só isso. 

Acontece que depois de um dia inteiro trabalhando com um tema que, em novembro do ano passado eu diria ser impossível pra mim, mesmo agora que já tenho mais noção, mesmo agora que já entrei em um certo ritmo e que consigo compreender melhor esse universo dos investimentos, das finanças e da economia, eu chego em casa em tal estado de exaustão mental que não consigo pensar ou fazer praticamente mais nada.

Durante as primeiras semanas eu cheguei a acreditar que eu entraria em um certo ritmo, que eu me acostumaria e que então seria mais fácil eu conseguiria produzir outras coisas no fim do dia ou nas brechas de tempo. Então me dei uma folga. Me permiti sentir o cansaço e me dei umas folgas mentais depois do trabalho. Mas passado todo esse tempo, das duas uma:

1. Ou eu perdi totalmente o ritmo e agora não consigo lidar com todas as coisas que eu gostaria;

2. Ou eu ainda não me acostumei mesmo, sabe? Ainda estou no processo.

Eu não sei também se não é um pouco dos dois talvez, mas o fato é que estou cansada, esgotada e não tenho conseguido me forçar a produzir para além daquilo que sou "obrigada" para pagar as minhas contas. 

Por um lado, isso me chateia. 

Eu sempre fui dessas de fazer um milhão de coisas. Em muitos momentos da vida eu tive os meus "trabalhos por dinheiro" e os "trabalhos por amor", afinal, nem sempre a gente consegue conciliar tudo, né?! E essa coisa de ficar só trabalhando por dinheiro, eu sei que isso não é o ideal (pelo menos pra mim), porque vai me minando com o tempo.

Além disso, há algum tempo eu sonhei com o meu avô e no sonho ele me disse várias coisas que não lembro bem, porém, quando eu estava acordando, uma frase ficou ecoando com muita clareza na minha mente: "a gente precisa fazer mais do que aquilo que esperam da gente".

Até hoje não sei se entendi direito o que isso quer dizer. Não sei se vou entender um dia (e inclusive tenho um rascunho sobre isso aqui no blog), mas eu tenho a tendência a refletir sobre isso em vários aspectos da minha vida. Eu costumo me cobrar muito ao natural, e desde sempre sou daquelas que se pergunta "o que esperam de mim?" e agora eu sei que devo fazer mais do que isso sem às vezes nem saber a resposta para isso! Entendem o complexo dilema? E no trabalho não é diferente. No trabalho por dinheiro e no trabalho por amor. 

E o fato de ter sido o vô a me dizer isso... quem me conhece sabe o peso que ele sempre teve na minha vida. Se ele disse, é porque é importante. 

E só pra ficar claro, talvez alguém pense "ah, mas talvez não tenha sido o avô que disse, talvez ela tenha sonhado com isso porque ela pensa muito sobre isso, porque é algo do inconsciente dela...". Eu respeito quem acredita nisso, porém, eu vejo esse tipo de sonho de uma forma diferente, porque como Espírita, sei que estive com ele e que ouvi isso dele. 

E sei também que ele disse isso por amor, pra me ajudar, pra tentar me fazer ver algo. Só que sorry, vô! Tá sendo difícil de ver, tá?! Daqui a pouco vaaaai! Haha.

Por outro lado...

Eu tenho tentado respeitar meu tempo também, minhas necessidades físicas e emocionais, porque essa coisa de romantizar o cansaço é um aspecto da vida que tenho questionado muito também (e que inclusive é alvo de outro dos meus rascunhos aqui no blog). Não dá mais né, gente? Poxa, não é bonito se sentir cansado o tempo todo. Não é legal você se esgotar tanto.

Então, a gente vai seguindo, né?! Não sei pra onde, nem até quando, nem como.

Mas o que eu queria dizer com tudo isso

É que tenho estado em silêncio não por falta do que dizer ou por falta de vontade. Tenho muuuuita vontade de compartilhar minhas leituras, tenho muita vontade de falar sobre os clubes de leitura, tenho muita vontade de vir aqui e desabafar mais vezes, (porque sério que terapia é isso aqui minha gente!). Tenho ideias para sites sobre o ciclo gravídico-puerperal, Instagram literário, newsletter, ideias de post pra esse blog e para outros tantos espaços. 

Mas não tem dado. 

Eu até coloco na agenda em muitos momentos, mas na maior parte das vezes que tenho uma folga eu simplesmente não consigo, porque sinto uma necessidade muito grande de fazer outras coisas, de colocar o rosto no sol, ou então, só me voltar para os livros, que me acolhem, com meu cansaço, exigindo muito pouco de mim (alguns deles, é claro, porque há livros que exigem mais sim, mas eu tenho feito leituras mais leves também por esses tempos e bem menos leituras do que em outras épocas, mas isso já é assunto pra outro post). 

Quero ver se nos próximos dias eu volto a compartilhar um pouco mais da minha rotina de leitura no Insta. Faz um tempo que tenho vontade de fazer, mas que estou adiando por algum motivo e acho que para isso eu estou me sentindo mais pronta. Sem compromissos, só pra fazer uns postezinhos descompromissados mesmo. E na medida em que isso for acontecendo, vou trazendo tudo aqui também. 

E 2022 tá chegando também, né?! Quem sabe a gente não dá um start cheio de energia nele?! 

Então, resumindo, é isso: eu quero! E não tem dado... mas logo vai dar! 

E a quem ler, meu muito obrigada por chegar até aqui e tentar compreender um pouco do que se passa nessa vida estranha. Mas dizem que de perto todo mundo é louco, né? Então comigo não seria diferente. 

Beijos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

In memorian

Santa Cruz do Sul perdeu, no último fim de semana o maior incentivador da leitura que eu tive o prazer de conhecer e também um escritor. Aliás, pra mim, o melhor de todos, porque era ele o meu avô. Pensando em homenageá-lo, e também em manter viva a memória dele, eu escrevi algumas coisas. É uma espécie de carta, eu diria. Uma mensagem para ele. Uma mensagem de aniversário, aliás, porque nessa quarta-feira, dia 11 de setembro de 2019, ele estaria completando 83 anos. Segue abaixo. Oi Vô,  Não faz muito tempo que tu desencarnaste e nós todos ainda estamos digerindo a tua partida desse plano material para o plano espiritual. Desde cedo, porém, eu senti dentro de mim uma necessidade muito grande de falar sobre a pessoa que tu foi, de te homenagear. Porque fostes grande, gigante na verdade, de espírito, de coração e de pensamentos. Para muitas pessoas tu eras o professor. O foste profissionalmente durante muitos anos, quando eu ainda nem sonhava em existir. Mas foste também

Coleção "A vida no mundo espiritual" do André Luiz: ordem de leitura

Hello! Recentemente fiz um post falando sobre as tantas leituras que eu tenho vontade de fazer ao longo de 2022. E falei lá que é difícil eu conseguir fazer todas elas, que tenho consciência disso. Mas tem um item da lista em especial que eu considero um pouquinho mais prioritário . Estou falando das leituras espíritas . Eu estou concluindo a leitura da série de romances históricos ditados por Emmanuel para Chico Xavier (em breve faço um post sobre eles) e ainda não tinha decidido exatamente como dar sequências às minhas leituras, mas já naquele post comentei sobre a possibilidade de dar início a uma nova série de leituras, talvez num tom de um novo desafio para mim mesma .  E estava pensando na coleção "A vida no mundo espiritual" do André Luiz .  Recentemente decidi que, sim, será por ela que vou seguir.  Então, resolvi fazer esse post. Não apenas por uma questão de organização minha, mas também pra deixar a sugestão de leitura a quem, eventualmente, também tenha interesse

Lendo 'As Crônicas de Nárnia' #4 - O Príncipe Caspian

Oie, oie! Tudo bom? Vamos dar continuidade à leitura conjunta da série "As Crônicas de Nárnia"? No post de hoje vamos falar um pouco sobre a quarta crônica da história, "O Príncipe Caspian". Na edição que eu estou lendo, ela tem 108 páginas e 15 capítulos e foi uma leitura bastante rápida de fazer, porque assim como as demais, tem um enredo bastante envolvente. Nela, os quatro grandes reis e rainhas - Pedro, Susana, Edmundo e Lúcia - são levados novamente à Nárnia quando esse reino mais precisa de ajuda para voltar à sua ordem normal depois de centenas de anos de dominação por parte dos telmarianos - povo de Telmar que conquistou Nárnia durante a ausência dos quatro reis e de Aslan. Capa do livro - Foto: Divulgação A história inicia, mais um vez, na Inglaterra. Os quatro jovens estão em uma estação de trem esperando para embarcarem para suas respectivas escolas. Passou cerca de um ano desde que eles retornaram de Nárnia através do Ermo do Lampião que d