Pular para o conteúdo principal

Leituras de 2021 - Clubes, Leia Mulheres e tudo mais

Chegou mais um fim de ano e a gente inevitavelmente faz alguns balanços, não é mesmo? E há alguns dias eu vinha pensando nas leituras que eu fiz ao longo desse ano, perguntando a mim mesma quais as que teriam me marcado mais. Vários nomes surgiram na mente, é claro. 

Nesse balanço me dei conta, mais uma vez, do quanto os clubes de leitura são importantes pra mim. Eles realmente me tiram da zona de conforto literária. Especialmente o Leia Mulheres. Eu não conhecia muitas das obras e autoras que foram lidas ao longo de 2021 e a leitura de muitas delas me fez perceber que eu não sei de nada.

A primeira e a última leitura de 2021



É desconfortável essa sensação, claro, mas sou muito grata por senti-la porque ela me impele a querer ler mais, aprender mais, entender melhor a vida, conhecer as diferenças, as injustiças, as desigualdades, as dores, e também as alegrias, as coisas lindas que há. Tudo isso nos ajuda a ser mais empáticos, mais humanos.

Então, sem mais delongas, abaixo está a lista das leituras que esse ano me proporcionou. Em negrito tentei deixar aquelas leituras que mais gostei. Todas elas, porém, são obras que recomendaria para outras pessoas.

Leia Mulheres

Jan - autora latino-americana: Teresa Cárdenas - Cartas para a minha mãe
Fev - autora da região Norte: Monique Malcher - Flor de Gume
Mar - livro com temática LGBTQI+: Amora - Natália Borges Polesso
Abr - autora da Asia: Arundhati Roy - O deus das pequenas coisas
Mai - autora do Sul: Moema Vilela - Ter saudade era bom
Jun - autora da Oceania: Katherine Mansfield - 15 contos escolhidos
Jul - do Nordeste: Maria Firmina dos Reis - Úrsula
Ago - livro de estreia de uma autora: Aline Bei - O peso do pássaro morto
Set - do Sudeste: Conceição Evaristo - Olhos D'Água
Out - da África: Scholastique Mukasonga - A mulher de pés descalços
Nov - do Centro-Oeste: Ryane Leão - Tudo nela brilha e queima
Dez - brasileira esquecida pela crítica: Marcia Denser (contos - livre)

Clube Admirável Livro Novo

A Vida Secreta das Árvores - Peter Wohlleben
Volta ao mundo em 80 dias - Julio Verne
O papel de parede amarelo -  Perkins Gilman
Eu, Tituba: Bruxa negra de Salem - Maryse Condé
A Vegetariana Han Kang
 A Arte de Viver - Epicteto
21 Lições para o século 21 - Yuval Noah Harari
Fahrenheit 451- Ray Bradbury
A arte da Guerra - Sun Tzu
Torto Arado - Itamar Vieira Junior 

Outras Leituras

As Sete Chaves do Código Galileu Galilei - A. Z. Adonai
Viagem ao Centro da Terra - Julio Verne
O Adulto - Gillian Flynn
Leonardo da Vinci - Walter Isaacson
O terceiro homem - Graham Greene
50 anos depois - Emmanuel/Chico Xavier
Tantas que aqui passaram - Maria Luiza Machado
Bartleby, o escriturário - Herman Melville
Atelophobia - Paola Severo
Renúncia - Emmanuel/Chico Xavier
O resgate no Mar (Parte 2) - Diana Gabaldon
Phantastes - George MacDonald
A Caverna de Cristal - Mary Stewart
1808 - Laurentino Gomes
Anne de Green Gables - Lucy Montgomery
Aconteceu na Casa Espírita - Nora/Emanuel Cristiano
Harry Potter e a Pedra Filosofal (ed. ilustrada) - J. K. Rowling
Nos domínios da mediunidade - André Luiz/Chico Xavier

Audiobooks

- As Alegrias da Maternidade - Buchi Emecheta
- O Hobbit - J. R.R. Tolkien

Foi um ano realmente especial pra mim em termos de leituras. Muitas delas, como disse antes, me fizeram sair da zona de conforto, mas muitas delas também foram abrigo nos momentos difíceis que esses tempos trazem. 

Aos livros, fica aqui o meu muito obrigado.
Assim como ao ano de 2021.

E que venha 2022 com muitas leituras lindas também!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

In memorian

Santa Cruz do Sul perdeu, no último fim de semana o maior incentivador da leitura que eu tive o prazer de conhecer e também um escritor. Aliás, pra mim, o melhor de todos, porque era ele o meu avô. Pensando em homenageá-lo, e também em manter viva a memória dele, eu escrevi algumas coisas. É uma espécie de carta, eu diria. Uma mensagem para ele. Uma mensagem de aniversário, aliás, porque nessa quarta-feira, dia 11 de setembro de 2019, ele estaria completando 83 anos. Segue abaixo. Oi Vô,  Não faz muito tempo que tu desencarnaste e nós todos ainda estamos digerindo a tua partida desse plano material para o plano espiritual. Desde cedo, porém, eu senti dentro de mim uma necessidade muito grande de falar sobre a pessoa que tu foi, de te homenagear. Porque fostes grande, gigante na verdade, de espírito, de coração e de pensamentos. Para muitas pessoas tu eras o professor. O foste profissionalmente durante muitos anos, quando eu ainda nem sonhava em existir. Mas foste também

Coleção "A vida no mundo espiritual" do André Luiz: ordem de leitura

Hello! Recentemente fiz um post falando sobre as tantas leituras que eu tenho vontade de fazer ao longo de 2022. E falei lá que é difícil eu conseguir fazer todas elas, que tenho consciência disso. Mas tem um item da lista em especial que eu considero um pouquinho mais prioritário . Estou falando das leituras espíritas . Eu estou concluindo a leitura da série de romances históricos ditados por Emmanuel para Chico Xavier (em breve faço um post sobre eles) e ainda não tinha decidido exatamente como dar sequências às minhas leituras, mas já naquele post comentei sobre a possibilidade de dar início a uma nova série de leituras, talvez num tom de um novo desafio para mim mesma .  E estava pensando na coleção "A vida no mundo espiritual" do André Luiz .  Recentemente decidi que, sim, será por ela que vou seguir.  Então, resolvi fazer esse post. Não apenas por uma questão de organização minha, mas também pra deixar a sugestão de leitura a quem, eventualmente, também tenha interesse

Lendo 'As Crônicas de Nárnia' #4 - O Príncipe Caspian

Oie, oie! Tudo bom? Vamos dar continuidade à leitura conjunta da série "As Crônicas de Nárnia"? No post de hoje vamos falar um pouco sobre a quarta crônica da história, "O Príncipe Caspian". Na edição que eu estou lendo, ela tem 108 páginas e 15 capítulos e foi uma leitura bastante rápida de fazer, porque assim como as demais, tem um enredo bastante envolvente. Nela, os quatro grandes reis e rainhas - Pedro, Susana, Edmundo e Lúcia - são levados novamente à Nárnia quando esse reino mais precisa de ajuda para voltar à sua ordem normal depois de centenas de anos de dominação por parte dos telmarianos - povo de Telmar que conquistou Nárnia durante a ausência dos quatro reis e de Aslan. Capa do livro - Foto: Divulgação A história inicia, mais um vez, na Inglaterra. Os quatro jovens estão em uma estação de trem esperando para embarcarem para suas respectivas escolas. Passou cerca de um ano desde que eles retornaram de Nárnia através do Ermo do Lampião que d