Chegou mais um fim de ano e a gente inevitavelmente faz alguns balanços, não é mesmo? E há alguns dias eu vinha pensando nas leituras que eu fiz ao longo desse ano, perguntando a mim mesma quais as que teriam me marcado mais. Vários nomes surgiram na mente, é claro.
Nesse balanço me dei conta, mais uma vez, do quanto os clubes de leitura são importantes pra mim. Eles realmente me tiram da zona de conforto literária. Especialmente o Leia Mulheres. Eu não conhecia muitas das obras e autoras que foram lidas ao longo de 2021 e a leitura de muitas delas me fez perceber que eu não sei de nada.
É desconfortável essa sensação, claro, mas sou muito grata por senti-la porque ela me impele a querer ler mais, aprender mais, entender melhor a vida, conhecer as diferenças, as injustiças, as desigualdades, as dores, e também as alegrias, as coisas lindas que há. Tudo isso nos ajuda a ser mais empáticos, mais humanos.
Então, sem mais delongas, abaixo está a lista das leituras que esse ano me proporcionou. Em negrito tentei deixar aquelas leituras que mais gostei. Todas elas, porém, são obras que recomendaria para outras pessoas.
Leia Mulheres
Jan - autora latino-americana: Teresa Cárdenas - Cartas para a minha mãe
Fev - autora da região Norte: Monique Malcher - Flor de Gume
Mar - livro com temática LGBTQI+: Amora - Natália Borges Polesso
Abr - autora da Asia: Arundhati Roy - O deus das pequenas coisas
Mai - autora do Sul: Moema Vilela - Ter saudade era bom
Jun - autora da Oceania: Katherine Mansfield - 15 contos escolhidos
Jul - do Nordeste: Maria Firmina dos Reis - Úrsula
Ago - livro de estreia de uma autora: Aline Bei - O peso do pássaro morto
Set - do Sudeste: Conceição Evaristo - Olhos D'Água
Out - da África: Scholastique Mukasonga - A mulher de pés descalços
Nov - do Centro-Oeste: Ryane Leão - Tudo nela brilha e queima
Dez - brasileira esquecida pela crítica: Marcia Denser (contos - livre)
Clube Admirável Livro Novo
A Vida Secreta das Árvores - Peter Wohlleben
Volta ao mundo em 80 dias - Julio Verne
O papel de parede amarelo - Perkins Gilman
Eu, Tituba: Bruxa negra de Salem - Maryse Condé
A Vegetariana Han Kang
A Arte de Viver - Epicteto
21 Lições para o século 21 - Yuval Noah Harari
Fahrenheit 451- Ray Bradbury
A arte da Guerra - Sun Tzu
Torto Arado - Itamar Vieira Junior
Outras Leituras
As Sete Chaves do Código Galileu Galilei - A. Z. Adonai
Viagem ao Centro da Terra - Julio Verne
O Adulto - Gillian Flynn
Leonardo da Vinci - Walter Isaacson
O terceiro homem - Graham Greene
50 anos depois - Emmanuel/Chico Xavier
Tantas que aqui passaram - Maria Luiza Machado
Bartleby, o escriturário - Herman Melville
Atelophobia - Paola Severo
Renúncia - Emmanuel/Chico Xavier
O resgate no Mar (Parte 2) - Diana Gabaldon
Phantastes - George MacDonald
A Caverna de Cristal - Mary Stewart
1808 - Laurentino Gomes
Anne de Green Gables - Lucy Montgomery
Aconteceu na Casa Espírita - Nora/Emanuel Cristiano
Harry Potter e a Pedra Filosofal (ed. ilustrada) - J. K. Rowling
Nos domínios da mediunidade - André Luiz/Chico Xavier
Audiobooks
- As Alegrias da Maternidade - Buchi Emecheta
- O Hobbit - J. R.R. Tolkien
Foi um ano realmente especial pra mim em termos de leituras. Muitas delas, como disse antes, me fizeram sair da zona de conforto, mas muitas delas também foram abrigo nos momentos difíceis que esses tempos trazem.
Aos livros, fica aqui o meu muito obrigado.
Assim como ao ano de 2021.
E que venha 2022 com muitas leituras lindas também!
Comentários
Postar um comentário