Pular para o conteúdo principal

Leituras de Janeiro de 2022

Oiiie meu povo!

Deixa eu contar pra vocês o que eu estou lendo de bom nesse início de 2022.

Alguns dos livros dessa lista já apareceram aqui antes, porque como vocês sabem, minhas metas são sempre bem maiores do que as minhas possibilidades, então eu vou empurrando para o próximo mês. Mas em janeiro estamos rendendo bem até, porque tive um pouco mais de tempo livre, então talvez eu consiga colocar mais coisas em dia.

Aqui vai a lista, então:

Leitura de janeiro de 2022

  • Os tambores do outono (Outlander) - Diana Gabaldon
  • Ave, Cristo! - Emmanuel/Chico Xavier
  • 45 reportagens que fizeram história - vários autores
  • Fugitiva - Alice Munro
  • Sob os ossos dos mortos - Olga Tokarczuk
  • Um encontro inesperado  - Rosamunde Pilcher
  • 1822 - Laurentino Gomes
São esses. E como vocês podem ver, obviamente não vou terminar todos esse mês. Fica aí um registro de todos eles juntinhos:



Em relação a Outlander, como o livro é bem gordinho eu já imaginava que não seria possível lê-lo todo em dezembro, então agora seguimos e pode ser que entremos em janeiro com ele, ainda que eu esteja bem presa na história e há alguns dias em que eu só quero pegar ele pra ler. Vamos ver como vai ser!

Ave, Cristo!, por sua vez eu comecei na semana passada e já li um bom pedaço porque a leitura é muuuuuito fluida, como todos os livros do Emmanuel (dessa série, pelo menos). Então acho que esse eu conseguirei terminar. Finalmente, porque eu peguei ele emprestado e o livro já está comigo desde outubro do ano passado, se não me engano.

O 45 reportagens que fizeram história eu comecei a ler do nada esses dias. De repente me deu uma vontadinha de ler esse tipo de narrativa jornalística novamente. Fazia muito tempo que eu não pegava nada do tipo, então aproveitei a onda. O livro não é extenso e a leitura não é demorada. Além disso, eu estou lendo as reportagens que me interessam mais, por isso acredito que até o fim do mês eu consiga conclui-lo. 

O próximo da lista, o Fugitiva será a minha leitura do mês para o Leia Mulheres SCS. A proposta é ler contos da Alice Munro e esse era um livro que eu tinha há algum tempo no Kindle, então estou lendo aqui e ali algum conto. Porém, eles são bem longuinhos, então cada conto é um pouco mais demorado de ler. Mas está indo. Essa autora é incrível e já entrou pras minhas favoritas da vida, com certeza.

Sob os ossos dos mortos da polonesa Olga Tokarczuk, foi uma leitura proposta por uma das ex-integrantes do outro clube de leitura que participo e era também um livro que estava na minha lista há algum tempo. Acabamos não fazendo a leitura dele no clube porque a pessoa que sugeriu saiu do grupo, mas eu quis ler mesmo assim. Não foi possível pegá-lo no fim do ano passado, entretanto, peguei agora nesse início de 2022. Nas primeiras páginas e capítulos a leitura fluiu muito bem pra mim, porém, agora, na metade mais ou menos, estou achando um pouco mais arrastada. De qualquer forma, quero terminá-lo esse mês ainda. Vamos ver.

Além disso, estou com o Um encontro inesperado na minha pilha do mês, apesar de ainda não ter começado a lê-lo. Esse foi um dos livros da Rosamundo Pilcher que eu comprei na Estante Virtual no fim de 2021. Queria muito ter alguns livros dessa autora em casa porque gosto muito dela e então quero começar por esse que é mais fininho e que já li há alguns anos (apesar de me lembrar pouco da história). Espero poder pelo menos começar.

E, por fim 1822 é um daqueles livros sem prazo, porque ele não é uma prioridade. Eu gostaria de poder lê-lo nesse ano, porque estamos em 2022, ou seja, 200 anos após os acontecidos narrados nessa obra, e acho que será possível, pois esse é um livro fácil de ler, bem fluído e muito interessante. Mas quando vou terminar não sei porque pego bem pouco ele.

Basicamente é isso.
Eu espero render bastante nesse mês mas também sem cobranças.
A gente só vai e vamos ver no que vai dar.

Beijos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

In memorian

Santa Cruz do Sul perdeu, no último fim de semana o maior incentivador da leitura que eu tive o prazer de conhecer e também um escritor. Aliás, pra mim, o melhor de todos, porque era ele o meu avô. Pensando em homenageá-lo, e também em manter viva a memória dele, eu escrevi algumas coisas. É uma espécie de carta, eu diria. Uma mensagem para ele. Uma mensagem de aniversário, aliás, porque nessa quarta-feira, dia 11 de setembro de 2019, ele estaria completando 83 anos. Segue abaixo. Oi Vô,  Não faz muito tempo que tu desencarnaste e nós todos ainda estamos digerindo a tua partida desse plano material para o plano espiritual. Desde cedo, porém, eu senti dentro de mim uma necessidade muito grande de falar sobre a pessoa que tu foi, de te homenagear. Porque fostes grande, gigante na verdade, de espírito, de coração e de pensamentos. Para muitas pessoas tu eras o professor. O foste profissionalmente durante muitos anos, quando eu ainda nem sonhava em existir. Mas foste também

Coleção "A vida no mundo espiritual" do André Luiz: ordem de leitura

Hello! Recentemente fiz um post falando sobre as tantas leituras que eu tenho vontade de fazer ao longo de 2022. E falei lá que é difícil eu conseguir fazer todas elas, que tenho consciência disso. Mas tem um item da lista em especial que eu considero um pouquinho mais prioritário . Estou falando das leituras espíritas . Eu estou concluindo a leitura da série de romances históricos ditados por Emmanuel para Chico Xavier (em breve faço um post sobre eles) e ainda não tinha decidido exatamente como dar sequências às minhas leituras, mas já naquele post comentei sobre a possibilidade de dar início a uma nova série de leituras, talvez num tom de um novo desafio para mim mesma .  E estava pensando na coleção "A vida no mundo espiritual" do André Luiz .  Recentemente decidi que, sim, será por ela que vou seguir.  Então, resolvi fazer esse post. Não apenas por uma questão de organização minha, mas também pra deixar a sugestão de leitura a quem, eventualmente, também tenha interesse

Lendo 'As Crônicas de Nárnia' #4 - O Príncipe Caspian

Oie, oie! Tudo bom? Vamos dar continuidade à leitura conjunta da série "As Crônicas de Nárnia"? No post de hoje vamos falar um pouco sobre a quarta crônica da história, "O Príncipe Caspian". Na edição que eu estou lendo, ela tem 108 páginas e 15 capítulos e foi uma leitura bastante rápida de fazer, porque assim como as demais, tem um enredo bastante envolvente. Nela, os quatro grandes reis e rainhas - Pedro, Susana, Edmundo e Lúcia - são levados novamente à Nárnia quando esse reino mais precisa de ajuda para voltar à sua ordem normal depois de centenas de anos de dominação por parte dos telmarianos - povo de Telmar que conquistou Nárnia durante a ausência dos quatro reis e de Aslan. Capa do livro - Foto: Divulgação A história inicia, mais um vez, na Inglaterra. Os quatro jovens estão em uma estação de trem esperando para embarcarem para suas respectivas escolas. Passou cerca de um ano desde que eles retornaram de Nárnia através do Ermo do Lampião que d